Mãe não consegue exames e remédios para filho com sarna em Itupeva
Connect with us

Geral

Mãe não consegue exames e remédios para filho com sarna em Itupeva

Bebê de 1 ano e 4 meses teria sido vítima de surto da doença em uma creche da cidade (Fotos: Arquivo Pessoal)

Published

on

Atualizado há

Mãe não consegue exames e remédios para filho com sarna em Itupeva
Bebê está desde março sofrendo com feridas cutâneas e a mãe diz que já foram utilizados vários medicamentos

Uma mãe de Itupeva relata que o seu filho, de 1 ano e 4 meses, foi contaminado por escabiose (sarna), na Creche Virgínia Monte Serrat, de Itupeva, em março deste ano. Ela reclama pela falta de assistência da saúde pública, que não fornece os medicamentos para o tratamento, que  vem sendo feito desde março, e pela demora para marcar consultas e exames. A Prefeitura de Itupeva contesta.

Os sintomas, conforme contou à reportagem do Tribuna de Jundiaí, começaram em março. No início, eles foram constatados pela pediatra da rede pública de saúde como uma alergia. Depois, em outra pediatra, descobriu-se a escabiose e, para tratar a doença, Elizângela recebeu um encaminhamento para a dermatologista, que seria a médica competente para o caso.

“Mas só no dia 23 de abril eu consegui passar com ela e de fato começar o tratamento para o meu filho”, diz.

A escabiose, mais conhecida como sarna, é uma doença de pele causada por um parasita. Essa doença, que é bastante contagiosa, é caracterizada principalmente pela coceira intensa.

Elizângela diz que, por conta da doença, todas as roupas que seu filho usa precisam ser lavadas e fervidas, assim como lençois, toalhas e outros itens que entram em contato com a sua pele.

Desde que a doença foi constatada já foram tentados vários tratamentos, mas todos sem suceesso. “A quantia gasta com remédios é muito alta. Eu não recebo os medicamentos da rede de saúde pública. Preciso tirar do meu bolso. Já cheguei a gastar 500 reais de uma só vez”, afirma.

Ela diz, ainda, que está no momento com várias guias de exames e não consegue marcá-las. “Estou esperando um retorno do posto de saúde”.

Uma das reclamações da mãe é que os pais não foram avisados pela escola assim que os casos começaram. “Geralmente a escola envia um bilhete, como quando está tendo casos de piolho. Não aconteceu isso”, relata.

Por conta disso, Elizângela diz que foi até o Conselho Tutelar, para que averiguassem o caso. Na creche, foi feita uma reunião entre pais e uma funcionária da saúde, que informou que a Prefeitura de Itupeva já havia realizado todos os procedimentos de limpeza na escola para evitar novos casos.

Uma outra mãe, que não quer ser identificada, afirmou que de fato a situação ocorreu na creche, mas que tudo já foi resolvido e que a creche já passou por toda a limpeza e deu assistência às crianças. A Prefeitura de Itupeva confirma e diz que, no momento, está tudo sob controle (ver nota abaixo).

No entanto, Elizângela reclama da falta de assistência da saúde pública. “Não ter ajuda da Prefeitura em termos de medicação está difícil e mais difícil ainda é ver que meu filho não melhora”, desabafa a mãe.

Nota da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Itupeva afirmou que todas as medidas cabíveis já foram tomadas e que está dando toda a assistência. Confira o texto na íntegra:

A Administração Municipal por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social tem seguido todos os protocolos e a creche passou por vistoria e dedetização. Além disso, também foram feitas a troca de todos os colchões e a limpeza de todo o tipo de tecido. A Secretaria de Educação identificou que o foco não era na creche.

Neste caso em específico, a criança está sendo acompanhada desde o início, com acompanhamento de dermatologistas e pediatras. Recentemente, após a incidência de mais feridas cutâneas, a médica passou a tratar do caso como uma alergia, suspeita-se que à proteína do leite.

Na próxima segunda (17) os exames serão colhidos e enviados para a análise. 

Geral

Em Jundiaí, fitoterápicos e plantas medicinais auxiliam na promoção da saúde

Além da disponibilização de fitoterápicos, Jundiaí tem investido na implantação de Jardins Terapêuticos em unidades da Atenção Básica.

Published

on

Uso das plantas medicinais em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O uso de medicamentos fitoterápicos tem se destacado no Brasil devido aos seus inúmeros benefícios no tratamento de diversas doenças. Em Jundiaí, a iniciativa tem mostrado resultados expressivos. Nos últimos três meses, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) distribuiu 75.637 comprimidos de Valeriana officinalis, conhecida popularmente como Valeriana, e, desde setembro, 15.516 cápsulas de Maytenus ilicifolia, ou…

Continue Reading

Geral

Prefeito Luiz Fernando vistoria obras do Centro Integrado de Emergência e Segurança de Jundiaí

Além das novas instalações físicas, o Centro Integrado de Emergência e Segurança contará com um aumento significativo em tecnologia de segurança.

Published

on

Prefeito e Centro Integrado de Emergência e Segurança
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), localizado entre a Avenida 14 de Dezembro e a Rua Cica, está prestes a entrar em operação. Com a construção na fase de detalhes e o mobiliário em produção, o CIES já se prepara para receber os órgãos responsáveis pelas áreas de emergência e segurança, marcando o início das operações. Nesta terça-feira…

Continue Reading

Geral

Princípio ativo do Ozempic pode ser responsável por grave condição ocular

Com o aumento do uso indiscriminado de Ozempic, sintomas que não foram previstos no estudos iniciais começaram a ser identificados

Published

on

Paciente realiza exame ocular com oftalmologista usando equipamento de lentes, associada ao uso de Ozempic para controle de saúde

O Ozempic, medicamento inicialmente utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, tem ganhado popularidade nos últimos anos por também auxiliar na perda de peso, graças à semaglutida, seu princípio ativo. A substância atua no corpo humano promovendo a sensação de saciedade prolongada, o que faz com que o medicamento seja buscado por pessoas que querem emagrecer. No entanto, com o…

Continue Reading
Skip to content