
Todas as mulheres que amamentam, que desejam amamentar, que já amamentaram, ou que não puderam amamentar por qualquer motivo e desejam apoiar as que enfrentam preconceito e censura por fazerem esta escolha estão convidadas a participar de um encontro especial na Semana Mundial do Aleitamento Materno 2019.
A rede de apoio materno virtual MaternaRede, as doulas do coletivo TransNascer e a consultoria de aleitamento materno Fé nas Tetas promovem um mamaço, piquenique e roda de conversa no Teatro de Arena do Jardim Botânico, em Jundiaí, no dia 3 de agosto, a partir das 10h.
Mamaço é o nome dado ao ato de mães amamentarem livremente seus filhos em um local público, simbolizando a importância do apoio àquelas mulheres que desejam fazer essa escolha e ainda sofrem constrangimento ou preconceito. O tema da roda de conversa será o mesmo da SMAM 2019: a importância da rede de apoio para quem quer amamentar.
Para participar do encontro, as mães só precisam chegar ao parque. O Teatro de Arena fica atrás do orquidário. “O convite está estendido às famílias – parceiros, avós e aqueles que porventura possam ser rede de apoio daquela mulher que deseja amamentar”, afirma Tatiana Fávaro, doula do coletivo TransNascer e idealizadora da rede de apoio virtual MaternaRede.
O grupo começou com seis amigas no ano passado e hoje acolhe e apoia voluntariamente 300 mães conectadas em grupos de WhatsApp e 1.400 ligadas no Instagram @maternarede.
“Nem sempre quem está fisicamente mais perto da mulher é alguém com quem ela possa contar e que vai, de fato, apoiá-la a amamentar”, afirma Jaqueline Gaspar, do Fé nas Tetas. Também moderadora do MaternaRede, Jaque é conhecida no grupo como a musa da amamentação por ter ressignificado a história de não conseguir amamentar os dois primeiros filhos com a vitória do aleitamento materno, na terceira maternidade.
LEIA TAMBÉM:
Supermãe: conheça a jundiaiense mãe de quadrigêmeos
No local também serão expostas fotos de mulheres amamentando seus bebês e crianças (um outro tabu), produzidas pela fotógrafa de parto e maternidade Izabel Medeiros, doula do coletivo TransNascer.
A SMAM foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com base na Declaração de Innocenti, documento assinado em 1º de agosto de 1990 com objetivos ligados à amamentação para reduzir índices de mortalidade infantil no planeta.
A SMAM 2019 é de 1 a 7 de agosto. Em Jundiaí, a programação oficial do município inclui roda de conversa, apresentação de dança de mães e bebês e outras atividades, no dia 5.
SMAM 2019 – Mamaço e roda de conversa
Data: 3 de agosto
Horário: 10h
Local: Teatro de Arena – Jardim Botânio, em Jundiaí.