Secretário do MEC diz que "professor universitário poderá ser muito rico"
Conecte-se conosco

Educação

Secretário do MEC diz que “professor universitário poderá ser muito rico”

Ele ainda afirmou que essa será “a melhor profissão do Brasil”

Publicado

em

Secretário do MEC diz que professor universitário poderá ser muito rico
O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, afirmou nesta quarta-feira que “o professor universitário poderá ser muito rico”. Ele ainda afirmou que essa será “a melhor profissão do Brasil”.

O pronunciamento ocorreu durante o lançamento do programa “Future-se”, que visa ampliar a participação de verbas privadas no orçamento universitário.

De acordo com o secretário, o empreendedorismo é o intuito do Brasil, com recompensas para as principais inovações. Dentro desses projetos, professores poderão entrar como sócios ou coatoures e, a partir disso, incrementar sua renda.

Ele afirmou, ainda, que os docentes também vão receber prêmios em dinheiro por publicação de artigos científicos em revistas de renome.

Por conta disso, o professor teria um melhor salário já que atualmente, para Barbosa de Lima, o professor não tem viés empreendedor e não consegue um bom salário no mercado privado.

LEIA MAIS

Professora de Jundiaí está entre as melhores do Brasil

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

O secretário ressaltou também que governo não quer que o aluno faça sua startup na garagem, mas dentro da universidade. “O jovem vai ser libertado da perspectiva de ter de arrumar um emprego ou prestar concurso público, pois serão empreendedores e donos dos próprios destinos”, disse.

O “Future-se” vai ser financiado por um fundo de direito privado. Esse fundo será administrado por uma instituição financeira — ainda não definida pela pasta — e funcionará sob o regime de cotas.

O projeto, que prevê R$ 102,6 bilhões em incentivos para a captação de verba privada, será enviado em sete semanas ao Legislativo — quatro delas dedicadas à consulta pública. O MEC não detalhou quais leis seriam alteradas na proposta, mas afirmou que não vai mexer em regras constitucionais, já que Propostas de Emenda à Constituição (PEC) exigem mais votos para serem aprovadas no Congresso.

Com informações do Valor Econômico.

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo
Publicidade