Coletivo artístico pinta a frase "Vidas Pretas Importam" na Avenida Paulista, em São Paulo
Foto: Reprodução / GloboNews

Por volta das 5 horas da manhã deste sábado (21), a frase “Vidas Pretas Importam” foi pintada na Avenida Paulista, em São Paulo. A pintura foi coordenada e realizada pelo coletivo de artistas produtores culturais, motivados pelo assassinato de João Alberto Silveira Freitas.

O soldador, um homem negro, foi espancado até a morte por dois seguranças em um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre na terça-feira (19). 

Os pintores do coletivo tiveram apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que fechou parte da avenida para que a frase pudesse ser pintada durante a madrugada.

De acordo com os artistas, a expectativa é de que a tinta seque até às 13h30, quando três das quatro faixas da Avenida Paulista forem liberadas.

“Eu espero que a gente consiga dar o recado do tamanho que está sendo essas letras. Uma simbologia nessa cidade, nessa avenida”, disse a artista e produtora Fernanda de Deus. “Não só no dia de hoje, a gente tem que exaltar o quanto é importante a vida dos negros e negras. Os pretos e pretas aqui no Brasil”.
“Essa frase deveria estar em todas as ruas e vielas para que a sociedade não esqueça o quanto o racismo é estrutural no nosso país”, afirmou Neto Duarte, artista plástico e produtor visual.
Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro mencionou sobre a violência que o povo brasileiro sofre, mas não citou o caso de João Alberto. Além disso, chegou a dizer que era “daltônico”: “todos têm a mesma cor”. O vice-presidente, Hamilton Mourão, também se pronunciou minimizando a causa e dizendo que “no Brasil não existe racismo“.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.