Merendas de escolas de Jundiaí agora contam com opções vegetarianas e sustentáveis
Conecte-se conosco

Educação Pública

Merendas de escolas de Jundiaí agora contam com opções vegetarianas e sustentáveis

Cardápio tem o objetivo de ampliar o repertório alimentar das crianças e incentivar o consumo de proteínas vegetais

Publicado

em

Merenda de escolas de Jundiaí agora conta com opções vegetarianas e sustentáveis
Heloísa Oliveira aprovou o cardápio; em casa, cultiva espinafre, que é ingrediente complementar da omelete (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

Saboroso, rico em fibras e em nutrientes, assim são os pratos servidos para as crianças das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da Prefeitura de Jundiaí.

Nesta terça-feira (22), a alimentação saudável ganhou um novo ingrediente: o cardápio sustentável do Inova Sabores, que tem como objetivo ampliar o repertório alimentar das crianças e incentivar o consumo de proteínas vegetais com a adição de grãos como lentilha, ervilha e grão-de-bico ao prato das cerca de 37 mil crianças da rede municipal.

A EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, ofereceu aos 370 alunos, entre 6 a 10 anos, o prato macarrão ‘lentilhesa’ – molho feito com tomates, manjericão e orégano frescos com lentilhas cozidas.

Colorido, o prato ganhou o interesse das crianças, que ainda contavam com salada de alface para completar a alimentação.

“A lentilha é rica em fibras e fonte de proteína para a alimentação das crianças. O cardápio é trabalhado no dia anterior em sala de aula. As cozinheiras passam em todas as salas para contar às crianças qual será a merenda do próximo dia. A ação incentiva a descoberta de novos sabores”, explica a técnica em nutrição do Departamento de Nutrição e Alimentação (DAN) da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Carolina Rosa.

Além do macarrão ‘lentilhesa’, os próximos pratos que serão oferecidos ao longo das semanas serão kibe assado recheado com ervilhas e creme de mandioca com limão, farofa proteica, e até um tipo de torta com recheio de grão-de-bico com legumes.

“As crianças comem muito bem e aprovaram a adoção de cardápio com mais alimentos naturais e nutritivos. Como temos a Horta Escolar, eles conhecem o cultivo dos alimentos e isso desperta o interesse em experimentar. Chegaram a plantar batata-inglesa, que foi colhida nesta semana e será servida na quinta-feira, em forma de assado”, explica a diretora Claudete Formis.

A experimentação é o forte das crianças. Heloísa Oliveira, 7 anos, cultivou cenouras com a turma da sala, mas em casa, tem outros tipos de verduras incorporadas a alimentação.

“Em casa temos espinafre, que minha mãe faz no omelete. É muito gostoso e deixa a gente forte”, comenta a menina, que também aprovou a adição de lentinhas ao molho do macarrão.

A inclusão das proteínas vegetais ao cardápio está sendo acompanhada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que realizou a capacitação das cozinheiras e ofereceu oficina para os pais, na semana passada, no Dia da Alimentação Saudável.

Segundo o chef da SVB, Mateus Alexandre dos Santos, as receitas são simples e saborosas, baseadas em versões conhecidas, e por isso, agradam as crianças.

“É uma forma de incentivar novos sabores para as crianças e reduzir o consumo de proteína animal, com uma fonte nutritiva e que pode ser replicada em casa, já que são opções fáceis de se encontrar nas feiras e mercados”, comenta.

Para a cozinheira Nádia Isabel Rossi, que prepara a alimentação de crianças há 16 anos, a novidade é muito bem-vinda. “Nós e as crianças estamos gostando das novidades”, conta.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo
Publicidade