Mãe não consegue exames e remédios para filho com sarna em Itupeva
Conecte-se conosco

Geral

Mãe não consegue exames e remédios para filho com sarna em Itupeva

Bebê de 1 ano e 4 meses teria sido vítima de surto da doença em uma creche da cidade (Fotos: Arquivo Pessoal)

Publicado

em

Atualizado há

Mãe não consegue exames e remédios para filho com sarna em Itupeva
Bebê está desde março sofrendo com feridas cutâneas e a mãe diz que já foram utilizados vários medicamentos

Uma mãe de Itupeva relata que o seu filho, de 1 ano e 4 meses, foi contaminado por escabiose (sarna), na Creche Virgínia Monte Serrat, de Itupeva, em março deste ano. Ela reclama pela falta de assistência da saúde pública, que não fornece os medicamentos para o tratamento, que  vem sendo feito desde março, e pela demora para marcar consultas e exames. A Prefeitura de Itupeva contesta.

Os sintomas, conforme contou à reportagem do Tribuna de Jundiaí, começaram em março. No início, eles foram constatados pela pediatra da rede pública de saúde como uma alergia. Depois, em outra pediatra, descobriu-se a escabiose e, para tratar a doença, Elizângela recebeu um encaminhamento para a dermatologista, que seria a médica competente para o caso.

“Mas só no dia 23 de abril eu consegui passar com ela e de fato começar o tratamento para o meu filho”, diz.

A escabiose, mais conhecida como sarna, é uma doença de pele causada por um parasita. Essa doença, que é bastante contagiosa, é caracterizada principalmente pela coceira intensa.

Elizângela diz que, por conta da doença, todas as roupas que seu filho usa precisam ser lavadas e fervidas, assim como lençois, toalhas e outros itens que entram em contato com a sua pele.

Desde que a doença foi constatada já foram tentados vários tratamentos, mas todos sem suceesso. “A quantia gasta com remédios é muito alta. Eu não recebo os medicamentos da rede de saúde pública. Preciso tirar do meu bolso. Já cheguei a gastar 500 reais de uma só vez”, afirma.

Ela diz, ainda, que está no momento com várias guias de exames e não consegue marcá-las. “Estou esperando um retorno do posto de saúde”.

Uma das reclamações da mãe é que os pais não foram avisados pela escola assim que os casos começaram. “Geralmente a escola envia um bilhete, como quando está tendo casos de piolho. Não aconteceu isso”, relata.

Por conta disso, Elizângela diz que foi até o Conselho Tutelar, para que averiguassem o caso. Na creche, foi feita uma reunião entre pais e uma funcionária da saúde, que informou que a Prefeitura de Itupeva já havia realizado todos os procedimentos de limpeza na escola para evitar novos casos.

Uma outra mãe, que não quer ser identificada, afirmou que de fato a situação ocorreu na creche, mas que tudo já foi resolvido e que a creche já passou por toda a limpeza e deu assistência às crianças. A Prefeitura de Itupeva confirma e diz que, no momento, está tudo sob controle (ver nota abaixo).

No entanto, Elizângela reclama da falta de assistência da saúde pública. “Não ter ajuda da Prefeitura em termos de medicação está difícil e mais difícil ainda é ver que meu filho não melhora”, desabafa a mãe.

Nota da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Itupeva afirmou que todas as medidas cabíveis já foram tomadas e que está dando toda a assistência. Confira o texto na íntegra:

A Administração Municipal por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social tem seguido todos os protocolos e a creche passou por vistoria e dedetização. Além disso, também foram feitas a troca de todos os colchões e a limpeza de todo o tipo de tecido. A Secretaria de Educação identificou que o foco não era na creche.

Neste caso em específico, a criança está sendo acompanhada desde o início, com acompanhamento de dermatologistas e pediatras. Recentemente, após a incidência de mais feridas cutâneas, a médica passou a tratar do caso como uma alergia, suspeita-se que à proteína do leite.

Na próxima segunda (17) os exames serão colhidos e enviados para a análise. 

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade