Paratleta de Várzea Paulista faz vaquinha para poder competir na Argentina
Conecte-se conosco

Esportes

Paratleta de Várzea Paulista faz vaquinha para poder competir na Argentina

Competição na Argentina dará pontuação no ranking internacional e possibilidade de ser convocado para Copas do Mundo de Inverno e para os Jogos Paralímpicos de Pequim

Publicado

em

Atualizado há

Paratleta de Várzea Paulista faz vaquinha para poder competir na Argentina
Ele pratica a modalidade há três anos em Jundiaí (Foto: Arquivo Pessoal)

O paratleta de Várzea Paulista, Altair da Silva Marangne, está fazendo uma vaquinha online para poder competir em um torneio de Para Ski Cross Country, em Ushuaia, na Argentina. As provas ocorrem de 6 a 24 de agosto.

O intuito dele é competir em provas homologadas da categoria para, dessa forma, ter pontuação no ranking internacional e ter chances de ser convocado para as Copas do Mundo de Inverno, que servem de seletivas para os Jogos Paralímpicos de 2022 em Pequim, na China.

“Se eu nao for e não começar a pontuar no ranking internacional, depois em outra oportunidade seria muito mais caro, já que essas competições são geralmente na Europa. Tenho que aproveitar que tenho a chance de tentar competir em provas em um país vizinho, o que torna a viagem mais barata”, afirma Altair.

Ele pratica a modalidade faz três anos, ao lado de outros três jundiaienses que também estarão presentes na competição. A oportunidade de praticar o esporte surgiu após visita da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), que apresentou a modalidade na cidade.

Jundiaí foi escolhida pela CBDN porque o esporte paralímpico é forte na cidade por conta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA).

LEIA MAIS

Com 20 anos, jogador de Jundiaí realiza sonho de carreira na Europa

Em julho, aluguel de bicicletas funciona todos os dias no Parque da Cidade

“O Peama foi o elo de ligação entre nós e a CBDN, que estava procurando atletas paralímpicos. Na época eles fizeram uma vivência no Parque da Uva e selecionaram alguns atletas, incluindo eu”, relembra.

Atualmente, a modalidade apresenta três categorias: sitting (sentado), standing (em pé) e VI, para deficientes visuais. No Brasil, existem quatro núcleos de desenvolvimento do esporte, mantidos pela CBDN: em São Paulo, São Carlos, Santos e Jundiaí.

E, mesmo sem neve, os atletas da região estão com tudo. Altair afirma que para isso são utilizados rollerskis, uma espécie de ‘esqui com rodinhas’. Os atletas treinam e simulam movimentos muito semelhantes aos realizados na neve, possibilitando rápida adaptação e fácil transferência para a modalidade na neve.

Para continuar a competir pela modalidade, represesentar a região e realizar um sonho, Altair está tentando arrecadar R$ 5 mil. A quantia servirá para cobrir os custos com deslocamento, hospedagem e outros gastos relacionados. Para ajudar a vaquinha, clique neste link.

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz brilha e é campeão sul-americano de jiu-jitsu

Carinhosamente conhecido como “Caramelo”, atleta de apenas 16 anos compete na categoria juvenil

Publicado

em

Com 16 anos de idade e há apenas um ano e meio no esporte, jovem vem se destacando no cenário nacional. Foto: Rebeca Schumacker

No último sábado, dia 4, o atleta jundiaiense Murillo da Silva Cruz, carinhosamente conhecido como "Caramelo", alcançou uma vitória de peso no cenário do jiu-jitsu ao se consagrar Campeão Sul-Americano na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Com 16 anos de idade e apenas há um ano e meio no esporte, Caramelo demonstrou um desempenho impressionante que o levou ao…

Continuar lendo

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo
Publicidade