
Trinta milhões de brasileiros já são vegetarianos, afirma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Em porcentagem, isso significa 14% da população, um aumento de 75% em relação a 2012, quando proporção era de 8%.
Esse número, que cresce a cada ano, são dos adeptos à dieta que exclui qualquer carne da alimentação. Outros, além da carne, excluem também leites, ovos e qualquer derivado animal, além de produtos que sejam testados em animais ou tenham algo proveniente deles na composição – são os chamados veganos.
O mercado de alimentação percebeu que se trata de uma tendência que veio para ficar e o cenário aponta que 63% da população gostaria de reduzir o consumo de carne.
Segundo a pesquisa Ibope e Kantar Wordpanel, 240 restaurantes brasileiros são veganos ou vegetarianos. Em Jundiaí já são três totalmente vegetarianos ou veganos (V² Café e Restaurante, Restaurante Vegetariano Vida Natural e You Yuan Restaurante Vegetariano), além dos que oferecem as opções no cardápio. Por aqui, tem até mesmo uma doceria totalmente vegana, a Doces Delicinha, inaugurada em novembro do ano passado.
Até redes de fast-food estão de olho nesses consumidores. No Burguer King já são duas opções sem carne e, no Mc Donald’s, uma. Marcas grandes, como a Sadia, também estão investindo em hambúrgueres vegetais para atender a esse público.
Outras marcas também surgem nesse processo, como é o caso do Futuro Burger, hambúrguer de vegetais produzido pela foodtech Fazenda Futuro, que inclui ervilha, proteína de soja, grão-de-bico, cebola e beterraba e busca imitar carne de verdade, visando atrair os que estão ingressando recentemente ao vegetarianismo.
Em Jundiaí até mesmo a merenda das escolas infantis agora conta com opções de proteína vegetal, a fim de influenciar hábitos alimentares mais saudáveis aos pequenos.
A inclusão das proteínas vegetais ao cardápio das escolas de Jundiaí está sendo acompanhada pela SVB. Segundo o chefe da entidade, Mateus Alexandre dos Santos, as receitas são simples e saborosas, baseadas em versões conhecidas, e por isso, agradam as crianças.
“É uma forma de incentivar novos sabores para as crianças e reduzir o consumo de proteína animal, com uma fonte nutritiva e que pode ser replicada em casa, já que são opções fáceis de se encontrar nas feiras e mercados”, comenta ele.
Para os que desejam saber mais sobre os impactos da criação animal e consumo de carne, uma reportagem do R7 cita alguns documentários: Dominion (mostra as diversas formas de exploração), Cowspiracy (foca mais na parte ambiental) e What the health (fala sobre os problemas de consumir produtos animais para a saúde).
Quem decidir se tornar vegano e quiser ajuda na transição pode se cadastrar no site Desafio 21 dias Sem Carne, onde receberá várias dicas importantes para conseguir entrar de cabeça no vegetarianismo ou veganismo.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		