
Todos os 35 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Jundiaí voltaram às aulas na segunda-feira (22), para início do segundo semestre letivo.
A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), tem 110 escolas em funcionamento nos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
No Ensino Fundamental, além das disciplinas comuns, o contato dos alunos com a cultura italiana deverá ser fortalecido, não só pelos professores que passam atualmente por capacitação, como também pelos professores de inglês, que terão acesso ao mesmo material de ensino.
De acordo com a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, o objetivo é divulgar não só a língua italiana, mas também a cultura e as tradições que fazem parte da história de Jundiaí. “Os professores de inglês estão tendo acesso ao mesmo material de ensino, e assim poderão, por exemplo, contar a mesma história em português, inglês e italiano”, afirmou.
O ensino italiano foi anunciado no início deste ano, comemorando um ano do programa Escola Inovadora, em uma parceria com Consulado Italiano no Brasil para a capacitação de 40 professores, em 19 escolas, para o ensino da língua aos alunos do Ensino Fundamental (a partir dos 6 anos).
Nesta primeira fase, são 1 mil alunos aproximadamente, que terão contato com o idioma na grade pedagógica. Nas Emebs, o inglês é ensinado às crianças a partir dos 4 anos de idade.
Com a participação dos professores de inglês, a disseminação da cultura italiana irá correr em todas as escolas da rede municipal, mesmo aquelas que não contarão com os professores que estão passando pela capacitação que tem duração de dois anos.
“A língua italiana em sala de aula representa ampliação do repertório de cultura; isso inclui os costumes, a culinária, a história e a geografia, e aumentará o leque de possibilidades dos alunos”, afirma Vasti.
LEIA TAMBÉM:
Jundiaí entrega 14ª Escola Inovadora
Professora de Jundiaí é vencedora do principal prêmio da educação brasileira
Novidade nas aulas de educação física
Com a volta às aulas chegou a realização do 1º Encontro de Formação para os professores de Educação Física da rede municipal, que aconteceu nesta segunda, no Parque da Cidade.
O objetivo é a capacitação dos professores da área, desde a creche até o Ensino Fundamental.
A capacitação é ministrada por dois especialistas na área: o professor Marcos Neira, atual diretor da Faculdade de Educação da USP; e Mário Ferrari Nunes, da Faculdade de Educação Física da Unicamp.