
A professora da Escola Municipal Vereador Paulo Barenco, em Magé (RJ), Gabriella Freire, de 22 anos, identificou que seus alunos iam mal nas provas por conta do nervosismo. Então, para amenizar a tensão ela fez uma ‘festinha’ antes da prova.
Na última sexta-feira (28), durante as últimas provas, ela preparou a ‘recepção incentivadora’, com mensagens positivas espalhadas pela sala de aula, balões e até mesmo um suco natural de maracujá para acalmá-los, além de lápis e borrachas personalizados.
O resultado foi surpreendente, todos os alunos tiraram notas boas. “Bimestre passado tive alguns problemas em minha turma com o medo, o nervosismo antes da prova. Esse bimestre decidi começar de uma forma diferente!”, detalha.
A professora relata que antes da iniciativa os alunos iam mal, ao ponto de serem reprovados. “Um aluno já ficou tão nervoso antes da avaliação que chegou a vomitar, argumentando que o pai bateria nele se não melhorasse as notas”, recorda.
LEIA TAMBÉM:
Professora de Jundiaí ganha prêmio com projeto que ensina gentileza a alunos
Jundiaí entrega 14ª Escola Inovadora
Como surgiu a ideia da ‘recepção incentivadora?
Gabriella saiu em busca de atitudes que pudessem reverter à situação na internet. Então, surgiu a ideia de uma ‘festa pré-prova’ para deixar tudo mais descontraído.
“Eles saíram de lá pulando de alegria por terem ido bem na prova e contando aos país sobre os benefícios do maracujá”, disse.
A professora gastou quase R$ 20 com toda a preparação. Ela ainda revelou que o plano era oferecer balas, chocolates e gelatina aos estudantes, mas o orçamento fez ela seguir outros planos.
Ela ainda aconselha outros professores na publicação que viralizou na internet na última semana: “Incentive, encoraje, trabalhe a confiança e estima dos nossos pequenos e os resultados vão aparecer!”
Fonte: Razões para Acreditar