Um pedacinho de cada sonho: Degustare Belém reúne o melhor da gastronomia em Jundiaí
Connect with us

Empreenda

Um pedacinho de cada sonho: Degustare Belém reúne o melhor da gastronomia em um só lugar em Jundiaí

Márcia, Nicole e Janaína são proprietárias da Degustare Belém e a história da parceria começou pela paixão pelo cafézinho da tarde. Conheça.

Published

on

Atualizado há

Três mulheres empreendedoras abriram seu negócio na pandemia e hoje têm um estabelecimento que é um sucesso. Hoje, o Empreendendo em Jundiaí apresenta a história da Degustare Belém. Márcia, Nikolli e Janaína são proprietárias da Degustare e a história da parceria começou pela paixão pelo cafézinho da tarde.

“Nós gostávamos de sair à tarde, então nós íamos tomar um cafezinho […] e com isso foi criando o desejo de nós estarmos abrindo um negócio. A Janaína já trabalhava com bolos e em 2019 nós inauguramos a nossa primeira cafeteria”, conta Márcia.

Impacto da pandemia quase acabou com o sonho das empreendedoras

O trio de empreendedoras abriram a Degustare Belém em agosto de 2019 e sete meses depois, o Brasil foi acometido pela pandemia da Covid-19. Infelizmente, o Degustare não conseguiu se manter neste período, devido principalmente à necessidade de distanciamento social. “Nós tivemos que fechar o nosso estabelecimento. Foi triste na época, porque foi uma novidade para nós, né? O primeiro empreendimento nosso, então era aquela felicidade, alegria de tudo.”

As três proprietárias relatam que, após fechar o local, foram para casa e começaram a trabalhar apenas com encomendas de seus produtos. “Não foi fácil nesses períodos, nós tivemos momentos que nós queríamos parar. Nada estava ao nosso favor”.

Mesmo com os problemas financeiros durante a pandemia e a vontade de desistir, uma amiga erguia a outra e, assim, o Degustare Belém continuou de pé.

“A pandemia foi assim, bom para uns e para outros não, né? Mas eu vejo que tudo é aprendizado. Se tudo isso aconteceu não só conosco, como com vários estabelecimentos, acho que nos torna um pouco mais fortes. A gente fala até um pouco emocionada, porque não é fácil.”

“A gente teve a nossa família também se dedicando com a gente e aí de repente vê tudo dentro de um saco preto, para nós e foi bem dolorido”, conta Janaína. “Mas ninguém queria desistir, às vezes a gente não conseguia ver alguma saída, então foi uma fortalecendo a outra para a gente não desistir do sonho e graças a Deus, nenhuma das três desistiu, né?”

A volta por cima da Degustare Belém

Em 2021, as empreendedoras tomaram a decisão de retornar para o espaço físico da Degustare Belém. Com todo o conhecimento e experiência adquirida nestes três anos, o trio decidiu que esta fase da cafeteria seria diferente. “Nós não queríamos mais fazer aquilo que nós estávamos fazendo antes, nós queremos fazer algo diferente. Já que era para voltar, que voltasse diferente, com uma cara nova.”

Elas reformaram todo o espaço que conseguiram. “Tudo, tudo, tudo têm mãos nossas. Nós somos empreendedoras mesmo, porque tudo que nós queríamos fazer, nós vamos lá e fazíamos. A gente estava ‘zerado’, não dava para pagar pedreiro, não dava para pagar nada, era a gente que quebrava”.

O trio observou que, na pandemia, houve um “boom” de cafeterias, então Márcia, Janaína e Nikolli precisaram ser criativas para se destacar no mercado de empreendedorismo em Jundiaí. “Como nós sempre gostamos de sair, cada um aqui tinha um gosto: um queria pizza, [outro] queria comer só doce, o outro queria lanche. Então isso foi trazendo na nossa mente: ‘vamos fazer um rodízio com tudo e mais um pouco, sem tirar os bolos, sem tirar o chocolate, sem tirar as tortas’. Então a gente implementou no rodízio.”

Hoje, a Degustare Belém tem uma enorme variedade de delícias, desde doces, sorvetes e bolos, a lanches, pizzas e massa. “isso foi uma novidade em Jundiaí e graças a Deus as pessoas aceitaram. E hoje, de um dia para o outro, explodiu. Para nós, estar vivendo isso é um sonho”.

