Ciclista pedala 365 km até Aparecida para homenagear mãe que morreu
Conecte-se conosco

Brasil

Ciclista pedala 365 km até Aparecida para homenagear mãe que morreu

Bruno Goia é treinador de ciclismo e foi de Sorocaba à Aparecida de bicicleta na véspera do aniversário da mãe, que faleceu em 2019.

Publicado

em

Atualizado há

Ciclista Bruno Goia em Aparecido
A mãe de Bruno, Antônia, faleceu após complicações da doença de Crohn (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

No dia 11 de junho, o treinador de ciclismo Bruno Goia (31) percorreu 365 quilômetros de bicicleta, de Sorocaba até Aparecida, em São Paulo, para homenagear a mãe, Antônia, que morreu em 2019. De acordo com Bruno, a mãe já havia se curado de um câncer de mama em 2005 e estava se tratando de outra doença há alguns anos.

Antônia tinha uma complicação intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo, chamada de doença de Crohn e, no fim de agosto de 2019, teve uma infecção urinária, o que fez com que ela ficasse muito fraca. “Ela estava muito fraca, voltou do hospital com quase 10 quilos a menos e piorou. Eu cuidei dela por uns dois ou três meses em casa, mas ela não aguentou, foi internada de novo e não voltou mais”, explica Bruno.

Bruno contou ao G1 que se preparou por três semanas para completar o desafio na véspera do aniversário da mãe. O ciclista batizou o percurso como “caminho da Toninha”. “Somos católicos e ela sempre foi devota de Nossa Senhora”, comentou.

Bruno Goia e a mãe Antônia quando era criança, em Sorocaba (Foto: Arquivo Pessoal)

“Foi difícil. É um pouco complicado se preparar, porque é muito mais psicológico. Tem que estar preparado fisicamente, mas administrar a cabeça é muito maior. Eu parti com um sentimento de tristeza por homenagear alguém que não está mais entre nós”, explica.

Registro do caminho

Bruno saiu de Sorocaba no dia 11 de junho, às 6h, rumo a Aparecida, com o objetivo de completar o trajeto de 365 km em 24 horas. Dessa forma, um de seus amigos o incentivou a registrar os momentos com fotos e vídeos.

Assim, mais quatro pessoas divididas em dois carros acompanharam Bruno pelo caminho, tirando fotos do ciclista. “Eu fiz o percurso com tempo, foi algo de performance e a gente parava para comer a cada duas horas. A competição mesmo era comigo, me superar a cada hora”.

A equipe precisou se separar próximos a Joanópolis, depois das 18h, e Bruno seguiu sozinho, o que, para ele, resultou nos momentos mais difíceis. “Estava escuro, era 2h30, logo depois da represa, tinha uma serração e isso foi até umas 4h. Foi 100% psicológico. Nesse momento, eu acho que é quando você vai estar mais frágil, você coloca a dificuldade em primeiro plano e foi nessa hora que eu senti minha mãe”, relatou Bruno.

“Da mesma forma que ela sofreu, eu estava vivendo aquilo, eu senti aquela força que ela teve.”

‘Desabei, chorei e agradeci’

A emoção foi enorme quando o ciclista chegou aos últimos 15 quilômetros até a Basílica de Aparecida. “Foi naquela rampa, deve ter um 200 metros para chegar à igreja, eu já desabei, chorei e agradeci. A conta veio, tudo aquilo que eu estava tendo que fingir que não estava passando, segurando, eu soltei, não tinha força nem para subir”, continua.

“Foi uma forma de lembrar dela e ajudar as pessoas também, muitas pessoas se identificaram. Mesmo que a pessoa tenha partido, ainda tem um pouco dela em você. Procure abraçar mãe e pai, aproveite esses momentos, vale muito mais que um bem material, trocar um fim de semana por balada do que ficar junto. Ficar junto vale muito mais que qualquer coisa”, conclui Bruno.

‘Caminho da Toninha’

Bruno contou que muitas pessoas têm mandado mensagem para ele após saberem da história, pedindo instruções sobre o “Caminho da Toninha”. Com isso, o ciclista estuda como sinalizar o trajeto.

“Recebi muitas mensagens, muitos pedindo o caminho para realizar. Eu mesmo montei a rota, tomei o cuidado de colocar as melhores rotas e disponibilizei com a opção de carro, bike, de qualquer jeito.”

Ciclista criou percurso de Sorocaba até Aparecida em homenagem à mãe (Foto: Arquivo Pessoal)

Brasil

Mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul: uma história de esperança em meio à tragédia

ONGs e voluntários unem forças em resgates emocionantes, lutando contra o tempo para salvar vidas.

Publicado

em

Deise Falci e equipe em ação, resgatando animais das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, salvando vidas uma a uma (Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci)

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam…

Continuar lendo

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo

Brasil

Helicóptero Águia de SP socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

Mais de mil pessoas resgatadas em uma semana de apoio nas enchentes

Publicado

em

Por

Equipe do helicóptero Águia 33 durante missão de resgate no Rio Grande do Sul, fornecendo auxílio vital em meio à crise de enchentes (Foto: Governo de SP)

Na quinta-feira (9), o helicóptero Águia 33, equipado com UTI aeromédica, realizou duas missões cruciais no Rio Grande do Sul. Primeiramente, transportou um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires. O pequeno paciente necessitava de aparelhos para respiração durante o trajeto. Em seguida, a aeronave viabilizou a remoção de…

Continuar lendo

Brasil

Forças Armadas mobilizam “esforço de guerra” com 20 mil militares no Rio Grande do Sul

Comandantes militares destacam esforço inédito no estado

Publicado

em

Por

Forças armada em atuação nos resgates de vítimas das enchentes do RS
Militares em ação nas áreas mais afetadas do RS (Foto: Ministério Defesa/Divulgação)

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (10), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, junto ao comandante do Exército, Tomás Paiva, atualizaram as informações sobre a "Operação Taquari 2". Esta operação, dedicada ao resgate e contenção dos efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, foi descrita pelos líderes como um verdadeiro "esforço de guerra". "Isso é uma…

Continuar lendo

Brasil

Ação da rede de supermercados Tauste arrecada doações ao Rio Grande do Sul

Em Jundiaí, o Tauste entregou as doações do Fundo Social, para encaminhamento ao Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Tauste

Diante da crise de alagamentos e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a rede Tauste se mobilizou em uma grande ação solidária para auxiliar as vítimas. Através do programa Tauste Ação Social e em parceria com fornecedores, a empresa arrecadou água, produtos de higiene pessoal e de limpeza para as comunidades afetadas. A rede atuou nas lojas em…

Continuar lendo
Publicidade