A estrutura da Vtennisteam Sport Center, que vai receber mais uma edição do Open de tênis e beach tennis, foi elogiada pelo ex-tenista profissional Ricardo Hocevar (número 149 no ranking mundial) e pelo campeão mundial de beach tennis em 2018, Marcus Vinicius Ferreira. Ambos estiveram em Jundiaí para o anúncio do torneio, que acontece entre os dias 8 e 12 de outubro, reunindo atletas de vários Estados e regiões do Brasil.
Considerada a melhor competição do Brasil, o Open reúne atletas amadores e ex-profissionais em disputas que rendem medalhas e premiação em dinheiro. Para este ano, as inscrições já estão abertas e serão beneficentes (10% de toda a renda será revertida para uma instituição social).
Todos os protocolos sanitários serão seguidos e ainda será possível admirar a beleza da Vtennisteam Sport Center – um complexo esportivo com três quadras de tênis e outras oito para beach tennis, em meio à natureza exuberante, no Parque Centenário. O avanço da vacinação e a redução das internações e óbitos relacionados à pandemia também contribuíram para que a retomada fosse em grande estilo.
Importância
“Esses grandes eventos regionais são muito importantes, pois consegue trazer grandes atletas profissionais. Na edição passada que disputei e fui campeão, participou até o Calbucci, número 1 do mundo (Alessandro Calbucci, italiano pentacampeão mundial), e isso é bom para a gente que é profissional e roda o circuito mundial, para mostrar o nosso esporte. Como também para a galera amadora, os jovens atletas que conseguem ver alguns destes profissionais aqui na cidade. Isso é fantástico para o esporte”, destacou Marcus.
Ele também fez questão de ressaltar que o beach tennis está ganhando cada vez mais adeptos e os municípios que contam com uma estrutura como Jundiaí levam vantagem na revelação de atletas. “É impressionante como a molecada está praticando, cada vez que eu rodo os circuitos vejo mais gente praticando e isso traz inúmeras possibilidades, ainda mais sendo feito em conjunto com o tênis, como aqui na Vtennisteam. Mostra o nosso trabalho e dá a possibilidade desses novos talentos mostrarem vontade e até ganharem da gente”.
O atleta explicou que o esporte foi criado em 2008, na Itália, e que tem ganhado espaço no Brasil – inclusive com resultados expressivos nas competições internacionais. “Não somos pioneiros, mas fomos um dos primeiros países a aderir e, com certeza, é o que mais o desenvolve. Isso por conta de alguns fatores, como nosso litoral extenso. E no interior, como aqui em Jundiaí e Campinas, também está bombando pelo clima favorito do brasileiro: liberdade, pés na areia, música e um ambiente super agradável! Quem não praticou ainda, eu recomendo”.
Grand Slam
Na edição de 2019, última antes da pandemia, mais de 500 pessoas participaram da competição e se apresentaram para um público de mais de 2 mil pessoas – fora as mais de 6 mil que acompanharam pelas transmissões ao vivo, feitas via Facebook. Um dos participantes foi justamente Ricardo Hocevar, que na final de 2019 venceu o jundiaiense Júlio Silva.
“Tive o prazer de jogar esse torneio há dois anos e fui campeão. É uma competição incrível, que foi dito aqui ser o maior do Brasil através do social e do grande número de atletas amadores. A estrutura que vocês têm aqui em Jundiaí é excelente, com as quadras e comodidade para quem está fora delas. Vale a pena todo mundo conhecer, não só no tênis como também no beach tennis”, ressaltou o tenista – que em 2010 enfrentou o então número 1 do mundo, o australiano Lleyton Hewitt, no Australian Open (veja vídeo abaixo).
Ele elogiou, também, a possibilidade dos jovens poderem mostrar o potencial em competições como o Open Vtennisteam. “O tênis desenvolve muito a educação dessas crianças e adolescentes.
Jovens talentos
Outros dois destaques da atualidade que participaram da entrevista coletiva do Open Vtennisteam também destacaram a importância do torneio para o cenário nacional.
Lucas Morandini Sanchez é jundiaiense e começou no tênis aos 8 anos, jogando na quadra existente no Complexo Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão. Aos 25 anos, depois de figurar no ranking da ATP (Association of Tennis Professionals) e chegar ao top10 no ranking de duplas nos Estados Unidos, ele trabalha ajudando jovens atletas a também se projetar profissionalmente, fora do país.
“Participei do primeiro campeonato realizado aqui, há oito anos, e só tinham duas quadras de tênis. Hoje a estrutura é muito maior e isso mostra que Jundiaí está crescendo na modalidade, com o Victor (Sianga, fundador da Vtennis) abrindo portas e levando o nome da cidade para o mundo inteiro”, declarou. “Lembro que o prêmio para o vencedor era uma raquete do Djokovic (Novak Djokovic, sérvio, atual número 1 do tênis mundial) e eu a ganhei”.
Richard Gomes, de 15 anos, é outro destaque. Veio de Caraguatatuba para realizar um teste na Vtennisteam e não deixou mais Jundiaí. Convocado recentemente para a seleção brasileira de base do beach tennis, ele sonha em representar o país.
“Sou muito grato à minha família e aos meus professores, pois sem eles eu não estaria aqui. À Vtennis, que me deu uma grande ajuda, com toda esta estrutura e o suporte para que possa treinar e jogar. À Mormaii, que confiou em mim e me patrocina, e ao técnico Juca, que me convocou. Vou honrar a camisa da seleção brasileira porque é o sonho de todo atleta, deixei de fazer muitas coisas para estar aqui… me privei de muitas coisas, mas tudo valeu a pena. Nada é impossível na vida!”, declarou.
Competições encerram-se no dia 13 de outubro (Foto: Divulgação)
Os atletas do PEAMA de Jundiaí irão disputar, a partir de quinta-feira (3), os Jogos Latino-Americano, em Assunção, no Paraguai. Os jogos seguem até dia 13 de outubro. A delegação do Brasil será chefiada pelos professores Rafael Fiúza e Itamar Aquino, ambos do Rio de Janeiro. Os atletas brasileiros irão participar das modalidades de atletismo, natação, badminton, tênis de mesa,…
A Escola de Artes Marciais Wu De, sob a direção do professor Júlio César Maia, de 36 anos, tem se destacado como um importante centro de ensino de Kung Fu em Jundiaí. Com um histórico rico em competições e eventos, a Wu De se prepara para mais um capítulo de história: o Campeonato Paulista de Kung Fu Tradicional, que reunirá…
Atletas jundiaienses apresentam bom desempenho em competição (Foto: Divulgação)
Nos dias 21 e 22 de setembro, foi realizado em Curitiba (PR) o Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2024, que contou com a participação da equipe de Jundiaí (SP). O time jundiaiense apresentou bons resultados na classificatória na competição. Confira: Andrey Toledo - 1º lugar Boys 10 Luca Grigoletto - 1º lugar Boys 16 Andrey Toledo - 4º lugar Boys Cruiser…
Fausto com a taça de campeão do Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 (Foto: Gustavo Amorim/Paulista FC)
Na segunda-feira (23), Fausto Dias renovou o seu contrato com o Paulista de Jundiaí, campeão do Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024, a "Bezinha". O treinador permanecerá com o Galo na disputa da Série A4 que inicia em janeiro do próximo ano. Dos 20 jogos que comandou o Paulista de Jundiaí, Fausto conquistou 12 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, terminando…
Botafogo e São Paulo iniciam, nesta quarta-feira (18), a disputa pela tão almejada vaga nas semifinais da Copa Libertadores da América. O confronto está marcado para às 21h30 (horário de Brasília) e será realizado no estádio Nilton Santos, com transmissão ao vivo pela Rádio Nacional. O Botafogo entra em campo com certo favoritismo, especialmente considerando o ótimo momento da equipe…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade