Rafael Cervone: “É hora de um corte mais acentuado dos juros”
Conecte-se conosco

Economia

Rafael Cervone: “É hora de um corte mais acentuado dos juros”

É preciso calibrar a política monetária com a criação de um ambiente favorável aos negócios

Publicado

em

Atualizado há

Rafael Cervoni presidente da Ciesp falando ao microfone durante um evento

Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), ao comentar nesta quarta-feira (31/01) a primeira reunião do Copom em 2024, pondera ser premente o início de um ciclo de quedas mais acentuadas da Selic. “Mesmo com uma nova redução de 0,5%, conforme esperado pelo mercado e sinalizado pelo Banco Central, a taxa irá para 11,25% ao ano e o juro real permanecerá acima de 7,5%, um dos mais elevados do mundo e acima da taxa de retorno dos investimentos para grande parte das empresas e da capacidade de crédito para a maioria dos consumidores”, alerta.

Cervone afirma não haver mais razões técnicas para a manutenção de taxas tão elevadas, pois a inflação está em baixa, tendo fechado 2023 em 4,6%, dentro do intervalo previsto na política de metas e com retração de 1,2 ponto percentual na comparação com o IPCA acumulado de 2022, de 5,8%. “E a expectativa é de que continue o recuo inflacionário, conforme aponta o Boletim Focus, do Banco Central, refletindo as estimativas do mercado, que indicam índice de 3,8% no final deste ano”, observa.

Nesse cenário, o presidente do CIESP salienta haver condições para uma diminuição mais expressiva. “Juros menores são prementes para favorecer o crédito, estimular os investimentos das empresas, aumentar o consumo das famílias, criar empregos e ampliar a capacidade do governo de financiar obras e programas públicos prioritários – cabe lembrar que as taxas elevadas também oneram muito o serviço da dívida do Estado”.

Cervone reitera ser fundamental calibrar o controle inflacionário e a criação de um ambiente favorável aos negócios. “Para isso, a Selic deve estar alinhada à conjuntura econômica e à necessidade de crescimento do PIB em patamares mais elevados”, frisa, concluindo: “Os juros têm sido um dos principais fatores restritivos do crescimento mais vigoroso do PIB e da melhoria da competitividade da indústria”.

Economia

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

Apesar do aumento, vale notar que esta é a menor taxa para esse período desde 2014, quando atingiu 7,2%

Publicado

em

Por

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento, alcançando 7,9%. Isso representa um acréscimo de 0,5 ponto percentual em comparação com o trimestre anterior, que encerrou em dezembro de 2023 com 7,4%. Apesar desse aumento, é importante notar que esta é a menor taxa para esse período desde 2014, quando atingiu 7,2%. Esses dados são parte…

Continuar lendo

Empregos

Outback abre mais de 70 vagas de emprego para novo restaurante em Jundiaí

Oportunidades são para atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e auxiliar de delivery.

Publicado

em

Por

Outback Jundiaí
O novo restaurante da rede será inaugurado em junho no Maxi Shopping Jundiaí (Foto: Ricardo Lima)

O Outback Steakhouse abriu 79 vagas de emprego para o novo restaurante da rede, que será inaugurado em junho no Maxi Shopping Jundiaí. Há oportunidades para os cargos de atendente de restaurante, atendente de bar, recepcionista, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha e auxiliar de delivery. Os interessados podem se inscrever pelo site https://outback.gupy.io/ e preencher uma ficha de inscrição. O processo…

Continuar lendo

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego nesta segunda-feira (29)

Há oportunidades para as áreas de contabilidade, cozinha, vendas, recursos humanos, administrativo, construção e mais. Confira e candidate-se.

Publicado

em

Por

carteiras de trabalho
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (29), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 2.800 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Analista de Contabilidade na Akewl Jundiaí (1 vaga)…

Continuar lendo

Empregos

Últimos dias para as inscrições do Programa de Estágio 2024 da Dow em Jundiaí

Publicado

em

Por

Programa estágio Dow Jundiaí
Imagem: Divulgação Dow

O prazo para as inscrições do Programa de Estágio 2024 da Dow está terminando. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril. Nesta edição, há vagas para atuar na planta da empresa em Jundiaí. As oportunidades são para estudantes universitários e alunos de cursos técnicos, em especial, na área de Pesquisa e Desenvolvimento. A diversidade é um…

Continuar lendo

Empregos

Portal Jundiaí Empreendedora oferece mais de 430 vagas no setor logístico

Publicado

em

Por

Geração de emprego e renda, além da formação profissional, são prioridades do governo municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí se destaca como um importante polo logístico nos últimos anos, impulsionado por sua infraestrutura robusta, localização estratégica e iniciativas municipais voltadas para o setor. Essa expansão do setor logístico na cidade se traduz em mais de 430 vagas de emprego em diversas funções, como auxiliar de logística, conferente, auxiliar operacional e auxiliar de expedição, entre outras disponíveis através do…

Continuar lendo
Publicidade