Agenda Cultural de Jundiaí tem atividades para todas as idades
Conecte-se conosco

Entretenimento

Agenda Cultural de Jundiaí tem atividades para todas as idades

Diversos espaços culturais de Jundiaí possuem programação com atividades para todos os públicos, confira

Publicado

em

Atualizado há

Projeção luminosa na catedral terá sessões às 19h, 20h e 21h
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Diversos pontos da cidade estão em clima de Natal com as lindas decorações e luzes ganhando as fachadas das residências, dos condomínios, das lojas e dos shoppings.  A “Terra da Uva” se preparou para comemorar os festejos deste final de ano.

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) também está em ritmo de festa e elaborou uma extensa programação cultural para todo o mês de dezembro, mês também, em que se comemora o aniversário de Jundiaí: 366 anos em 14 de dezembro.

A programação inicia nesta quinta-feira (01) com a cerimônia de lançamento oficial no Centro,  a partir das 19h, do Circuito Natal Luz Jundiaí 2022.

As atrações são uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Comercial Empresarial (ACE), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e a Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Porém, as atrações não param por aí, confira:

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

A Biblioteca promove neste sábado (03) duas atividades gratuitas em seus espaços:

  • Oficina de Enfeites Natalinos, das 10h às 11h, uma com a artesã Neide Pillekamp;
    • Atividade totalmente gratuita e voltada para o público infantil a partir de quatro anos;
    • São 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.
  • Contação de história com a Cia. Universo & Prosa, que tem base em um dos capítulos do livro do autor Ricardo Azevedo “ O Chute que a bola levou”;
    • A contadora de histórias Sueli Patelli e o ator Rodrigo Moraes apresentam-se com muita graça e divertimento, envolvendo a plateia a participar de todo o espetáculo.
foto-enfeite-de-natal-jundiai
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os frequentadores da Biblioteca Nelson Foot poderão utilizar os serviços das sessões de Pesquisa e Circulante normalmente como poderão visitar três exposições atualmente montadas nos espaços da BNF: Trabalhos dos alunos do Ateliê Celandroni, “ Urbanidade Negra” e “Recicla Aí”.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.  Mais informações (11) 4527-2110.

Espaço Expressa

Museu Ferroviário pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 17h
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com entrada gratuita, na sala Jundiaí acontece o Ensaio Aberto Teatral e Roda de Conversa com os atores da peça “Empreteceu a Consciência”, neste domingo (04), a partir das 19h.

O projeto acontece a partir da parceria entre Akuenda (movimento Negro), Núcleo Renascem (Cia. Teatral) e Rede Emancipa (Movimento Social de Educação Popular).

Ele nasce a partir de uma conversa da Rede Emancipa com o Núcleo Renascem de se pensar uma peça para o mês da consciência negra reproduzindo o trabalho do Teatro Experimental do Negro encabeçado pelo mestre Abdias Nascimento, a história da peça “Empreteceu a Consciência” se dá a partir da vivência dos atores negros que trazem suas experiências nas relações sociais, profissionais, educacionais.

Além disso, o texto aborda questões como consciência racial, colorismo, privilégios da branquitude, passabilidade, ancestralidade entre outros temas e conceitos importantes na luta antirracista. Após o espetáculo acontece a Roda de Conversa.

Vale reforçar que o acesso à Sala Jundiaí, do Espaço Expressa será por ordem de chegada. A capacidade é para 150 pessoas.

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. No local há estacionamento gratuito. Informações: (11) 4589-6800

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana mais duas programações culturais voltadas para o público infantojuvenil, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) pelo programa municipal Cidade das Crianças. As atrações têm entrada gratuita e são voltadas para crianças de quatro a onze anos.

Com a oficineira Irene Tanabe, neste sábado (03), a partir das 10h30, acontece a “Histórias contadas com origamis”, com o tema “Lendas Orientais”. Com o apoio de origamis, Irene irá narrar histórias, segredos, crenças e temores transmitidos de geração em geração pelo tradicional e milenar povo oriental, aguçando a imaginação do público por meio de seus animais lendários e seus seres fantásticos.

irene_tanabe_origami-jundiai-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A atração de duração de até 60 minutos e é indicada para o público em geral.

Já no domingo (04), também a partir das 10h30, a programação traz a coreógrafa Paula Agnello, apresentando “Feliz, alegre e forte”, resultado do seu trabalho baseado nos estudos de “Baby Fusion”, uma proposta que transforma a maternidade e a paternidade em música e dança, por meio de uma metodologia de dança e movimentos corporais que podem ser vivenciados na gestação e até os 12 meses dos bebês.

“Feliz, alegre e Forte” é uma apresentação artística de mães, pais e bebês cheia de amor e conexão com pais dançando com os seus bebês nos carregadores “sling” e mochilas ergonômicas. 

oficina-baby-fusion_fabrica_japy-
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações (11) 4521-0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Museu Ferroviário

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Museu Ferroviário, reaberto em setembro de 2022 após uma revitalização completa, continua com a exposição “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Através de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: (11) 4589-6800.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

De forma gratuita, o Museu recebe a tradicional exposição de presépios, que este ano deverá contar até 500 representações do nascimento do menino Jesus, com os mais diversos estilos de releitura, como o famoso presépio rodante caipira, o presépio africano e mini presépios gentilmente emprestados por colecionadores.

Além do andar térreo, a exposição deste ano irá se estender, desde as novas salas expositivas do andar inferior, até ao redor dos jardins.

Outra novidade será volta da encenação de Presépio Vivo nos jardins, durante o período noturno ao longo da semana, à tarde aos sábados e pela manhã nos domingos.

Ainda nos jardins, duas atrações que fizeram sucesso no ano passado estarão de volta: uma delas é a montagem de um túnel luz para a interação dos visitantes e publicação das fotos em redes sociais. E a outra será a reabertura, no período noturno, do portão dos jardins que dão acesso à rua Rangel Pestana.

A exposição de presépios segue até o dia 06 de janeiro.

Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Já entre os dias 26 de dezembro e 06 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira adomingo, das 10h às 17h.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro (Calçadão). Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Pinacoteca

Durante o período do Natal, a exposição “Papais Noéis” se faz presente no cartaz em exposição, contando com as mais diversas interpretações, em distintos materiais, do famoso bom velhinho. O acervo e curadoria são do artista Alex Roch e irá ocupar uma das salas do andar térreo.

Além disso, estão em exposição os trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz que propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente.

A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura. 

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h30, e aos domingos, das 10h às 17h.

Além da exposição, o visitante poderá conferir nas sacadas do prédio apresentações de duos e trios musicais durante o período noturno. A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Entrada gratuita. Mais informações (11) 4568-2326.

Polytheama

O teatro recebe nesta sexta-feira (02), às 20h, o espetáculo de stand up “Benignismo” com Igor Guimarães. A classificação etária é de 14 anos. Os ingressos para todos os setores do teatro custam 90 reais.

igor-guimarães-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Já no sábado (03), às 20h, a Cia. Canto Vivo se apresenta com o canto coral  “A Soma de Nossas Vozes”, com regência de Cláudia de Queiroz. Os ingressos custam 10 reais para todos os setores do teatro.

Para o domingo (04), a Escola de Dança Dancers, apresenta seu espetáculo de final de ano “ Do Outro Lado do Mundo”, dento da programação do Projeto Vitrine da Dança da Unidade de Gestão de Cultura. Os ingressos custam de 45 a 65 reais, dependendo do setor do teatro.

Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela internet na plataforma Sympla. O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no (11) 4586-2472.

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Polytheama)

Até 20 de dezembro, a exposição “Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, poderá ser vista pelo público. Com entrada gratuita, a exposição traz pinturas, realizadas a partir de fotografias.

A Galeria pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h.

exposicao-cinco-ultimos-eclipses-vistos-da-terra-jundiai-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Entretenimento

Diversão e solidariedade: toda terça tem ingresso com desconto no Jumpark Jundiaí

Levando 1 quilo de alimento não perecível, o cliente ganha 50% de desconto no valor do ingresso

Publicado

em

Por

Foto: Tribuna de Jundiaí

Unindo diversão e solidariedade, todas as terças-feiras do mês de abril, o Jumpark Jundiaí disponibiliza o ingresso solidário. Trazendo 1 quilo de alimento não perecível, o cliente ganha 50% de desconto no ingresso do parque de trampolins. E tem mais! Ao compartilhar essa iniciativa nas redes sociais, você não só estará convidando mais pessoas para participar, mas também estará ampliando…

Continuar lendo

Entretenimento

26º Enredança: Ana Botafogo engrandece o festival e inspira novos talentos em Jundiaí

Descubra como o festival transforma talentos locais em estrelas da dança através de workshops e competições.

Publicado

em

Por

Bailarina Ana Botafogo em Jundiaí
Bailarina Ana Botafogo promoveu oficina gratuita de ballet na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí recebe a renomada bailarina pelo quarto ano consecutivo A 26ª edição do Festival Enredança, promovido pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), teve a honra de receber pela quarta vez a primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, referência da dança clássica no Brasil. Oficinas gratuitas aprimoram…

Continuar lendo

Entretenimento

Começou a montagem da estrutura do Cajamar Rodeo Fest; evento tem início em 3 de maio

Esta promete ser a maior edição da história; a programação com os melhores shows do país já foi divulgada

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A montagem da estrutura do Cajamar Rodeo Fest, no Boiódromo, já começou. As partes de ferro do palco, dos camarotes e do front stage já estão tomando forma. O palco é o maior que Cajamar já viu. O parque de diversão e a praça de alimentação devem começar a montagem em breve. Faltam quase 2 semanas para o início da…

Continuar lendo

Entretenimento

Enredança: Sala Glória Rocha recebe espetáculo de Dança Contemporânea “9 = 1 Mulher”

Apresentação da Faces Ocultas Cia. de Dança, de Salto, acontece neste domingo (21), a partir das 15h

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Nanah d’Luize Studio

Além das atrações da Mostras Paralela e Competitiva deste ano, a programação do 26º Festival Enredança contará ainda com um espetáculo de Dança Contemporânea na Sala Glória Rocha neste domingo (21), a partir das 15h. Apresentado pela Faces Ocultas Cia. de Dança, de Salto, o espetáculo da vez é “9 = 1 mulher”, cuja exibição em Jundiaí é resultado da Lei de…

Continuar lendo

Entretenimento

Jumpbarbecue agita Jundiaí com shows imperdíveis: confira a programação da semana

Com uma agenda semanal repleta de grandes shows, o local tem sido um ponto de encontro indispensável para os amantes da música de qualidade

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

No cenário da vida noturna de Jundiaí, o Jumpbarbecue se destaca como um polo de entretenimento e diversidade musical. Com uma agenda semanal repleta de grandes shows, o local tem sido um ponto de encontro indispensável para os amantes da música de qualidade. E esta semana não poderia ser diferente, com o Jumpbarbecue trazendo uma linha de bandas que prometem…

Continuar lendo
Publicidade