Emeb João Batista Toledo convida pais para participarem da ‘Merenda na Hora Certa’

O cardápio de arroz, feijão, kibe assado de ervilha, salada de repolho e pêssego de sobremesa, oferecido pela EMEB João Batista Toledo, na Vila Nambi, em Jundiaí, para 300 alunos da Educação Infantil teve um sabor especial na última quarta-feira (23).

As crianças, entre 4 e 5 anos, que desde maio recebem a refeição em horários próximos aos praticados em casa – com o projeto ‘Merenda na Hora Certa’ -, contaram com a visita dos pais para o almoço. A atividade teve como objetivo aproximar as famílias do cotidiano escolar dos pequenos. 

Paulo Henrique Fernandes dos Santos é pai de Alissa e Alia, ambas de 5 anos, e ficou feliz em acompanhar a refeição das filhas. “As meninas estudam em salas separadas. Então, hoje é a segunda vez que estou participando do evento”, explica. “A aproximação dos pais com a escola é importante, assim conhecemos potencialidades que nem sempre deixamos em casa”, acrescenta.

O pai de Alissa e Alia ainda citou como exemplo elas se servirem sozinhas e comer de garfo e faca, ao contrário de como elas agem em casa. “É um incentivo para autonomia”, afirma. 

De acordo com a supervisora de Educação Infantil, da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Adriana Uemori, o projeto ‘Merenda na Hora Certa’ faz parte das ações oferecidas pelo Programa Escola Inovadora para a alimentação saudável. 

“A adequação do horário depende do projeto pedagógico da unidade e da realidade das alunos atendidos. A EMEB João Batista Toledo identificou a necessidade da aproximação da oferta da alimentação, próxima do horário do almoço das crianças, tanto da turma do período da manhã,  quanto da tarde. Desta forma, além das crianças estarem se alimentando adequadamente, ainda se reduziu o desperdício”, explica.

[tdj-leia-tambem]

A coordenadora da unidade, Ivane Aparecida Silva Dória, explica que a visitação das famílias à escola para almoço com os filhos é um projeto da escola. “É uma forma de estreitar o vínculo e estimular a aproximação das famílias”, destaca.