Testagem Covid19 é feita em PAs com prescrição médica
Conecte-se conosco

Geral

Testagem Covid19 é feita em PAs com prescrição médica

No entanto, é essencial que a busca pelo atendimento seja feita por pessoas que tenham sintomas como febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e ou falta de ar.

Publicado

em

Atualizado há

Testagem para covid19 em PAs e UBS
Testagem para COVID-19 é realizada para pessoas com sintomas e que tenham a prescrição médica do serviço. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A queda nas temperaturas e o período mais propenso para a circulação de vírus respiratórios tem ocasionado aumento no número de atendimentos por síndrome gripal nos Prontos Atendimentos (PAs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste. No entanto, é essencial que a busca pelo atendimento seja feita por pessoas que tenham sintomas como febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e ou falta de ar.

Em maio, a rede pública municipal de saúde atendeu 11.210 pessoas com síndrome gripal. Cerca de pouco mais de 20% positivaram para a Covid-19. Na última semana do mês – entre os dias 24 e 30 de maio -, foram 3.909 atendimentos. Entre 17 e 23 de maio, foram registrados 2.740 atendimentos; entre 10 e 16 de maio, 2.538; entre 3 e 9 de maio, 1.633; e nos dias 1 e 2 de maio, foram contabilizados 390 atendimentos.

Em abril, foram 5.563 atendimentos de pessoas com síndrome gripal, com 5% positivos para Covid. Em março, foram 7.717 atendimentos, com cerca de 2,5% de positivos. Neste ano, a semana com o maior número de atendimento foi a de 17 a 23 de janeiro, quando foram realizados 9.991 acolhimentos de síndrome gripal na rede pública de saúde de Jundiaí.

“Muitas pessoas acabam buscando por atendimento, somente para testar, sem ter sintomas. Somente o médico, a partir da avaliação, poderá prescrever a testagem, com base no período de início e sintomas apresentados. Já as pessoas que são comunicantes dos casos confirmados, já recebem as orientações conforme os prazos determinados pelo profissional médico”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Jundiaí oferece atendimento exclusivo para síndrome gripal no PA Hortolândia, tanto para crianças quanto adultos, 24h. Os demais equipamentos, exceto o PA Central, realizam atendimentos para casos de síndrome gripal, ao longo do período de funcionamento. Confira os locais, horários e endereços:

  • Pronto Atendimento (Policlínica Hortolândia) – Adulto 24h e Pediátrico 24h
    (Somente Síndrome Gripal)

    Endereço: Avenida José de Castro Marcondes, 510 – Telefone: (11) 4582-6989
  • Pronto Atendimento Retiro – Adulto e Pediátrico (das 7h às 19h – fechamento dos portões às 18h) – demanda geral e síndrome gripal
    Rua Maria Lucia De Almeida, 100 – Telefone: (11) 4582-3330
  • Pronto Atendimento Ponte São João – Adulto e Pediátrico (das 7h às 19h – fechamento dos portões às 18h) – demanda geral e síndrome gripal
    Rua Santo Antonio, 191 – Telefone: (11) 4526-2020
  • Upa Vetor Oeste 24h – Adulto e Pediátrico – demanda geral e síndrome gripal
    Endereço: Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155 – Telefone: (11) 4230-9701
  • Pronto Atendimento Central – 24h Adulto
    Demanda geral (Exceto Síndrome Gripal)
    Endereço: Rua João Lopes, 78 – Praça Dom Pedro II – Telefone: (11) 4583-8155

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade