Agenda deste sábado (1) traz atrações do programa Cidade das Crianças e visitações aos equipamentos culturais
Conecte-se conosco

Entretenimento

Agenda deste sábado (1) traz atrações do programa Cidade das Crianças e visitações aos equipamentos culturais

Confira as diversas programações para alegrar o sábado da criançada com atrações culturais gratuitas

Publicado

em

Atualizado há

expressa_atividades_fim_de_semana-jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A programação gratuita preparada para este fim de semana traz, novamente, atrações culturais gratuitas e visitação aos equipamentos municipais, a partir desta sexta-feira (30) e ao longo deste sábado (1).

Como neste domingo (2) haverá as eleições, os equipamentos culturais permanecerão fechados, retomando os horários de expediente normais na próxima semana. Confira a programação:

Fábrica das Infâncias Japy

Às 10h30 é a vez de “Tá na hora da história – Contos contados para todas as idades”, voltada para crianças de sete a dez anos com a duração de 30 minutos.

A artista Rosângela Torresin aproveita a contação de histórias, uma das práticas artísticas mais antigas da tradição cultural para unir outros segmentos, como o teatro, as parlendas, as brincadeiras e a música, e aguçar a percepção do público, convidado a viajar junto no universo da história.

Além disso, o espaço conta ainda com um Parque Naturalizado que tem brinquedos montados com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

Localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens, a Fábrica das Infâncias Japy fica aberta neste sábado (01) das 9h às 13h, com a entrada de visitantes permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Excepcionalmente, o espaço não irá abrir para o público neste domingo (02). Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot

A contação “Um quarto de histórias: de onde vêm as histórias?”, com a Cia. Giro no Biombo, começa às 11h. A apresentação narra as aventuras de três irmãos que, durante uma brincadeira de esconde-esconde, descobrem diversos tesouros dentro um quarto de bagunça.

Usando a criatividade, as crianças se divertem e se transformam em personagens, brincando com tudo o que encontram e ressignificando objetos. O intuito é ensinar que as histórias podem ser encontradas em qualquer lugar, percebendo a importância do respeito com as pessoas e com as memórias.

Além disso, no local está a exposição permanente “Revista Japy – HQs do coletivo JundComics”, montada para a programação da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ). Posicionada estrategicamente no espaço da gibiteca, a mostra traz capas e conteúdos internos da publicação “Revista Japy” de histórias em quadrinhos.

A Biblioteca fica na avenida dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, e, aos sábados, fica aberta das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Cia. Giro no Biombo-jundiai
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Teatro Polytheama

Nesta sexta-feira (30), o Teatro, a partir das 20h, recebe em seu palco o concerto comemorativo pelos 20 anos da Orquestra Filarmônica de Violas, com o convidado o músico Toninho Ferragutti.

Os ingressos para todos os setores custam R$40,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

Já no sábado (1), também às 20h, é a vez do show musical “Guilherme Arantes in Concert”, em que o cantor e compositor comemora seus 46 anos de carreira, acompanhado de uma orquestra.

Os ingressos possuem descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis, e podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla. O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Enquanto isso, a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani estará fechada para a montagem da próxima exposição inédita, que será “Educação do Caráter”. A estreia prevista para segunda-feira (10), às 19h, traz o trabalho do artista Bruno Novaes de pesquisa e construção da documentação de uma escola fantasiosa em busca da certificação para se tornar uma “escola do caráter”, almejando selo que legitima sua formação para além do conteúdo, atingindo também a moral do aluno. A exposição poderá ser visitada até o dia 08 de novembro.

teatro_polytheama_jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Museu Ferroviário

Aberto somente neste sábado, das 10h às 17h, o Museu Ferroviário conta com a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, uma homenagem tanto para a importância da ferrovia, mas também para os trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pelo seu florescimento não só em Jundiaí, como no Estado, no Brasil e no mundo.

Totalmente revitalizado, quem visitar a exposição pode conferir, entre diversas instalações, poderá conferir documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

Além disso, o visitante poderá checar ainda as intervenções feitas pela Prefeitura no Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, que além da mudança do nome recebeu um novo conceito de ocupação.

O Museu Ferroviário fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa. Mais informações pelo telefone 4589-6815.

Pinacoteca

A Pinacoteca também fica aberta apenas neste sábado (1), das 10h às 17h, com obras que compõe o acervo permanente, como quadros do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin, aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes e quadros do pintor Élvio Santiago.

A próxima exposição inédita da Pinacoteca será “Diálogos Insurgentes”, dos artistas Emilia Santos e Felipe Lima, que será aberta na próxima quinta-feira (06). A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Solar do Barão

Os jardins do Solar também ficam abertos somente neste sábado (01), das 10h às 17h. Lá os visitantes poderão desfrutar de seu jardim japonês, seus espaços de descanso sob a sombra dos pergolados e as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, além de conhecer as mais diversas plantas, flores e árvores.

Já o Museu Histórico e Cultural, instalado no edifício histórico tombado, segue fechado para a montagem de nova exposição temática sobre patrimônios, que será aberta em breve.

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pracinha da Cultura

Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação nesta sexta-feira (30) começa às 19h, com o tradicional projeto Super Tela, exibição gratuita às 19h do filme “Homem-Aranha no Aranhaverso”. Serão disponibilizados para as sessões 40 lugares gratuitos, preenchidos por ordem de chegada.

Já no sábado, a programação cultural conta com um programa de oficinas gratuitas para inscritos de diversas idades. Entre as oficinas ainda com vagas disponíveis estão:

  • Capoeira (maiores de sete anos), das 9h30 às 10h30;
  • Maracatu (maiores de sete anos), das 14h às 16h.

Para participar, basta realizar inscrição para a atividade no dia e local de sua realização.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Entretenimento

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí abre temporada 2024 com concerto na UNIP

Sob a regência de Claudio Gatto, apresentação é gratuita e integra a programação dos 29 Grupos Musicais do Guri

Publicado

em

Foto: Robs Borges

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19h30, na UNIP Jundiaí. Sob a batuta do maestro Claudio Gatto, o repertório diversificado inclui composições que vão de Tchaikovsky e Brahms, passando por Martinho da Vila, entre outros artistas. A Orquestra Sinfônica do Guri de…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo

Acontece

Acordes Solidários: 12 horas de música ao vivo em Jundiaí para ajudar o Rio Grande do Sul

Idealizado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, evento reúne bandas da região para arrecadar fundos para as vítimas

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Valéria Nani

No sábado, 18 de maio, a Cervejaria Marcos Brunholi, no Caxambu, prepara-se para um evento especial que vai unir diversão e solidariedade em prol das vítimas das recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. O projeto "Acordes Solidários", criado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, da Banda Vitrola, visa arrecadar fundos para auxiliar as comunidades…

Continuar lendo
Publicidade