Programação ‘Abril Indígena’ no Sesc Jundiaí tem bate-papo, show e sessões de cinema
Conecte-se conosco

Entretenimento

Programação ‘Abril Indígena’ no Sesc Jundiaí tem bate-papo, show e sessões de cinema

A 4ª edição na iniciativa no Sesc busca dar visibilidade à presença de povos originários onde estão inseridas as unidades do Sesc em SP.

Publicado

em

Atualizado há

Indígenas se apresentarão no Sesc Jundiaí
As atrações do Abril Indígena começam no dia 19 de abril (Foto: Divulgação/Sesc Jundiaí)

O Projeto ‘Abril Indígena’, ação do Sesc que valoriza e difunde a diversidade dos povos indígenas no Brasil chega à sua quarta edição. Em 2022, o objetivo do projeto é dar visibilidade à presença de povos originários em territórios onde estão inseridas as unidades do Sesc no estado. A programação reúne bate-papos, oficinas, atividades artísticas, séries, documentários e apresentações presenciais e on-line durante o mês inteiro.

No Sesc Jundiaí, acontecem as sessões de cinema ‘A Última Floresta’, no dia 19, e ‘A Febre’, no dia 26. No dia 28, é hora de bate-papo e show com o tema ‘Jundiaí Terra Indígena’.

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, há 305 etnias indígenas no Brasil, falantes de 274 línguas, somando uma população de cerca de 900 mil pessoas. Esse estudo apontou que 5% dessa população habita o estado de São Paulo, contabilizando 41.794 indígenas. A maior parte desse contingente (91%) vive em zonas urbanas, em territórios fora de Terras Indígenas – sendo marcante a migração de etnias oriundas do Nordeste.

O restante, cerca de 6.963 pessoas, reside em Terras Indígenas localizadas na faixa litorânea, no Vale do Ribeira, no oeste do estado e também na região metropolitana de São Paulo. Apesar da violência da colonização, os indígenas seguem circulando e atualizando seus saberes e fazeres em SP.

Nesse sentido, o Abril Indígena deste ano pretende colaborar para a desconstrução da ideia estereotipada do indígena selvagem e isolado que vive em terras distantes incrustadas nas florestas, revelando a atualidade e dimensão local de suas existências, resistências, demandas, saberes e fazeres.

Confira as atrações do Sesc Jundiaí e reserve sua agenda:

Cinema

A Última Floresta

Direção: Luiz Bolognesi, 2021, Documentário/Drama, 74 min.

Em uma tribo Yanomami isolada na Amazônia, o xamã Davi Kopenawa Yanomami tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos e, Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos.

Dia 19/4. Terça, 20h
Teatro | 220 lugares | 14 anos | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

A Febre

Direção: Maya Da-Rin, 2019, Drama/Ficção, 98 min.

A Febre acompanha Justino (Regis Myrupu), um índio de Manaus, Amazonas que há 20 anos vive na cidade grande, trabalhando agora como segurança no porto local. Sua filha Vanessa (Rosa Peixoto) trabalha em um posto de saúde e acaba de passar para a faculdade de Medicina, na Universidade de Brasília. Insegura entre seguir seu sonho e deixar seu pai, ela precisa ainda lidar com uma estranha febre.

Dia 26/4. Terça, 20h
Teatro | 220 lugares | 10 anos | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.

Bate-papo e Show

Jundiaí Terra Indígena

Bate-papo com Andrey Guaianá Zignnatto e Katu Mirim, indígenas e artistas de Jundiaí de diferentes contextos, que compartilharão com o público histórias sobre seus trabalhos, vivências, ancestralidade e os desafios para a existência e fortalecimento das identidades e tecnologias dos povos originários num país que insiste, secularmente, em violentar e exterminar suas raízes. Ao final, Katu Mirim apresentará algumas das faixas de seu novo álbum ‘Revolta’.

Andrey Guaianá Zignnatto é artista plástico e ativista social, indígena de etnia
Tupinaky’ia da família Guaianá e Guarani.

Katu Mirim é rapper, cantora, compositora, atriz e ativista da causa indígena.

Dia 28/4. Quinta, 20h
Teatro | 220 lugares | Livre | Grátis
Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Atendimento.
Duração estimada: 90 minutos

Conheça a programação completa do projeto em sescsp.org.br/abrilindigena

Retirada de ingressos: na bilheteria física – Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600 – de terça a sexta, das 9h às 21h30; sábado e domingo, das 10h às 18h30.

Para acessar a unidade

  • Pessoas com mais de 12 anos devem apresentar comprovante de vacinação contra covid-19, evidenciando duas doses ou dose única. 
  • Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante vacinal de uma dose.
  • Os comprovantes podem ser em formato físico (carteirinha de vacinação) ou digital acompanhado de documento com foto.  
  • O uso da máscara é recomendado durante a permanência na unidade.

Entretenimento

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí abre temporada 2024 com concerto na UNIP

Sob a regência de Claudio Gatto, apresentação é gratuita e integra a programação dos 29 Grupos Musicais do Guri

Publicado

em

Foto: Robs Borges

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19h30, na UNIP Jundiaí. Sob a batuta do maestro Claudio Gatto, o repertório diversificado inclui composições que vão de Tchaikovsky e Brahms, passando por Martinho da Vila, entre outros artistas. A Orquestra Sinfônica do Guri de…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo

Acontece

Acordes Solidários: 12 horas de música ao vivo em Jundiaí para ajudar o Rio Grande do Sul

Idealizado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, evento reúne bandas da região para arrecadar fundos para as vítimas

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Valéria Nani

No sábado, 18 de maio, a Cervejaria Marcos Brunholi, no Caxambu, prepara-se para um evento especial que vai unir diversão e solidariedade em prol das vítimas das recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. O projeto "Acordes Solidários", criado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, da Banda Vitrola, visa arrecadar fundos para auxiliar as comunidades…

Continuar lendo
Publicidade