Olimpíada de Matemática
Estudantes da rede municipal de Jundiaí são premiados em Olimpíada de Matemática

Alunos do 5º ano da Emeb Aparecido Garcia, do Jardim Martins, em Jundiaí (SP), ficaram com a medalha de prata na fase estadual e com o bronze na fase nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, organizada por um instituto francês em todo o mundo.

A Emeb Joaquim Candelário de Freitas também foi premiada com o bronze na fase nacional.

O resultado é motivo de orgulho para a professora das duas turmas da Emeb Aparecido Garcia, Cristiane Iscaro Bocardi.

“A maioria das escolas do Estado premiadas na Olimpíada são particulares e isso reforça o quanto o nosso ensino municipal tem qualidade. Eu estava confiante quando inscrevi as crianças, mas fiquei surpresa com o resultado porque foi primeira vez que a escola participou da disputa”, disse.

Para a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, o resultado é mais um reflexo positivo dos investimentos feitos na capacitação dos profissionais que atuam no sistema municipal de ensino, uma das bases do Programa Escola Inovadora.

“Não é à toa que Jundiaí está entre as dez cidades do Estado que mais investem em educação. É em busca de resultados como esses que vamos continuar valorizando nossos profissionais, aplicando recursos em capacitação”, destacou.

Empenho

A resolução das nove questões da prova aplicada pelo instituto francês foi realizada em conjunto pelos alunos do 5º ano da Emeb Aparecido Garcia. No final, eles se juntaram e definiram quais respostas passar para o gabarito. “Quando soube que iríamos participar eu pesquisei a prova do ano anterior na internet e comecei a estudar”, contou Camila Castilho.

Já Kauã Vitor, colega de Camila, utilizou seus conhecimentos em raciocínio lógico para ajudar na resolução da prova. “Eu comecei a gostar mais de matemática a partir do 3º ano. É uma matéria que eu aprendo fácil”, explicou.

LEIA TAMBÉM:

Professora de Jundiaí ganha prêmio com projeto que ensina gentileza a alunos

Jundiaí incentiva alimentação saudável nas escolas municipais

Os alunos premiados receberão medalhas de participação na Olimpíada. A estimativa é de que cerca de 33 milhões de estudantes em todo o mundo tenham participado da competição.