Connect with us

Entretenimento

ZumbiTeca: Programação se estende até dia 25 na Biblioteca

O projeto integra o calendário do “Novembro Negro” da Prefeitura de Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As apresentações que compõem a sexta edição do Projeto ZumbiTeca, que integram o calendário do “Novembro Negro”, da Prefeitura de Jundiaí, prosseguem até dia 25, nas dependências da Biblioteca Nelson Foot, com entrada gratuita ao público.

A princípio, nesta quarta-feira (23), 18h30, acontece a abertura da Exposição do “Coletivo Recicla Aí”. Formado por quatro artistas negros jundiaienses: Adão Fernando, Alan Silva, Gustavo Lacerda e Joel Oliveira, eles criam suas obras com materiais encontrados na natureza. Depois, reciclam e os transformam em obras de arte que contribuírem diretamente com a preservação do meio ambiente. A mostra poderá ser visitada pelo público até o dia 30.

Em seguida, acontece a “Roda de Conversa: As raízes da Cultura Afro-brasileira na Arte Urbana” –  Com mediação do professor Clayton Messias bate papo sobre a arte de rua como um canal de comunicação e disseminação da Cultura Afro-brasileira.

Na quinta-feira (24), por conta do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, a BNF vai funcionar em horário diferente, confira:

Das 9h às 15h e das 19h às 21h.

Obras que compõem a mostra do Coletivo Recicla Aí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O público poderá conferir as exposições “ Urbanidade Negra” e “Recicla Aí”.

Por fim, na sexta-feira (25) a programação acontece a partir das 19h com o “Bate-papo Literário: Afrodescendência na Literatura Brasileira”. Na oportunidade, o autor Plínio Camilo comanda um bate-papo. O objetivo é refletir sobre as origens negras na Literatura Brasileira e como acontece o reconhecimento na contemporaneidade.

Turbantes

sobre a influência da Cultura Negra em vários campos como da Moda e da Arte (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Numa parceria da UGC/BNF com o Senac Jundiaí, o público que compareceu na noite de terça (22), acompanhou a “Roda de Conversa: História, uso e simbologia do turbante”. Com as alunas do curso de Moda do Senac Jundiaí, Fabiana Camargo e Flavia dos Santos Ferreira e sob a orientação das professoras Marina Carmelo e Rosana Tsurusawa. A proposta teve como objetivo resgatar as raízes do turbante como objeto de resistência, empoderamento e pertencimento.

Em seguida, um grupo de alunas apresentou um desfile de turbantes “Resgatando Raízes”. Esta ação organizada pelos alunos do curso de Moda do Senac Jundiaí apresenta diversas formas de amarração do acessório e as estamparias utilizadas. Além disso, explicam os símbolos africanos empregados nessa coleção.

Entretenimento

Orquestra Municipal de Jundiaí abre temporada 2025 com ensaio especial e concerto gratuito

Abertura está marcada para este sábado (22), às 20h, no Teatro Polytheama. Veja como garantir seu ingresso!

Published

on

Em preparação para a abertura da temporada 2025, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) realizou, na sexta-feira (21), um ensaio geral aberto ao público no Teatro Polytheama. A iniciativa atraiu espectadores de todas as idades, incluindo alunos do Projeto Guri, programa estadual voltado ao ensino de música para crianças e jovens. Uma das participantes, Victoria Rodrigues, de 13 anos, teve…

Continue Reading

Acontece

Sesc Jundiaí tem espetáculo de teatro e show de forró no final de semana

No sábado (29), às 19h, tem o espetáculo ‘Inútil canto e inútil pelos anjos caídos’, e no domingo (30), às 17h30, o Trio Mana Flor se apresenta.

Published

on

No próximo sábado (29), às 19h, o Teatro do Sesc Jundiaí apresenta o espetáculo ‘Inútil canto e inútil pelos anjos caídos’, com o ator Ícaro Rodrigues. Baseado no texto de Plínio Marcos e dirigido por Roberta Estrela D’alva, o trabalho faz uma imersão no sistema prisional brasileiro, abordando temáticas como encarceramento em massa e exclusão social, proporcionando um momento de…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo