Preconceito contra universitária de 44 anos gera revolta e solidariedade de colegas
Conecte-se conosco

Brasil

Preconceito contra universitária de 44 anos gera revolta e solidariedade de colegas

A caloura de biomedicina Patrícia Linares foi vítima de etarismo; em vídeo, três alunas ironizam e dizem que ela deveria “estar aposentada”

Publicado

em

Atualizado há

Alunos demonstram apoio à Patrícia Linares, vítima de etarismo na Unisagrado, em Bauru (SP). Foto Arquivo Pessoal

Na sexta passada (10), viralizou um vídeo na internet mostrando três estudantes do curso de biomedicina da universidade Unisagrado, em Bauru, debochando da aluna do mesmo curso, Patrícia Linares, por ela ter 44 anos.

Indignados com o preconceito e para mostrar solidariedade à Patrícia, seus colegas de curso reuniram e entregaram cartas, flores e chocolates. A caloura vítima do etarismo recebeu, no mesmo dia, apoio de alunos do 4º ano de biomedicina, que não se conformaram com a falta de empatia. Para eles, a nova estudante é um exemplo de que “nunca é tarde de ir atrás dos seus sonhos”.

Ao g1, a aluna Júlia Fuganholi, de 21 anos, conta que Patrícia ficou emocionada com o apoio e confessou ter ficado mal ao ver o vídeo em que é ridicularizada. “Fomos atrás dela dentro da instituição. No momento que fizemos a homenagem, ela ficou surpresa. Ela falou que tinha ficado muito mal com tudo que havia acontecido, mas que, ao mesmo tempo, se sentiu muito acolhida com as inúmeras mensagens de carinho que ela recebeu do mundo todo”, diz.

Entenda o caso

Na postagem, que já somou mais de três milhões de visualizações, uma das estudantes aparece gravando o vídeo enquanto conversa com as outras duas colegas. Na gravação ela ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. E a outra responde: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, concorda a terceira.

A estudante que gravou o vídeo ainda diz: “Gente, 40 anos não pode mais fazer faculdade. Eu tenho essa opinião”. Elas chegam a dizer que a mulher “não sabe o que é Google”.

Devido à repercussão do caso, os estudantes cobram um posicionamento da universidade. “Que isso nunca mais venha acontecer, para que isso seja combatido, pois nenhum tipo de preconceito deve ser aceito em nenhuma situação”, afirma Júlia.

O que diz a Unisagrado

A universidade publicou uma nota em sua rede social horas depois, mas sem fazer menção direta ao caso. No comunicado, afirma que não compactua com qualquer tipo de discriminação e que acredita que “todos devem ter acesso à educação de qualidade, desde pequenos até quando cada um quiser, porque educação é isso: autonomia”.

Nos comentários da publicação, muitas pessoas cobraram medidas por parte da instituição. “Queremos uma ação disciplinar para que fiquem todos cientes que esse tipo de atitude é totalmente descabível e não venha se repetir nunca mais”, comentou uma mulher.

Ao g1, a assessoria da Unisagrado disse que está tomando medidas em relação às universitárias envolvidas no caso. “Mas por respeito a todos os envolvidos estamos trabalhando no âmbito institucional e não divulgaremos”, disse.

Brasil

Felipe Neto arrecada R$ 4,8 milhões e envia 220 purificadores de água para o RS

O youtuber e influenciador digital arrecadou a quantia em 24 horas; equipamentos já chegaram no estado gaúcho

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Em uma demonstração poderosa de solidariedade e mobilização social, o youtuber e influenciador digital Felipe Neto arrecadou a quantia de R$ 4,8 milhões em apenas 24 horas. O objetivo? Adquirir e enviar 220 purificadores de água para o estado do Rio Grande do Sul, duramente afetado por enchentes que deixaram milhares de pessoas sem acesso a água potável. A iniciativa…

Continuar lendo

Brasil

Elon Musk anuncia doação de 1000 terminais da Starlink para auxiliar equipes de resgate no RS

Em postagem no X, bilionário expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Elon Musk
Foto: Reprodução/Youtube

Na manhã desta quinta-feira (9), o empresário Elon Musk expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. Através de uma postagem no X (antigo Twitter), o bilionário anunciou uma significativa doação da Starlink, sua empresa de internet via satélite, destinada a auxiliar as equipes de resgate na região. "Em razão das terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a…

Continuar lendo

Brasil

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Segundo o órgão, foi identificado o risco de contaminação biológica, que, de acordo com a fabricante, não oferece risco à saúde ou segurança do consumidor.

Publicado

em

Por

Veja a lista completa com todos os lotes e nota oficial da empresa (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente Ypê. O órgão tomou a decisão após a identificação de um risco de contaminação biológica nos produtos. Apesar da fabricante, a Química Amparo, afirmar que não há risco à saúde ou segurança do consumidor, a Anvisa decidiu suspender os lotes como medida…

Continuar lendo

Brasil

Neymar envia aeronave cheia de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens de primeira necessidade para as regiões mais afetadas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Neymar

O jogador de futebol Neymar Jr. mobilizou ajuda para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens essenciais para as regiões mais afetadas. Em 30 de abril, a aeronave de Neymar, um Cessna Citation Sovereign, decolou do Aeroporto…

Continuar lendo

Brasil

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados

Publicado

em

Por

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Defesa Civil monitora áreas de risco e orienta população a seguir planos de contingência (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. De acordo com a Defesa…

Continuar lendo
Publicidade