Professoras de Jundiaí recebem prêmios de Boas Práticas na Educação Infantil na Pandemia
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Professoras de Jundiaí recebem prêmios de Boas Práticas na Educação Infantil na Pandemia

Adriana, Daniela e Márcia se destacaram pelas estratégias de ensino durante as aulas online das EMEBs da cidade.

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Professoras de Jundiaí recebem prêmio por boas práticas na pandemia
A professora Márcia foi destaque da premiação com o projeto que inclui a família das crianças (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Adriana Cristina Pereira (EMEB Edward Aleixo), Daniela Schincariol (EMEB Haydee Mojola) e Márcia Mendonça de Souza (EMEB Paulo Gonçalves de Melo) foram os nomes que se destacaram no “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia”.

As três professoras da rede municipal de ensino de Jundiaí foram premiadas a partir de suas ações criativas durante as aulas remotas das crianças das EMEBs. O prêmio é promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Fundação Itaú Social.

Das 700 práticas inscritas, foram elegidos 100 vencedores. O projeto da premiação dá visibilidade ao trabalho dos educadores comprometidos com a aprendizagem, mesmo na linha de frente, enfrentando os desafios da pandemia da Covid19.

Pensando nisso, o programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí, desenvolve ações e investe na formação de profissionais da educação, adaptando suas práticas para o cenário atual. “O compromisso é manter a qualidade do processo educacional, apesar dos desafios trazidos pela pandemia. Superamos a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), porque temos uma equipe escolar comprometida em transmitir conhecimento e colaborar com a formação das nossas crianças”, afirma o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Teatro virtual

A professora Adriana Pereira, da EMEB Edward Aleixo de Paula, no bairro Fazenda Grande, se inspirou em uma fala da gestora Vastí Ferrari Marques, em uma de suas formações pela rede municipal, para criar seu projeto: “Não podemos deixar nenhuma criança para trás”. A partir daí, a educadora teve a ideia de levar a encenação que fazia nas aulas para as crianças e as famílias, no universo online.

“Sempre fiz dramatizações com os alunos e para me reinventar durante a pandemia, levei essa atividade para o virtual, mas envolvendo as crianças e os pais. Como moro no bairro da escola, mantive todas as normas de segurança sanitária e fui na casa das famílias convidá-los a participar do teatrinho. O prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, pontua.

A professora Adriana convidou os alunos a participar das dramatização durante as aulas online (Foto:Prefeitura de Jundiaí)

Foco no Brincar

Daniela Schincariol é educadora há mais de 20 anos, e atualmente leciona na EMEB Haydee Dumagin Mojola, na Vila Hortolândia. Um dos destaques da premiação, o projeto de Daniela com os alunos de 5 anos de idade foca nas brincadeiras. “A principal linguagem da criança é o brincar, é por meio dela que elas exploram, desenvolvem o autoconhecimento e a aprendizagem fica mais prazerosa e natural”, explica Daniela.

A professora também conta que o sucesso do trabalho se deve à parceria da escola e dos familiares das crianças. “O vínculo com o grupo foi importante para ter a boa resposta das famílias, que participaram mesmo que de maneira remota”.

Daniela incorporou o brincar das crianças a aula remota durante a pandemia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Vínculo com a família

Para a professora Márcia Mendonça, da EMEB Paulo Gonçalves de Melo, no Jardim do Lago, o desafio foi um pouco maior. Educadora de crianças de 6 meses a 1 ano e meio de idade, que ainda não sabem usar o celular, Márcia precisou contar com a ajuda das famílias. “Primeiro tive que entender as dificuldades enfrentadas por eles. Para atender a todos com qualidade, optei por fazer atendimentos individuais. Essa ação surtiu um ótimo resultado, criou vínculo com a família”, conta.

Seu projeto de interação com contação de histórias e vídeos foi destaque entre as iniciativas da premição na região sudeste. “Receber a premiação foi muito gratificante, o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe da escola e também dos pais, pois sem a participação de todos não teria sucesso com as práticas”, agradece.

A professora Márcia foi destaque da premiação com o projeto que inclui a família das crianças (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

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SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

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SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito, onde crianças poderão aprender o conceito básico da programação.
Sesi Jundiaí abre vagas para crianças que não fazem parte da Rede SESI-SP (Foto: Karim Kahn/SESI/SP)

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

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Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

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Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

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