Rafael Cervone: “É hora de um corte mais acentuado dos juros”
Conecte-se conosco

Economia

Rafael Cervone: “É hora de um corte mais acentuado dos juros”

É preciso calibrar a política monetária com a criação de um ambiente favorável aos negócios

Publicado

em

Atualizado há

Rafael Cervoni presidente da Ciesp falando ao microfone durante um evento

Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), ao comentar nesta quarta-feira (31/01) a primeira reunião do Copom em 2024, pondera ser premente o início de um ciclo de quedas mais acentuadas da Selic. “Mesmo com uma nova redução de 0,5%, conforme esperado pelo mercado e sinalizado pelo Banco Central, a taxa irá para 11,25% ao ano e o juro real permanecerá acima de 7,5%, um dos mais elevados do mundo e acima da taxa de retorno dos investimentos para grande parte das empresas e da capacidade de crédito para a maioria dos consumidores”, alerta.

Cervone afirma não haver mais razões técnicas para a manutenção de taxas tão elevadas, pois a inflação está em baixa, tendo fechado 2023 em 4,6%, dentro do intervalo previsto na política de metas e com retração de 1,2 ponto percentual na comparação com o IPCA acumulado de 2022, de 5,8%. “E a expectativa é de que continue o recuo inflacionário, conforme aponta o Boletim Focus, do Banco Central, refletindo as estimativas do mercado, que indicam índice de 3,8% no final deste ano”, observa.

Nesse cenário, o presidente do CIESP salienta haver condições para uma diminuição mais expressiva. “Juros menores são prementes para favorecer o crédito, estimular os investimentos das empresas, aumentar o consumo das famílias, criar empregos e ampliar a capacidade do governo de financiar obras e programas públicos prioritários – cabe lembrar que as taxas elevadas também oneram muito o serviço da dívida do Estado”.

Cervone reitera ser fundamental calibrar o controle inflacionário e a criação de um ambiente favorável aos negócios. “Para isso, a Selic deve estar alinhada à conjuntura econômica e à necessidade de crescimento do PIB em patamares mais elevados”, frisa, concluindo: “Os juros têm sido um dos principais fatores restritivos do crescimento mais vigoroso do PIB e da melhoria da competitividade da indústria”.

Economia

Brasil volta ao grupo das 10 maiores economias do mundo

Desde 2020, esta é a primeira vez que o país retorna ao grupo; entre 2010 e 2014, a economia brasileira chegou a ocupar a 7ª posição no cenário global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Brasil retornou ao grupo das 10 maiores economias globais, de acordo com a análise da agência de classificação de risco Austin Rating, divulgada após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. A economia brasileira registrou um crescimento de 2,9% no ano passado, impulsionada principalmente pelo desempenho recorde do setor agropecuário, conforme divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de…

Continuar lendo

Economia

Alckmin defende redução de impostos para estimular indústria

As reduções incidirão sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)

Publicado

em

Por

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin expressou nesta quarta-feira (28) seu apoio ao programa governamental que propõe a redução de impostos com o intuito de incentivar a aquisição de máquinas pela indústria nacional. Segundo Alckmin, essa iniciativa pode "aperfeiçoar a produtividade" e impulsionar o crescimento econômico do país. Alckmin, que também atua como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, fez essas…

Continuar lendo

Empregos

Jumpark Jundiaí tem vagas de emprego em diversas áreas

Confira as oportunidades e veja como se candidatar

Publicado

em

Por

Pessoas pulando em tatame de borracha
Foto: Divulgação

Jumpark, famoso parque de trampolins de Jundiaí, está com vagas de emprego abertas para diferentes posições. Se você está em busca de uma oportunidade empolgante e dinâmica, confira as vagas disponíveis: Monitor Caixa Manutenção Garçom Limpeza Envie seu currículo para o e-mail [email protected] com o título da vaga desejada no assunto.

Continuar lendo

Concursos

Jundiaí prorroga inscrição para concurso público para área de saúde

O concurso visa contratação de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e Médico Psiquiatra Adulto.

Publicado

em

Por

Saiba mais sobre o concurso público (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí prorrogou a data de inscrição do concurso público para a contratação de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e Médico Psiquiatra Adulto. Além disso, a gestão retificou a área geográfica da Ponte São João, com a inclusão de mais bairros/ruas. As inscrições vão até o dia 7 de março de 2024 e realizadas exclusivamente…

Continuar lendo

Empregos

Fundo Social de Jundiaí abre vagas de estágio para estudantes de Administração

As vagas de estágio são destinadas para estudantes de nível superior e têm carga horária semanal de 30 horas, bolsa-auxílio e auxílio transporte. Confira.

Publicado

em

Por

Veja como participar do processo seletivo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí abriu vagas de estágio para nível superior na área de Administração em aberto. O processo seletivo prioriza alunos cursando a partir do 3° semestre e, no máximo, penúltimo semestre do ensino superior. O estágio conta com carga horária semanal de 30 horas, bolsa-auxílio e auxílio transporte. O estagiário será responsável pelo atendimento ao…

Continuar lendo
Publicidade