A educação municipal de Jundiaí atingiu nota 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na terça-feira (15) pelo Ministério da Educação.
Com o resultado, a meta projetada para 2021 já foi cumprida.
A nota dos alunos do 4º e 5º anos do Município também ficou acima do índice nacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que foi de 5,9. Já a média estadual foi 6,7.
Para a Prefeitura de Jundiaí, as boas notas conquistadas no Ideb tem influência na Semana de Atualização Pedagógica (SAP) – realizada anualmente no mês de fevereiro antecedendo o retorno das aulas. Os educadores da rede contam, anualmente, com mais de 80 temas de relevância para a atualização dos profissionais que atuam com a Educação das crianças de Jundiaí.
De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, desde 2017 quando o modelo de ensino foi implementado, até o primeiro semestre de 2020, foram oferecidas mais de 300 atividades de formação aos educadores.
“Os conteúdos são importantíssimos para que os professores tenham ferramentas cada vez mais atualizadas para oferecer o melhor da Educação Inovadora às nossas crianças. Mesmo com a pandemia, nossas plataformas de ensino foram adequadas ao momento para oferecer o apoio necessário aos nossos meninos e meninas”, ressalta.
Para Vasti, todo o resultado alcançado é fruto de trabalho coletivo e esmero dos educadores para o aprender das crianças. “De uma avaliação do Ideb para outra avançamos na Matemática, a partir da formação oferecida aos profissionais. A meta é, a cada ano, trabalhar para alcançar mais ganhos para nossas crianças”, destaca.
Investimentos
A gestora ainda ressalta a importância da ambiência nas unidades, e, neste quesito, há investimento de R$ 14 milhões em obras, entre elas a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia. O prédio contará com três pavimentos, sendo um deles para quadra poliesportiva coberta, auditório, salas de aula, laboratório, biblioteca e anfiteatro.
Construído em parceria com a iniciativa privada – a partir das contrapartidas de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIVs) de empreendimentos imobiliários – o prédio também terá iniciativas ecológicas como reuso de água da chuva, iluminação em LED e preparação para energia fotovoltaica.
Atividades nacionais e internacionais
O atual modelo de ensino implementado pela Prefeitura de Jundiaí também estimula a participação de atividades nacionais e internacionais.
O modelo educacional implementado na cidade foram apresentados ao mundo, com a participação em congressos e conquista de prêmios que reforçam a importância do incentivo à formação continuada proporcionado aos servidores da Unidade de Gestão de Educação (UGE) desde 2017, com a implementação de iniciativas que inovam na forma de ensinar.
Os ganhos qualitativos na Educação jundiaiense ao longo dos últimos anos contam com o avanço do FabLab – primeiro equipamento do tipo a ser municipal, realizado em parceria com o Sesi -, das aulas de Educação Financeira implementadas na Educação Fundamental, inclusão a Língua Inglesa a partir dos 4 anos de idade, além de programas de alimentação saudável com a introdução das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) na merenda dos 39 mil estudantes.
A participação de Jundiaí no cenário nacional e internacional passa pelo prêmio “Educador Nota 10”, III Congresso Iberoamericano Escolas Plus, realizado em Medellín, na Colômbia, 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido anualmente pelo Instituto Arte na Escola (IAE), Olimpíadas Internacionais de Matemática (Tailândia e China), 3º Congresso Internacional da Criança e do Adolescente, na cidade do Porto, em Portugal e o Seminário Internacional “Educação: Inovação e Inclusão realizado pela Vindas Educação Internacional, em parceria com Universidade Lusófona do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela, citando alguns dos eventos em que os jundiaienses tiveram participação na apresentação de resultados conquistados em salas de aulas das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB).
A Educação de Jundiaí ainda recebeu selo de reconhecimento de qualidade prestada à ‘Bom Percurso’, pelo estudo “Educação que Faz a Diferença”, realizado em 118 redes municipais do país pelo Instituto Rui Barbosa, o Comitê Técnico da Educação Instituto Rui Barbosa e o IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) – associação civil para promover o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas do Brasil.
Destaque profissional
Um destaque nacional foi a professora de inglês Arabelle Calciollari, educadora na EMEB Maria Angelica Lourençon, que no ano de 2019 recebeu o prêmio Educador Nota 10, realizado pela Fundação Victor Civita, desde 2014, em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O projeto destacado foi ‘Os Beatles – seu tempo e sua história’, realizado com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental daquela unidade.
Neste ano, a educadora Andrea Simon, da EMEB Professor Luiz Biela de Souza, no Santa Gertrudes, ficou entre os 50 finalistas do prêmio, com o projeto ‘Rádio Escolar’, realizado com os estudantes entre o 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Neste ano, a professora Djenane Vieira dos Santos Silva, lotada no Ensino Médio do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) Prof. Dr. André Franco Montoro, está entre as finalistas do 21º Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido anualmente pelo Instituto Arte na Escola (IAE), com o projeto “Hip Hop na Escola: RAPensado a sociedade”. O projeto vencedor entre os 20 finalistas será conhecido no final do mês de novembro.
Gestão escolar
Ainda em 2020, quatro EMEBs concorrem ao Prêmio Gestão Escolar: EMEB Abigahil Alves Borim; EMEB Cléo Nogueira Barbosa; EMEB Marly de Marco Mendes Pereira e EMEB Hermenegildo Martinelli.
O prêmio é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e estimula a melhoria da gestão das escolas públicas de todo o território nacional com o reconhecimento de boas práticas, do incentivo ao aprimoramento dos processos de gestão e da promoção de ações que possibilitem a troca de experiências entre setores, multiplicando boas estratégias. A divulgação da escola premiada será em dezembro, após fases de avaliação e vistoria técnica.