Em Jundiaí, educação emocional já está incorporada ao currículo das escolas
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Em Jundiaí, educação emocional já está incorporada ao currículo das escolas

O objetivo é que as crianças cresçam mais preparadas para lidar com seus sentimentos e desafios

Publicado

em

Projetos desenvolvidos para alunos os ajudam a compreender emoções e nomear seus sentimentos. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A educação emocional vem sendo implantada desde 2017 nas turmas de Ensino Fundamental como atividade curricular da rede municipal de Jundiaí  O objetivo é que as crianças cresçam mais preparadas para lidar com seus sentimentos e desafios da vida adulta, agindo a partir de uma análise crítica. Essa intenção é também compartilhada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê que, até 2020, todas as escolas brasileiras tenham em seus currículos atividades que exerçam as habilidades socioemocionais.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, os projetos implementados por meio do programa Escola Inovadora, tem como viés formar crianças fortes, criativas e empreendedoras. “Somente com o desenvolvimento emocional será possível formar cidadãos responsáveis, empáticos e preparados para os desafios que serão enfrentados na idade adulta. O sucesso do ensino passa pela formação emocional, que, em Jundiaí, é trabalhada com projetos específicos para as idades. Somente com o amadurecimento emocional será possível mudar a sociedade, que tem tempos de conflitos emocionais”, aponta.

Giovanna Alves Ribeiro dos Santos, 8 anos, estuda na EMEB Lázaro Miranda Duarte, na Vila Nova Jundiainópolis, no 3º ano. Com a turma, ela participa do projeto pedagógico da escola intitulado “Cuidar de si, do outro e do meio ambiente”. “Eu era muito ansiosa. Agora consigo entender que não preciso ficar assim, pois posso olhar no calendário e me organizar para as datas dos eventos. Também tenho trabalhado o medo, que, às vezes, surge na minha cabeça e me assombra”, conta a menina, ao lado da mãe, Beatriz Alves Ribeiro dos Santos, que também é envolvida no projeto por meio das reuniões mensais sobre o assunto.

As aulas de desenvolvimento de habilidades sociais são oferecidas semanalmente para as turmas dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental da unidade. Os 1ºs e 2ºs anos trabalham o tema através de uma linguagem lúdica, com o projeto “Amigos do Zippy”. Com personagens fictícios que demonstram sentimentos de perda, raiva, amor, ciúmes, entre outros, as crianças aprendem a nomear suas emoções.

“Aprendi que a raiva não é um sentimento bom e que a gente precisa ter calma”, conta Murilo Sassi Monteiro, de 6 anos, aluno 1º ano.

Segundo a coordenadora da Emeb Lázaro Miranda Duarte, Érica Fernanda de Oliveira Menezes, usar a argumentação para a solução de problemas e evitar a reação baseada na emoção é algo que vem sendo trabalhado há três anos na unidade. “Os conflitos existem e fazem parte do desenvolvimento das crianças, mas a forma com que se lida com a situação é que mostra o amadurecimento emocional”, salienta.

A educadora responsável pelo tema com as turmas acima dos 8 anos de idade, Maria Lucinete Ferreira, afirma que o relacionamento estabelecido com as crianças é baseado na escuta. “As crianças contam as situações que viveram ou presenciaram e os assuntos são trabalhados. A partir da escuta é possível identificar necessidades enfrentadas pelas crianças, encaminhando os casos para a rede de apoio composta por vários órgãos municipais para o cuidado das crianças”, detalha, lembrando que existe atendimento de escuta especializada, estabelecida no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), para o atendimento dos casos.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade