Porteiro do condomínio de Bolsonaro diz que se sentiu “pressionado” e recua no depoimento
Conecte-se conosco

Brasil

Porteiro do condomínio de Bolsonaro diz que se sentiu “pressionado” e recua no depoimento

Ele se apresentou de novo à Polícia Federal e disse que lançou errado o registro de entrada de Elcio Queiroz

Publicado

em

Fachada do Condomínio Vivendas da Barra
Porteio diz que lançou errado entrada de Elcio Queiroz. (Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo)

O porteiro do condomínio Vivendas da Barra, lugar em que mora o presidente Jair Bolsonaro, disse à Polícia Federal na terça-feira (19) que lançou errado o registro de entrada de Elcio Queiroz, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes.

O funcionário disse, no novo depoimento, que ele se sentiu “pressionado”, por isso disse que a entrada de Elcio Queiroz foi autorizada por Bolsonaro. Questionado, ele disse que ninguém “o pressionou”, mas que se sentiu assim.

O depoimento dado pelo porteiro compõe o inquérito que foi aberto a partir de sua primeira fala, quando o funcionário afirmou que “Seu Jair” havia liberado a entrada do suspeito. Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, foi quem solicitou a abertura da investigação. Para ele, o caso se tratava de uma “tentativa de envolvimento indevido” do nome de Bolsonaro.

Entenda

Elcio Queiroz teria dado entrada no condomínio Vivendas da Barra em 14 de março de 2018 dirigindo um Renault Logan prata. Segundo reportagem da TV Globo, que exibiu o depoimento do porteiro, o suspeito de matar Marielle teria sido liberado pelo “Seu Jair”.

Foi provado que, no dia, o atual presidente estava na Câmara dos Deputados.

Segundo Moro, as “inconsistências” no depoimento do funcionário podem classificar o ato como “crimes de obstrução à Justiça, falso testemunho ou denunciação caluniosa”.

A Polícia Federal abriu o inquérito assim que recebeu o pedido protocolado por Aras. Agora, Raquel Dodge, procuradora-geral da República, quer que o caso seja analisado pelo Superior Tribunal de Justila (STJ), mas a federalização enfrenta resistência no Ministério Público do Rio, o qual comanda as investigações.

 

 

Brasil

‘Nem-Nem’: número de jovens que não trabalham nem estudam cresce no Brasil

De acordo com especialistas, desigualdade, a pandemia e mercado informal influenciam nos índices. Saiba mais.

Publicado

em

Pessoas caminhando em calçada urbana; um homem de mochila amarela em destaque; outro agachado, concentrado no celular.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Número de jovens que não estudam nem trabalham dispara no último ano. De acordo com levantamento do Ministério do Trabalho, o Brasil tem 5,4 milhões de jovens entre 14 e 24 anos nessa situação, um aumento de 35% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Na soma com os desocupados (3,2 milhões), que são aqueles que não estudam e nem…

Continuar lendo

Brasil

Exército afasta militares após ‘fake news’ sobre rompimento de dique no Rio Grande do Sul

Na noite deste domingo (26), moradores da cidade foram orientados a evacuar bairro devido a suposto rompimento de dique, o que inundaria a região – mas a estrutura não rompeu.

Publicado

em

Rua alagada com árvores ao fundo e uma placa com o nome do bairro Matias Velho, do Rio Grande do Sul
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

No último domingo (26), um erro de procedimento por parte de militares do Exército Brasileiro causou pânico e a evacuação precipitada de moradores do bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul. A informação falsa de que um dique havia rompido na região circulou pelas redes sociais na noite deste domingo (26), levando os militares a orientarem os…

Continuar lendo

Brasil

Davi, campeão do BBB 24, se defende de críticas após usar doações para viajar ao RS

Em entrevista, o ex-BBB disse que não tinha condições financeiras de ir para o Rio Grande do Sul com os seus próprios meios.

Publicado

em

Davi BBB distribui doações de alimentos no Rio Grande do Sul.
Foto: Reprodução/Davi Brito/Instagram

Davi Brito, vencedor do BBB 24, admitiu que utilizou parte das doações que arrecadou para se deslocar ao Rio Grande do Sul para auxiliar os desabrigados pelas enchentes. O ex-motorista de aplicativo disse, em entrevista ao O Globo, que "ainda não tinha condições financeiras de ir para o Rio Grande do Sul com os meus próprios meios". "Inicialmente, pedi Pix…

Continuar lendo

Brasil

Inmet alerta para perigo de chuvas e ciclone no Rio Grande do Sul

Segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Publicado

em

Bairro alagado após enchente, mostrando casas inundadas e danos causados pela água em uma comunidade do Rio Grande do Sul.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas na região Sul, incluindo o Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (27). O alerta é válido entre as 0h01 e as 21h e prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora. Além disso, o órgão prevê ventos fortes que podem chegar a 100 quilômetros por hora. De…

Continuar lendo

Brasil

Inverno não deve ser tão frio no Brasil com previsão de temperaturas acima da média

O inverno de 2024 começa oficialmente no dia 21 de junho às 17h51 (horário de Brasília).

Publicado

em

Sol no céu
Confira a previsão para a próxima estação (Foto: )

O inverno de 2024 se aproxima no Brasil, e os meteorologistas já traçam um panorama geral da estação, que terá como principal característica a ausência de extremos climáticos. Segundo as previsões, não há expectativa de ondas de frio intenso ou calor excessivo, com a estação se caracterizando por um equilíbrio entre temperaturas amenas e períodos frios. De acordo com meteorologistas…

Continuar lendo