Por 5 votos a 2, TSE torna Bolsonaro inelegível por mentiras e ataques ao sistema eleitoral
Connect with us

Política

Por 5 votos a 2, TSE torna Bolsonaro inelegível por mentiras e ataques ao sistema eleitoral

Decisão tomada nesta sexta-feira (30) deixa Jair Bolsonaro inelegível até 2030.

Published

on

Atualizado há

Jair Bolsonaro
Maioria da Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Na manhã desta sexta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria e condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cometer abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Assim, a decisão o deixa inelegível por oito anos. A ministra Cármen Lúcia deu o voto decisivo.

O placar final ficou em 5 a 2 pela condenação. Confirmada a condenação e a inelegibilidade, Bolsonaro ficará fora das eleições brasileiras até 2030. A ação foi apresentada pelo PDT. A maioria da Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar sem provas o sistema eleitoral. O então presidente transmitiu o encontro pela TV Brasil e por perfis de Bolsonaro nas redes sociais.

A defesa de Bolsonaro poderá recorrer da decisão ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, o efeito da inelegibilidade é imediato. O advogado de Bolsonaro no caso, Tarcísio Vieira de Carvalho, já indicou que acionará o Supremo.

O relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, apresentou o voto pela condenação e inelegibilidade de Bolsonaro, na terça-feira (27). Assim, os ministros Floriano de Azevedo, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes acompanharam o entendimento. Enquanto isso, os ministros Raul Araújo e Nunes Marques votaram contra a condenação e a inelegibilidade de Bolsonaro.

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta soluções para saúde e segurança no Ivoturucaia

Published

on

Gustavo Martinelli em caminhada no bairro Ivoturucaia, sorrindo e fazendo gesto de quatro com uma moradora local.
Foto: Divulgação

Durante uma caminhada realizada hoje (11) no bairro Ivoturucaia, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentaram suas propostas e conversaram diretamente com os moradores da região. No encontro, Martinelli destacou a importância de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro, garantindo que o projeto não ficará apenas no papel: “Essa unidade será uma realidade para melhorar o atendimento de…

Continue Reading

Eleições 2024

Com Parimoschi, Ponte São João ganhará base da Guarda Municipal

Published

on

José Antonio Parimoschi e Quézia de Lucca durante campanha em Jundiaí, conversando com a imprensa em frente a um cartaz eleitoral
Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, acompanhado da vereadora mais votada da história da cidade, Quézia de Lucca, com 8.020 votos, realizou uma caminhada pelo bairro Ponte São João nesta semana. Durante o percurso, Parimoschi e Quézia conversaram com moradores, ouviram sugestões e apresentaram compromissos com diversas melhorias para a região. Um dos principais pontos discutidos foi…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli defende integração entre UBSs e Hospital São Vicente

Published

on

Gustavo Martinelli, homem com barba, usando camisa polo azul, segurando microfone e fazendo discurso, com lâmpadas penduradas ao fundo.
Foto: Divulgação/Reprodução Instagram

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi, apresentaram um conjunto de propostas para melhorar o sistema de saúde da cidade. As iniciativas têm como foco principal a melhoria do atendimento e a redução das filas de espera, com base em diálogos com a população e em consultoria de especialistas. Gustavo Martinelli aposta no Poupatempo…

Continue Reading

Eleições 2024

Movimento Cardume foi eleito para primeiro mandato do PSOL em Jundiaí; conheça

O Tribuna de Jundiaí preparou matérias exclusivas com vereadores eleitos para 1º mandato na cidade. Nesta edição, conheça o Movimento Cardume.

Published

on

Coletivo Cardume foi eleito para primeiro mandato do PSOL em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nas eleições municipais deste ano em Jundiaí, a cidade elegeu 7 vereadores que, a partir de 2025, cumprirão seu primeiro mandato. De diferentes partidos e com distintas ideologias, essas sete pessoas, juntas dos outros 12 parlamentares eleitos, passarão os próximos quatro anos sendo vozes ativas na Câmara Municipal de Jundiaí, propondo ideias e fiscalizando a gestão municipal em prol dos…

Continue Reading

Eleições 2024

Governador Tarcísio de Freitas reafirma apoio a Parimoschi no segundo turno das eleições em Jundiaí

“Parimoschi é honesto, ficha limpa, trabalhador e experiente. Tem toda condição de dar continuidade a este grande trabalho que tem sido feito em Jundiaí”, afirmou o governador.

Published

on

Luiz Fernando Machado, Tarcísio de Freitas e José Antonio Parimoschi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reforçou o seu apoio ao candidato José Antonio Parimoschi no segundo turno das eleições municipais em Jundiaí. Durante sua manifestação, o governador ressaltou a importância de um administrador experiente para manter o crescimento sustentável da cidade. O candidato a Prefeitura de Jundiaí também tem o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado. “Parimoschi…

Continue Reading
Advertisement