É de Jundiaí: Professor do Peama comanda goalball e conquista ouro inédito em Tóquio
Connect with us

Esportes

É de Jundiaí: Professor do Peama comanda goalball e conquista ouro inédito em Tóquio

Alessandro Tosim começou no Peama como estagiário e nesta sexta-feira fez história nas Paralimpíadas.

Published

on

Atualizado há

Equipe da Seleção Brasileira de Goalball comemorando vitória em Tóquio
Em Tóquio, o time brasileiro de goalball marcou seis vitórias e apenas uma derrota (Foto: Prefeitura de Jundiai)

Alessandro Tosim, técnico da Seleção Brasileira de Goalball masculina convocada para as Paralimpíadas de Tóquio, fez parte da história do esporte no país com uma medalha de ouro inédita nesta terça-feira (13). A vitória veio sobre a China, com 7 a 2, o que trouxe o título de campeão nos Jogos no Japão.

Agora, a tão aguardada medalha de ouro se une à prata conquistada em 2012, nas Paralimpíadas de Londres, e ao bronze, do Rio 2016. Durante sua passagem por Tóquio, o time brasileiro teve seis vitórias e apenas uma derrota, fechando um circuito bem perto do perfeito.

“Isto é resultado de muito trabalho. Esses moleques se dedicaram 24 horas por dia nesse ano todo para chegar nesse pique. A gente mostra o quanto o goalball brasileiro é forte, o quanto fomos evoluindo ao longo dos anos, e vemos que não estamos no topo do mundo à toa, não. É porque teve muito trabalho, empenho e amor pela modalidade”, comentou Tosim.

Seleção Brasileira de Goalball Masculino ganhou a medalha de ouro em Tóquio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Em 2012, perdemos uma final paralímpica. E eu tinha dito para mim mesmo que, se Deus nos desse a oportunidade de disputar outra final, a gente jamais iria perder novamente” falou o técnico, emocionado. Nos jogos de 2012, o Brasil perdeu para a Finlândia por 8 a 1.

De Jundiaí para o mundo

Tossim é professor do Peama de Jundiaí desde 1999, onde foi estagiário. Além do goalball, o treinador também dá aulas de iniciação de karatê e natação.

O jundiaiense está na Seleção Brasileira de Goalball desde 2009, e desde então tem colecionado memórias e conquistas. Além das medalhas olímpicas em Londres, no Rio e agora em Tóquio, também auxiliou o Brasil até o tricampeonato dos Jogos Parapan-Americanos e ao bicampeonato mundial.

Alessandro Tosim entrou para a comissão técnica de goalbaal do Brasil em 2009 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O treinador foi parabenizado pelo prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado, que destacou o orgulho por ter o representante do outro lado do mundo.

“Só do Tosim estar lá representando nosso Peama que é referência e Jundiaí já é um orgulho imenso. Agora ele traz a inédita medalha de ouro e temos que aplaudir de pé. O trabalho dele faz a diferença na vida de muitas pessoas não só em Jundiaí como no mundo todo. Hoje tivemos a a certeza disso. Parabéns para ele e para todos os atletas de seleção brasileira”.

Esportes

Piloto de Várzea Paulista é bicampeão no Campeonato Paulista de Motocross

Nelson Moraes, o “Cavuco”, conquistou o título de bicampeão na categoria MX4.

Published

on

Nelson conquista dois títulos em Campeonato Estadual de Motocross.
Piloto varzino brilha no Campeonato Paulista de Motocross (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

O piloto Nelson Moraes, conhecido popularmente como “Cavuco”, representou Várzea Paulista (SP) no Campeonato Paulista de Motocross 2024, conquistando o título de bicampeão na categoria MX4 e vice-campeão na categoria MX3.  Ao longo das setes etapas da competição, realizadas em várias cidades do Estado de São Paulo, ele se destacou nas categorias MX3 e MX4. A etapa decisiva ocorreu no…

Continue Reading

Esportes

Jovem de Jundiaí conquista 3º lugar em campeonato estadual de patinação

Gabriel Domingos, de 12 anos, faz parte do projeto ‘Patinando Jundiaí’ e está empenhado em conquistar outros títulos.

Published

on

Gabriel do patinando Jundiaí.
Gabriel conquistou 3º lugar no Campeonato Freestyle Battle SP 2024 (Foto: Arquivo pessoal)

Gabriel Domingos, de 12 anos, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Freestyle Battle SP 2024 nas modalidades Battle Slalom - Slides - Free Jump. Ele faz parte do projeto Patinando Jundiaí, que ensina pessoas de todas as idades a patinar.  Para Pamela Debiasio, uma das fundadoras do projeto, Gabriel se apaixonou pelo esporte e ingressou no grupo em 2022, quando…

Continue Reading

Esportes

Jundiaiense de apenas 6 anos conquista título de campeão paulista de BMX

Lucca Bernardes foi campeão na categoria novatos 5/6 anos no Campeonato Paulista de BMX.

Published

on

Lucca na pista de BMX.
Lucca, de 6 anos, se manteve como primeiro em todas as etapas da competição (Foto: Reprodução/ AP BMX | Arquivo Pessoal)

No último domingo (24), em Jarinu (SP), ocorreu a Final do Campeonato Paulista de BMX e o pequeno Lucca Bernardes foi campeão na categoria novatos 5/6 anos. Ele ficou em primeiro lugar nas oitos etapas, garantindo o título. “Lucca já sabia que seria campeão paulista antes da última etapa, pois pela pontuação que ele tem das outras corridas do campeonato…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content