Cinemas têm até janeiro para garantir acessibilidade a cegos e surdos
Conecte-se conosco

Cinema

Cinemas têm até janeiro para garantir acessibilidade a cegos e surdos

Todas as salas de cinema do país serão obrigadas, sob pena de multa, a oferecer aparelhos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos

Publicado

em

Cinemas têm até janeiro para garantir acessibilidade a cegos e surdos
Cinemas devem ser adaptados (Foto: Divulgação)

A partir do dia 1º de janeiro de 2020, todas as salas de cinema do país serão obrigadas, sob pena de multa, a oferecer aparelhos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos.

A determinação está na Instrução Normativa 128/2016, da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Até o dia 16 de setembro deste ano, os exibidores precisam ter atingido a meta de 35% das salas dos grandes complexos e 30% das salas dos grupos menores.

Segundo o secretário-executivo da Ancine, João Pinho, o dia 16 de junho foi o primeiro prazo para o cumprimento das metas, com a exigência de 15% das salas de grandes complexos oferecendo os recursos de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para quem solicitar.

“Agora a gente entrou efetivamente na segunda fase, que é monitoramento do cumprimento em si. Ainda tem um pouco de orientação, mas já começa com a fiscalização pelos complexos. Estamos acompanhando semanalmente pelos sistemas internos da agência e de acordo com o plano de fiscalização, que envolve visitas técnicas quando necessário. Estamos divulgando a lista dos cinemas que se declaram acessíveis”.

Segundo o último levantamento feito pela agência, divulgado no fim de junho, a meta de 15% havia sido cumprida. A lista das salas com os recursos pode ser consultada na internet e o próximo levantamento deve ser divulgado no início de setembro.

Pinho explica que as exigências de acessibilidade para o setor de cinema no Brasil começaram em 2014, com a obrigatoriedade de todos os filmes produzidos com recursos públicos oferecerem os recursos para audiência de cegos e surdos. E desde 16 de junho todos os filmes, inclusive estrangeiros, já estavam adaptados.

Segundo Pinho, o Brasil é pioneiro na área, sendo o único país que exige exibição cinematográfica com língua de sinais. “Temos recebidos feedbacks qualitativos, muito emocionantes, de pessoas com deficiência que nunca tinham ido ao cinema na vida, pessoas que nunca viram ou asistiam filme sem entender. A gente vê que está impactando positivamente a vida dessas pessoas”, explicou.

(Agência Brasil)

Cinema

Documentário filmado em presídio de Jundiaí vence festival de cinema em Paris

A obra ‘Bicicleta e Liberdade’ revela a experiência de presos em um curso de capacitação em mecânica de bicicletas.

Publicado

em

Por

Documentário filmado em presídio de Jundiaí vence festival de cinema em Paris
Foto: Reprodução/Documentário 'Bicicleta e Liberdade'

O documentário "Bicicleta e Liberdade", filmado no Centro de Detenção Provisória Marco Antônio Alves Bezerra, em Jundiaí, venceu a categoria "curta metragem sobre direitos humanos" do festival Paris Lady Moviemakers, realizado em outubro na capital francesa. A obra da diretora e jornalista Denise Silveira retratou o Projeto Pedalar, um curso de formação profissional em mecânico de bicicletas para presos. O projeto…

Continuar lendo

Cinema

CineSolar chega a Jundiaí com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar

Serão exibidos curtas-metragens com temas infantis e ambientais e o filme “Encanto”, na quarta-feira (25), em frente à EMEB Antonino Messina, no Jardim Bonfiglioli.

Publicado

em

Por

O CineSolar traz para Jundiaí sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens (Foto: Divulgação/CineSolar)

Em comemoração ao Mês das Crianças, o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Jundiaí. O projeto trará à cidade sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio do banco BV e apoio da Prefeitura de Jundiaí, o CineSolar exibirá curtas-metragens com temas infantis…

Continuar lendo

Cinema

Confira a programação do Moviecom Jundiaí de 5 a 11/10

Entre os destaques desta semana está a estreia do terceiro e último filme da franquia “O Protetor”

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Acompanhe a programação e os horários do cinema Moviecom Jundiaí – Maxi Shopping, válida para a semana de 5 a 11 de outubro. Moviecom Maxi 1 Rodeio Rock (Downtown Filmes) - ESTREIA Comédia Romântica - Nacional - 12 Anos - Duração: 108 minutos Em Rodeio Rock, dois músicos idênticos em aparência trocam de lugar e vivenciam realidades opostas: o cantor…

Continuar lendo

Cinema

Filme – O Protetor: Capítulo Final (2023)

Estrelado por Denzel Washington, a terceira e última parte de “O Protetor” chega aos cinemas brasileiros

Publicado

em

Por

Foto: Sony Pictures

Desde que desistiu de sua vida como assassino do governo, Robert McCall (Denzel Washington) não consegue descansar o suficiente. Ele quer ajudar as pessoas ao seu redor e tem lutado para reconciliar as coisas horríveis que fez no passado, encontrando um estranho consolo em servir à justiça em nome dos oprimidos. Agora morando no sul da Itália, ele logo descobre…

Continuar lendo

Cinema

Filme – Patrulha Canina: Um Filme Superpoderoso (2023)

Segundo filme dos filhotes mais amados pelas crianças chega à telona

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Os filhotes da Patrulha Canina ganham poderes após um meteoro mágico cair em Adventure City. Para um deles, é um grande sonho que se tornou realidade - porém, a felicidade dos patrulheiros pode estar ameaçada quando o maior inimigo dos filhotes foge da prisão e se une a uma cientista maluca para tentar roubar seus poderes místicos. Correndo o risco…

Continuar lendo
Publicidade