Desemprego afeta 13,1 milhões de brasileiros e atinge taxa recorde de 13,8%
Conecte-se conosco

Empregos

Desemprego afeta 13,1 milhões de brasileiros e atinge taxa recorde de 13,8%

Em 3 meses de pandemia, o Brasil perdeu 7,2 milhões de postos de trabalho.

Publicado

em

Pessoas andando na rua

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) divulgou nesta quarta-feira (30) que a taxa de desemprego no Brasil bateu recorde, com 13,8% no trimestre que finalizou em julho. Em três meses, 7,2 milhões de postos de trabalho foram fechados, afetando 13,13 milhões de brasileiros.

Dos 10 grupos avaliados, o setor do comércio foi o que teve mais perdas dos postos de trabalho (menos 1,6 milhão de pessoas em relação ao trimestre anterior). Logo em seguida temos o setor de alojamento de alimentação (queda de 1,1 milhão de trabalhadores).

Desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012, essa é a maior taxa de desemprego registrada no país. Esse resultado mostra os impactos da pandemia do novo coronavírus, que atinge o Brasil desde março.

Comparado ao trimestre encerrado em fevereiro (12,6%), o índice teve um aumento de 1,2 ponto. Em relação ao mesmo período do ano anterior (11,8%), houve um acréscimo de 2 pontos.

Desempregados

Já o índice de número de desempregados, o total de 13,13 milhões é o maior desde abril de 2019, com 13,17 milhões de desempregados. O recorde histórico do país foi em março de 2017, com 14,1 milhões de pessoas desempregadas.

Em 3 meses, a população de pessoas empregadas reduziu 8,1%, sendo o menor número da série da pesquisa. É uma redução de 7,2 milhões de pessoas comparado ao último trimestre antes da pandemia.

Adriana Beringuy, analista da pesquisa, informou que a alta na taxa de desemprego é um comportamento contrário ao observado nos três anos anteriores. Anteriormente, os números apresentavam queda no trimestre finalizado em julho.

“A gente está vivendo um momento de grandes impactos no mercado de trabalho, sobretudo pela redução de pessoas na ocupação. Então, isso mostra não apenas o impacto causado dentro do ano de 2020, como a reversão de uma sazonalidade que a gente vinha observando em anos anteriores”, afirmou.

Mais recordes

O número de pessoas desalentadas (que não buscaram emprego, mas que estavam disponíveis para trabalhar) também bateu recorde neste período, com 5,8 milhões de pessoas. Esse número representa 15,3% mais pessoas em relação ao trimestre finalizado em fevereiro e 20% em relação ao mesmo trimestre de 2019.

O IBGE destacou que além do isolamento social, outros fatores podem ter implicado no recorde dos números. “Pode ser um processo que se retroalimenta, de pessoas que já vinham em uma situação de desalento, que se intensificou agora”, avaliou a pesquisadora.

Outros recordes foram da população fora da força de trabalho, com 79 milhões de pessoas; e os subutilizados, subindo 14,7% e totalizando 32,9 milhões de pessoas.

  • Empregados sem carteira assinada diminuíram 14,2%, em relação ao trimestre móvel anterior (menos 1,4 milhão de pessoas);
  • Trabalhadores por conta própria totalizam 21,4 milhões de pessoas, o que representa uma queda de 8,4% (queda de 2 milhões) comparado ao trimestre anterior;
  • A taxa de trabalhos informais reduziu para 37,4% da população ocupada, o que equivale a 30,7 milhões de trabalhadores informais;
  • Trabalhadores domésticos também bateram recorde em queda, com menos 4,6 milhões de pessoas, equivalente a 16,8% (menos 931 mil pessoas) frente ao trimestre anterior.

Ainda assim, os analistas esperam que com a flexibilização do distanciamento social com o passar do tempo, mais pessoas voltem a procurar emprego no Brasil.

De acordo com integrantes do governo brasileiro, a pior parte da crise da pandemia no país já passou e a economia começou a apresentar sinais de recuperação.

 

Informações são do G1.

Empregos

Outback abre mais de 70 vagas de emprego para novo restaurante em Jundiaí

Oportunidades são para atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e auxiliar de delivery.

Publicado

em

Por

Outback Jundiaí
O novo restaurante da rede será inaugurado em junho no Maxi Shopping Jundiaí (Foto: Ricardo Lima)

O Outback Steakhouse abriu 79 vagas de emprego para o novo restaurante da rede, que será inaugurado em junho no Maxi Shopping Jundiaí. Há oportunidades para os cargos de atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e auxiliar de delivery. Os interessados podem se inscrever pelo site https://outback.gupy.io/ e preencher uma ficha de inscrição. O processo…

Continuar lendo

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego nesta segunda-feira (29)

Há oportunidades para as áreas de contabilidade, cozinha, vendas, recursos humanos, administrativo, construção e mais. Confira e candidate-se.

Publicado

em

Por

carteiras de trabalho
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (29), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Analista de Contabilidade na Akewl Jundiaí (1 vaga)…

Continuar lendo

Empregos

Últimos dias para as inscrições do Programa de Estágio 2024 da Dow em Jundiaí

Publicado

em

Por

Programa estágio Dow Jundiaí
Imagem: Divulgação Dow

O prazo para as inscrições do Programa de Estágio 2024 da Dow está terminando. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril. Nesta edição, há vagas para atuar na planta da empresa em Jundiaí. As oportunidades são para estudantes universitários e alunos de cursos técnicos, em especial, na área de Pesquisa e Desenvolvimento. A diversidade é um…

Continuar lendo

Empregos

Portal Jundiaí Empreendedora oferece mais de 430 vagas no setor logístico

Publicado

em

Por

Geração de emprego e renda, além da formação profissional, são prioridades do governo municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí se destaca como um importante polo logístico nos últimos anos, impulsionado por sua infraestrutura robusta, localização estratégica e iniciativas municipais voltadas para o setor. Essa expansão do setor logístico na cidade se traduz em mais de 430 vagas de emprego em diversas funções, como auxiliar de logística, conferente, auxiliar operacional e auxiliar de expedição, entre outras disponíveis através do…

Continuar lendo

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.300 vagas de emprego nesta segunda-feira (22)

Há vagas para Auxiliar de Limpeza, Subgerente, Vendedor, Analista Contábil, Servente de Obras; o portal tem vagas exclusivas para PCDs.

Publicado

em

Por

Carteira de Trabalho; vagas de emprego
Confira e veja como se candidatar (Foto: Reprodução)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (22), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.300 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Auxiliar de Logística na DHL Logistics Brazil (50…

Continuar lendo
Publicidade