Professores da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí terão capacitação gratuita em STEAM
Conecte-se conosco

Educação

Professores da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí terão capacitação gratuita em STEAM

STEAM é uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares, pelo qual os alunos aprendem na prática a solucionar problemas reais.

Publicado

em

Atualizado há

As inscrições vão até o dia 30 de abril (Foto: Divulgação/Fundação Siemens)

Professores de ensino fundamental, ensino médio e técnico, da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí, podem se inscrever para o Programa STEAM. O programa é do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em parceria com a Fundação Siemens Brasil, e apoio e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O programa gratuito visa capacitar os profissionais para aplicarem a prática de aprendizagem em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em sala de aula.

“O STEAM possibilita integrar os conhecimentos dessas áreas, mostrando na prática a importância da interdisciplinaridade para a solução de problemas reais identificados pelos alunos”, explica Roseli de Deus Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora científica do programa. “Os alunos aprendem de forma ativa, questionadora e colaborativa; por isso, é uma ferramenta valiosa também para a formação de cidadãos.”

O curso tem duração de 120 horas, divididos em seis módulos: Aprendizagem por projetos e problemas; O protagonismo juvenil e a BNCC; Planejamento de uma pesquisa investigativa; Segurança e ética na pesquisa; Levantamento, análise e registro de um projeto investigativo; e Comunicação do projeto de pesquisa. 

O programa terá seis encontros de formação, sendo três online síncronos por videoconferência, e três presenciais, com duração de 3h30 cada um. Além desses encontros, também estão previstas atividades pela plataforma APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia. Os professores receberão o acompanhamento de tutores em reuniões online quinzenais de 1h cada.

No decorrer do programa de formação, os professores irão orientar projetos investigativos de grupo de alunos de sua escola. Ao concluírem, terão direito de expor esses projetos na Mostra de Ciências STEAM Jundiaí. O programa tem limite de 100 vagas e as inscrições vão até o dia 30 de abril. Saiba mais e inscreva-se, neste link: steamjundiai.febrace.org.br.

Educação

Fusão de fibra óptica: Jundiaí terá curso gratuito com AWS

O curso abordará os fundamentos da tecnologia de fibra ótica, a preparação de cabos e fibras para fusão, testes e solução de problemas, conectividade, aplicações de fibra ótica e mais.

Publicado

em

Técnico realiza fusão de fibra óptica, utilizando equipamento especializado para unir cabos em procedimento de instalação.
Foto: Canva

A Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Sumitomo Electric Lightwave, promoverá um curso gratuito sobre Processo de Fusão de Fibras Ópticas, em Jundiaí. O curso acontecerá na UniAnchieta e abordará os fundamentos da tecnologia de fibra ótica, a preparação de cabos e fibras para fusão, o processo de fusão em si, testes e solução de problemas, conectividade e…

Continuar lendo

Educação

SENAI Jundiaí terá curso gratuito de Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos

O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica.

Publicado

em

Foto: SENAI Jundiaí

O SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos. O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica. Requisitos para inscrição Ter no mínimo 16 anos ao iniciar o curso; Idade máxima que permita concluir o curso…

Continuar lendo

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo