Avancini assume liderança do ranking mundial de mountain bike
Conecte-se conosco

Esportes

Avancini assume liderança do ranking mundial de mountain bike

Henrique Avancini coloca o Brasil no topo do ranking mundial do mountain bike – uma das categorias olímpicas do ciclismo – pela primeira vez

Publicado

em

Henrique Avancini. (Foto: Divulgação)
Avancini deixou para trás o suíço Nino Schurter, medalhista de ouro na Olimpíada Rio 2016. (Foto: Divulgação)

O topo do ranking mundial do mountain bike – uma das categorias olímpicas do ciclismo – é de um brasileiro pela primeira vez. Henrique Avancini assumiu o primeiro lugar do cross country olímpico (XCO) na classificação da União Ciclística Internacional (UCI), deixando para trás o suíço Nino Schurter, medalhista de ouro na Olimpíada Rio 2016.

“Durante anos me perguntei se realmente buscar alguma coisa com tanto afinco valeria a pena. Se insistir em não querer ser só mais um me levaria à algum lugar. Quis chegar ao topo, do meu jeito, acreditando nos meus princípios. Não importa onde, qual ou quando for a corrida, eu vou largar para brigar pela vitória”, celebrou o brasileiro, em postagem no Instagram.

A regularidade de Avancini explica a subida no ranking. De julho de 2019 para cá, ele pontuou em 24 provas, contra 18 de Schurter. Há uma semana, o atleta fluminense de 31 anos venceu a segunda etapa da Copa do Mundo de mountain bike, realizada em Nové Mesto (República Tcheca). No último sábado (10), em Leogang (Áustria), o brasileiro terminou o Mundial da modalidade na 10ª posição.

O posicionamento no ranking é fundamental para as pretensões de Avancini de competir na Olimpíada de Tóquio (Japão), no ano que vem. O Brasil é o quarto colocado do ranking de nações na UCI, com direito a duas vagas nos Jogos, e só perderá uma delas se cair para oitavo. O país ficará fora dos Jogos apenas se ficar abaixo da 30ª posição. Avancini, portanto, está praticamente garantido nos Jogos.

Leia também:

Dois ciclistas disputam a outra vaga brasileira: Luiz Henrique Cocuzzi (que subiu um degrau e é o 51º do mundo) e Guilherme Muller (que ascendeu quatro lugares e está em 56º). No Mundial, Muller ficou em 33º e Cocuzzi em 36º. Em 2016, Avancini e Rubens Donizete representaram o país no XCO, com o primeiro terminando a prova em 23º e o segundo em 30º lugar.

No XCO feminino, a brasileira mais bem colocada é Raiza Goulão, que subiu cinco posições na lista da UCI e ocupa o 48º lugar. Como o Brasil é o 19º do ranking de nações, tem direito, atualmente, a uma vaga olímpica para as mulheres. No Mundial, Raiza chegou em 45º, quatro postos à frente da outra representante do país, Letícia Soares, 80ª do mundo.

Com informações da Agência Brasil.

 

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo

Esportes

Uma breve história dos torneios de esportes cibernéticos

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

Os torneios de esportes cibernéticos, hoje um espetáculo global, tiveram um início humilde. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o crescimento dos jogos competitivos era predominantemente localizado, com pequenos grupos de entusiastas organizando festas em LAN locais e torneios amadores. A onipresença da Internet, no entanto, impulsionou os esportes cibernéticos para um cenário global. Como a…

Continuar lendo

Esportes

Taça das Favelas de Jundiaí 2024 abre inscrições para os atletas

Torneio começa no dia 11 de maio, com final prevista para 22 de junho

Publicado

em

Por

Jundiaí terá nova edição da Taça das Favelas, com a participação de 600 jovens. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A segunda edição da Taça das Favelas Jundiaí, uma realização da Cufa e Prefeitura de Jundiaí, com promoção da TV TEM, começa no dia 11 de maio, com final prevista para 22 de junho. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição pelo aplicativo oficial do torneio Placar Esportivo e passar por uma peneira entre as equipes em suas respectivas…

Continuar lendo