Jogadores deixam o campo em jogo entre PSG e Istanbul Basaksehir após acusação de racismo
Connect with us

Esportes

Jogadores deixam o campo em jogo entre PSG e Istanbul Basaksehir após acusação de racismo

Quarto árbitro romeno é acusado de deferir ofensas racistas a membro da comissão técnica do Istanbul.

Published

on

Atualizado há

Nesta terça-feira (8), durante a partida entre o PSG e o Istanbul Basaksehir, jogadores dos dois times saíram de campo após uma acusação de racismo. O momento histórico aconteceu logo no primeiro tempo do jogo, depois que Pierre Webó, membro técnico da equipe do Istanbul, acusou o quarto árbitro romeno, Sebastian Coltescu, de ter deferido uma ofensa racista ao profissional.

A partida acontecia no Parque dos Príncipes, pelo Grupo H da Liga dos Campeões. Tudo começou quando o lateral brasileiro, Rafael, que joga pelo Istanbul, recebeu um cartão amarelo. Assim, alguns membros da equipe reclamaram da punição.

De acordo com relatos de jornalistas romenos, o quarto árbitro chamou o juiz principal, Ovidiu Hategan, pedindo a punição de Pierre Webó. No momento, Sebastian Coltescu teria dito:

“Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim”, afirmou Coltescu, a Hategan, se referindo ao camaronês da comissão técnica do time turco.

Webó questionou Coltescu muitas vezes, revoltado: “O que você falou? Por que você falou preto?“. Enquanto isso, o árbitro principal, Hategan, se aproximou e deu um cartão vermelho para Webó. Foi a partir daí que os membros da comissão técnica e os jogadores que estavam no banco reserva do Istanbul chegaram e a revolta ficou cada vez maior.

Os dirigentes dos dois times foram até o gramado para saber o que estava acontecendo e os atletas dos dois times decidiram abandonar a partida.

Ao vivo

Em um dos momentos da confusão, a transmissão da partida flagrou o atacante senegalês, Demba Ba, expondo sua revolta em direção a Sebastian Coltescu.

“Você nunca diz ‘esse cara branco’, você diz ‘esse cara’. Então por que você está mencionando ‘cara preto’? Você tem que dizer ‘esse cara preto’? Por quê?!”
Além disso, as câmeras também registraram o momento que os atacantes Mbappé e Neymar disseram ao juiz, Ovidiu Hategan, que enquanto o arbitro continuasse em campo, os jogadores não retornariam para a partida. “Não vamos jogar. Não podemos jogar. Com esse cara (quarto árbitro) aqui, não vamos jogar”, disse Mbappé.
O recomeço da partida ficou marcada pela Uefa para as 18h (horário de Brasília) e o time do PSG chegou a ir para o túnel do vestiário, que dá acesso ao gramado. Mas os jogadores do Istanbul Basaksehir se recusaram a terminar o jogo.
Dessa forma, depois de uma longa indefinição, a Uefa anunciou que a partida será adiada para esta quarta-feira (9), às 14h55, com nova equipe de arbitragem. A entidade também informou que abrirá imediatamente uma investigação sobre o caso. “O racismo e a discriminação em todas as suas formas não têm lugar no futebol”, de acordo com o comunicado oficial.
Nas redes sociais, o Istanbul publicou uma mensagem de combate ao racismo, que foi republicada pelo PSG.

Com informações do Globo Esporte.

Esportes

Elite do futebol evita Data Fifa, enquanto brasileiros aproveitam para recuperar elenco

Published

on

Dois jogadores descansam deitados no gramado após treino, com bola de futebol em destaque no campo. Data Fifa.
Foto: Pexels

Em meio a mais uma Data Fifa, a discussão sobre o calendário apertado do futebol mundial volta a ser destaque nos debates esportivos. Com jogadores atuando no limite físico, alguns atletas já optaram por pedir dispensa das convocações para a seleção. Inclusive, há quem aproveite a pausa da Data FIFA para explorar os melhores jogos de apostas durante esse período.…

Continue Reading

Esportes

Atleta de Jundiaí conquista pódio brasileiro e faz história no flag football com campanha invicta

Campeão brasileiro de flag football, Antonio Augustto, 23 anos, compartilhou sua trajetória, suas metas e o que o motiva a seguir adiante. Confira a entrevista!

Published

on

Antonio Augustto, atleta de flag football
Foto: Grasiela Gonzaga/ @foto.gragonzaga

Antonio Augustto, 23 anos, tem um percurso notável no flag football, modalidade esportiva derivada do futebol americano. Completando 24 anos neste mês de novembro, o jovem se destaca pelo empenho e determinação de levar o flag football a novos patamares e representar o Brasil em competições internacionais. Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, Antonio compartilhou sua trajetória, suas metas e…

Continue Reading

Esportes

Bombeiros de Várzea Paulista conquistam ouro nos Jogos Pan-Americanos de Rafting

Militares de Brotas também fizeram parte da equipe campeã em competição disputada no Chile.

Published

on

Bombeiros de Várzea Paulista e Brotas com suas medalhas.
Bombeiros de Várzea Paulista e de Brotas conquistam o pódio nos Jogos Pan-Americanos de Rafting (Foto: Maurício Valência Fotografia/ SSP-SP)

A equipe de rafting do Corpo de Bombeiros de São Paulo ganhou medalha de ouro no Pan-Americano de Rafting, na última quinta-feira (31) e sábado (2), em Pucón, no Chile. Os militares, que são de Várzea Paulista e Brotas (SP), retornaram ao Brasil nesta terça-feira (5). A vitória é considerada um marco histórico pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) para…

Continue Reading

Esportes

Corinthians x Palmeiras: onde assistir ao vivo o jogo do Brasileirão

Times disputam o Dérbi que pode ser determinante para a temporada.

Published

on

Corinthians x Palmeiras
Duelo marca a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A (Foto: Tribuna de Jundiaí/ Canva)

Nesta segunda-feira (4), às 20h, na Neo Química Arena, ocorre o clássico Corinthians x Palmeiras. Duelo que marca a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Dérbi será o último duelo entre as duas equipes nesta temporada. Para o Corinthians que está em jogo se distanciar da zona de rebaixamento. Já o Palmeiras está seguindo o líder Botafogo.…

Continue Reading

Esportes

Novos casos de crimes em estádios geram alerta 

Casos recentes de violência nos estádios brasileiros evidenciam a urgência em reforçar a segurança com medidas tecnológicas e cooperação mútua

Published

on

Torcida organizada exibe mosaico contra crimes em estádios, com mensagem de união e paz antes de partida de futebol em estádio iluminado.
Reprodução: Twitter @Atletico (Clube Atlético Mineiro)

Nos últimos meses, os estádios brasileiros foram palco de uma série de incidentes envolvendo violência e manifestações de racismo, reacendendo o alerta sobre a segurança e o respeito nos eventos esportivos. Entre os episódios mais graves, está o caso de um torcedor do Corinthians que relatou gestos racistas de um adversário do Racing, na partida de ida da semifinal da…

Continue Reading
Advertisement