O Degustare Belém fica na Rua Norberto Crispim, 33 – no Jardim Caçula, em Jundiaí. Você pode saber mais e conhecer o cardápio do rodízio mais completo da cidade, seguindo a Degustare no Instagram, pelo @degustarebelem.

Empreenda

Indica Jundiaí: primas transformam amor pela cidade em negócios

O Indica Jundiaí é um canal criado com o objetivo de promover os melhores lugares, eventos e experiências da cidade através de vídeos criativos nas redes sociais. Conheça.

Published

on

Donas do Indica Jundiaí
Foto: Reprodução/Instagram

No “Empreendendo em Jundiaí” desta semana, conheça Patrícia Manzanos e Amanda Ferreira, as vozes e mentes por trás dos vídeos virais da marca Indica Jundiaí. O Indica Jundiaí é um canal criado pelas primas, Patrícia e Amanda, com o objetivo de promover os melhores lugares, eventos e experiências da cidade através de vídeos criativos, autênticos e informativos nas redes sociais.…

Continue Reading

Empreenda

Empório Dýnami une vinho, esporte e empreendedorismo em Jundiaí

Conheça a história inspiradora de Ilan, sua conexão com o vinho, triatlo, a paixão por empreender e a qualidade dos produtos da Dýnami.

Published

on

Ilan Pacheco, dono do Empório Dýnami, participa do Empreendendo Jundiaí
Foto: Reprodução/Youtube

Nesta edição do Empreendendo em Jundiaí, apresentamos Ilan Pacheco, proprietário do Dýnami – uma marca que une a produção de vinhos com o triatlo. Ilan nasceu em São Paulo, mas vive em Jundiaí há mais de 14 anos. Ele é formado em engenharia com especialidade em proteção contra incêndios. Mas depois de sair de uma empresa onde atuava em sua…

Continue Reading

Empreenda

Açaí da Cidade: dupla de empreendedores colocou Jundiaí no mapa do açaí

Hoje, o Açaí da Cidade está presente em 15 municípios e uma excelente aceitação de seu público. Só em Jundiaí, a empresa vende de 6 a 8 toneladas de açaí por mês. Conheça.

Published

on

Donos do Açaí da Cidade
Foto: Reprodução

No quadro "Empreendendo em Jundiaí" desta semana, contamos a trajetória de empreendedorismo de Bruno e Lucas, os nomes por trás do Açaí da Cidade, marca que se tornou um sucesso na região. O Açaí da Cidade foi fundado em 2012, quando Bruno decidiu seguir levar seu plano de carreira pelo caminho do empreendedorismo. Bruno conta que não é jundiaiense nativo,…

Continue Reading

Empreenda

Empreendendo em Jundiaí: Leandra Maia impulsiona a educação na cidade

A experiência de Leandra na área da educação, aliada à sua nova posição como presidente da Associação Comercial, traz uma perspectiva única para os desafios enfrentados pelo setor educacional em Jundiaí.

Published

on

Empreendendo em Jundiaí recebe Leandra Maia
Foto: Tribuna de Jundiaí

Nesta edição do Empreendendo em Jundiaí, trouxemos a história de Leandra Maia. Além de marcar a história como a primeira presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, a empreendedora mantém o Colégio Elíseos e impulsiona a educação na cidade. Com mais de 26 anos dedicados à educação, Leandra destaca o Colégio Elíseos como um espaço de acolhimento, onde cada aluno e…

Continue Reading

Empreenda

Empreendendo em Jundiaí: dono da Soul Good Bakery foi da Medicina à Padaria

Sérgio era um consagrado cirurgião de transplante de órgãos e uniu sua paixão por fazer o bem à paixão pela gastronomia para criar a Soul Good Bakery. Conheça.

Published

on

Sérgio, dono da Soul Good Bakery do Empreendendo Jundiaí
Foto: Reprodução/Instagram

Nesta edição do Empreendendo em Jundiaí, apresentamos a história inspiradora de Sérgio Meira, médico que trocou o jaleco pelo avental e criou a Soul Good Bakery, padaria que já é a queridinha da cidade. A Soul Good, nascida em 2021, rapidamente conquistou o coração dos jundiaienses com seus pães artesanais, feitos com fermentação natural e ingredientes selecionados, além de um…

Continue Reading
Advertisement