30 milhões de brasileiros já são vegetarianos, diz pesquisa
30 milhões de brasileiros já são vegetarianos, diz pesquisa

Trinta milhões de brasileiros já são vegetarianos, afirma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Em porcentagem, isso significa 14% da população, um aumento de 75% em relação a 2012, quando proporção era de 8%.

Esse número, que cresce a cada ano, são dos adeptos à dieta que exclui qualquer carne da alimentação. Outros, além da carne, excluem também leites, ovos e qualquer derivado animal, além de produtos que sejam testados em animais ou tenham algo proveniente deles na composição – são os chamados veganos.

O mercado de alimentação percebeu que se trata de uma tendência que veio para ficar e o cenário aponta que 63% da população gostaria de reduzir o consumo de carne.

Segundo a pesquisa Ibope e Kantar Wordpanel, 240 restaurantes brasileiros são veganos ou vegetarianos. Em Jundiaí já são três totalmente vegetarianos ou veganos (V² Café e Restaurante, Restaurante Vegetariano Vida Natural e You Yuan Restaurante Vegetariano), além dos que oferecem as opções no cardápio. Por aqui, tem até mesmo uma doceria totalmente vegana, a Doces Delicinha, inaugurada em novembro do ano passado.

Até redes de fast-food estão de olho nesses consumidores. No Burguer King já são duas opções sem carne e, no Mc Donald’s, uma. Marcas grandes, como a Sadia, também estão investindo em hambúrgueres vegetais para atender a esse público.

Outras marcas também surgem nesse processo, como é o caso do Futuro Burger, hambúrguer de vegetais produzido pela foodtech Fazenda Futuro, que inclui ervilha, proteína de soja, grão-de-bico, cebola e beterraba e busca imitar carne de verdade, visando atrair os que estão ingressando recentemente ao vegetarianismo.

Em Jundiaí até mesmo a merenda das escolas infantis agora conta com opções de proteína vegetal, a fim de influenciar hábitos alimentares mais saudáveis aos pequenos.

A inclusão das proteínas vegetais ao cardápio das escolas de Jundiaí está sendo acompanhada pela SVB. Segundo o chefe da entidade, Mateus Alexandre dos Santos, as receitas são simples e saborosas, baseadas em versões conhecidas, e por isso, agradam as crianças.

“É uma forma de incentivar novos sabores para as crianças e reduzir o consumo de proteína animal, com uma fonte nutritiva e que pode ser replicada em casa, já que são opções fáceis de se encontrar nas feiras e mercados”, comenta ele.

Para os que desejam saber mais sobre os impactos da criação animal e consumo de carne, uma reportagem do R7 cita alguns documentários: Dominion (mostra as diversas formas de exploração), Cowspiracy (foca mais na parte ambiental) e What the health (fala sobre os problemas de consumir produtos animais para a saúde).

Quem decidir se tornar vegano e quiser ajuda na transição pode se cadastrar no site Desafio 21 dias Sem Carne, onde receberá várias dicas importantes para conseguir entrar de cabeça no vegetarianismo ou veganismo.