Crianças e adolescentes do Projeto 'Arte e Movimento' da APAE se apresentam no SESC Jundiaí
Connect with us

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Published

on

Atualizado há

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos e atentos acompanharam todos os movimentos dos seus pequenos no palco.

Suely Angelotti, Luiz Bernardo Begiato e Wagner Vieira Chachá, a diretoria da APAE, também acompanharam a apresentação. A apresentação também contou com a participação da coordenadora de Assistência Social, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo e dos professores André Martins Farias e Karen Ferreira Fiorini de Souza Meloque.

“A gente sabe que cada um tem um tempo diferente e a performance deles é sempre uma surpresa. Alguns vão querer ficar ao lado dos pais, outros não vão querer descer do palco, ao final da apresentação. Eles fizeram as aulas, participaram dos ensaios, mas na hora é uma surpresa gostosa de vivenciar”, comentou o professor André.

Ele reforça que, apesar do tempo diferente de cada um, a música consegue minimizar e acolher a todos. “O palco é um espaço democrático, acolhe a todos que querem se expressar. A dança que a gente pretende não é aquela coisa física, alongada. Nós buscamos a dança de cada um, os movimentos de cada um, que juntos foram a apresentação”, completou. De acordo com ele, o grupo ensaiou o espetáculo Estações cinco vezes.

Foto: APAE Jundiaí

Orgulho

Juliana Dumalakas Guerra, mãe do Arthur, que está prestes a completar sete anos, estava emocionada e orgulhosa de acompanhar a evolução do filho. Segundo ela, Arthur frequenta a APAE e o Centro de Atendimento à Síndrome de Down desde maio de 2023. De lá para cá, a evolução dele é visível.

“Ele está calmo, mais centrado nas coisas, presta mais atenção, gosta muito de dança. Em dezembro, ele dançou no Polytheama, no espetáculo de fim de ano, e agora, o professor André nos fez o convite e de pronto, aceitamos. Sinto que ele está desenvolvendo bastante as suas habilidades, noção de espaço e a socialização. A dança permite que ele se aproxime de outras crianças, dos próprios downs e ele gosta de estar com elas, ele gosta de ir para a APAE e nós ficamos muito felizes e orgulhosos”, contou

“A APAE está de parabéns e que continue assim: mobilizar os familiares para participar é muito importante para que nossas crianças se sintam seguras e este tipo de apresentação faz com que eles se sintam inseridos no mundo”, completou.

Foto: APAE Jundiaí

Arte e Movimento

O Projeto de Artes “Arte e Movimento” tem por objetivo educar e transformar a criança e o adolescente com deficiência através de oficinas de dança e vivências artísticas e culturais, visando seu desenvolvimento, sua inclusão social e comunitária e a melhoria de sua qualidade de vida. O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo associado à deficiência intelectual na faixa etária de 06 a 17 anos.

O projeto é objeto do Termo de Fomento 12/23 financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Prefeitura Municipal com gestão da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social – UGADS.

Geral

Prefeito Luiz Fernando vistoria obras do Centro Integrado de Emergência e Segurança de Jundiaí

Além das novas instalações físicas, o Centro Integrado de Emergência e Segurança contará com um aumento significativo em tecnologia de segurança.

Published

on

Prefeito e Centro Integrado de Emergência e Segurança
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), localizado entre a Avenida 14 de Dezembro e a Rua Cica, está prestes a entrar em operação. Com a construção na fase de detalhes e o mobiliário em produção, o CIES já se prepara para receber os órgãos responsáveis pelas áreas de emergência e segurança, marcando o início das operações. Nesta terça-feira…

Continue Reading

Geral

Princípio ativo do Ozempic pode ser responsável por grave condição ocular

Com o aumento do uso indiscriminado de Ozempic, sintomas que não foram previstos no estudos iniciais começaram a ser identificados

Published

on

Paciente realiza exame ocular com oftalmologista usando equipamento de lentes, associada ao uso de Ozempic para controle de saúde

O Ozempic, medicamento inicialmente utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, tem ganhado popularidade nos últimos anos por também auxiliar na perda de peso, graças à semaglutida, seu princípio ativo. A substância atua no corpo humano promovendo a sensação de saciedade prolongada, o que faz com que o medicamento seja buscado por pessoas que querem emagrecer. No entanto, com o…

Continue Reading

Geral

Programas de qualificação da Prefeitura de Jundiaí inserem jovens no mercado de trabalho

Os jovens são indicados para os programas de qualificação pelas equipes do CRAS e CREAS; empresas interessadas em ajudar, podem entrar em contato com a UGADS.

Published

on

Jovem no mercado de trabalho, inserido através dos programas de qualificação

Os programas de qualificação profissional promovidos pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional (DIPQP), vinculada à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí, têm como objetivo oferecer aos jovens a oportunidade de competir de forma igualitária por uma vaga no mercado de trabalho. O foco é atender os usuários dos serviços da rede…

Continue Reading

Geral

Silvio Santos é enterrado no Cemitério Israelita do Butantã em Cerimônia Judaica

Published

on

Entrada do Cemitério Israelita do Butantã, local onde Silvio Santos foi enterrado em cerimônia judaica em São Paulo.
Foto: Alessandra Haro/Memorial da Resistência de São Paulo

O Brasil se despediu de um ícone da televisão neste domingo (18). Silvio Santos, o eterno apresentador do SBT, foi enterrado no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, após uma cerimônia judaica reservada a familiares e amigos próximos. Sepultamento discreto a pedido do apresentador Seguindo um desejo expresso por Silvio Santos em vida, o sepultamento ocorreu no início da…

Continue Reading

Geral

Imersão em vendas da ACE impulsiona profissionais de Jundiaí

Na última semana, Jundiaí foi o epicentro de um evento para profissionais: a imersão em vendas da ACE, “Qualificação em Vendas Complexas.

Published

on

Durante dois dias, os participantes mergulharam em estratégias para dominar negociações na imersão em vendas da ACE
ACE Jundiaí/Divulgação

Na última semana, Jundiaí foi o epicentro de um evento para profissionais: a imersão "Qualificação em Vendas Complexas", oferecida pela Associação Comercial Empresarial (ACE). Durante dois dias, os participantes mergulharam em um universo de estratégias e técnicas para dominar negociações e impulsionar seus resultados. O curso de imersão em vendas da ACE, parte do projeto DesenvolvACE, contou com Alexandre Weimer,…

Continue Reading
Advertisement