Connect with us

Escola Inovadora

Em Jundiaí, educação emocional já está incorporada ao currículo das escolas

O objetivo é que as crianças cresçam mais preparadas para lidar com seus sentimentos e desafios

Published

on

Projetos desenvolvidos para alunos os ajudam a compreender emoções e nomear seus sentimentos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A educação emocional vem sendo implantada desde 2017 nas turmas de Ensino Fundamental como atividade curricular da rede municipal de Jundiaí  O objetivo é que as crianças cresçam mais preparadas para lidar com seus sentimentos e desafios da vida adulta, agindo a partir de uma análise crítica. Essa intenção é também compartilhada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê que, até 2020, todas as escolas brasileiras tenham em seus currículos atividades que exerçam as habilidades socioemocionais.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, os projetos implementados por meio do programa Escola Inovadora, tem como viés formar crianças fortes, criativas e empreendedoras. “Somente com o desenvolvimento emocional será possível formar cidadãos responsáveis, empáticos e preparados para os desafios que serão enfrentados na idade adulta. O sucesso do ensino passa pela formação emocional, que, em Jundiaí, é trabalhada com projetos específicos para as idades. Somente com o amadurecimento emocional será possível mudar a sociedade, que tem tempos de conflitos emocionais”, aponta.

Giovanna Alves Ribeiro dos Santos, 8 anos, estuda na EMEB Lázaro Miranda Duarte, na Vila Nova Jundiainópolis, no 3º ano. Com a turma, ela participa do projeto pedagógico da escola intitulado “Cuidar de si, do outro e do meio ambiente”. “Eu era muito ansiosa. Agora consigo entender que não preciso ficar assim, pois posso olhar no calendário e me organizar para as datas dos eventos. Também tenho trabalhado o medo, que, às vezes, surge na minha cabeça e me assombra”, conta a menina, ao lado da mãe, Beatriz Alves Ribeiro dos Santos, que também é envolvida no projeto por meio das reuniões mensais sobre o assunto.

As aulas de desenvolvimento de habilidades sociais são oferecidas semanalmente para as turmas dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental da unidade. Os 1ºs e 2ºs anos trabalham o tema através de uma linguagem lúdica, com o projeto “Amigos do Zippy”. Com personagens fictícios que demonstram sentimentos de perda, raiva, amor, ciúmes, entre outros, as crianças aprendem a nomear suas emoções.

“Aprendi que a raiva não é um sentimento bom e que a gente precisa ter calma”, conta Murilo Sassi Monteiro, de 6 anos, aluno 1º ano.

Segundo a coordenadora da Emeb Lázaro Miranda Duarte, Érica Fernanda de Oliveira Menezes, usar a argumentação para a solução de problemas e evitar a reação baseada na emoção é algo que vem sendo trabalhado há três anos na unidade. “Os conflitos existem e fazem parte do desenvolvimento das crianças, mas a forma com que se lida com a situação é que mostra o amadurecimento emocional”, salienta.

A educadora responsável pelo tema com as turmas acima dos 8 anos de idade, Maria Lucinete Ferreira, afirma que o relacionamento estabelecido com as crianças é baseado na escuta. “As crianças contam as situações que viveram ou presenciaram e os assuntos são trabalhados. A partir da escuta é possível identificar necessidades enfrentadas pelas crianças, encaminhando os casos para a rede de apoio composta por vários órgãos municipais para o cuidado das crianças”, detalha, lembrando que existe atendimento de escuta especializada, estabelecida no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), para o atendimento dos casos.

Escola Inovadora

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

Published

on

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

Continue Reading

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo