Taça das Favelas 2024 é lançada e tem como novidade transmissão da final feminina
Conecte-se conosco

Esportes

Taça das Favelas 2024 é lançada e tem como novidade transmissão da final feminina

É a segunda vez que Jundiaí recebe a edição do maior torneio de futebol com times formados em bairros em situação de vulnerabilidade social

Publicado

em

Atualizado há

O ex-goleiro Lourenço, morador na Vila Nambi, será o embaixador da Taça das Favelas 2024. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Taça das Favelas Jundiaí 2024, uma realização da Cufa e Prefeitura de Jundiaí, com promoção da TV TEM, afiliada da Rede Globo, terá sua segunda edição na cidade a partir de 11 de maio, com final prevista para 22 de junho. O lançamento oficial foi nesta quarta-feira (13), no Paço Municipal, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, de representantes da Central Única das Favelas (Cufa) de Jundiaí, da TV TEM, vereadores e gestores municipais.

É a segunda vez que a cidade recebe a edição do maior torneio de futebol com times formados em bairros em situação de vulnerabilidade social. A competição reúne anualmente mais de 100 mil jovens, entre homens e mulheres, em todo o Brasil.

Em Jundiaí, a competição do ano passado reuniu 600 jovens, entre meninos e meninas, de 14 a 17 anos.

“Foi uma iniciativa vencedora e desejamos que ela tenha continuidade. Nossa proposta é que a cidade possa dar visibilidade a todas as pessoas e a Taça das Favelas tem esse papel”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Para nós é importante entender também o contexto que vai além do jogo, além da bola rolando, enxergar tudo que acontece antes, durante e pós-jogo. É nossa cidade sendo reconhecida pelo que tem de melhor, que é a sua gente”, completou.

“A primeira edição foi um sucesso e temos certeza que esta será ainda melhor, com o acolhimento que sempre tivemos da Prefeitura de Jundiaí e todo o empenho do pessoal da Cufa”, comentou Francine Romagnoli, diretora de programação da TV Tem.

“É a demonstração que a favela não é carência, a favela é potência”, afirmou Eduardo Ramalho, o Festa, presidente da Cufa Jundiaí.

As equipes que vão disputar a 1ª Taça das Favelas de Jundiaí terão novamente transporte gratuito para os jogos e também para a cerimônia de abertura, como já ocorreu no ano passado, além do apoio da Prefeitura para a realização de exames médicos e para a cessão de campo, ambulância e segurança para os jogos.

Em 2023, foram 74 ônibus para equipes e torcedores, aproximadamente 800 exames médicos foram realizados e as peneiras reuniram cerca de 1200 atletas de 16 favelas diferentes.

Na final, Guarda Municipal e Polícia Militar garantiram a segurança de todos os torcedores presentes no Estádio Dr Jayme Cintra, que recebeu mais de 5 mil pessoas. Por final de semana, o Complexo Esportivo Dal Santo recebeu em média 1.200 torcedores. Na somatória de todas as rodadas, foram cerca de 10 mil presentes.

Novidade

Uma das atrações para este ano é a transmissão ao vivo da final feminina, além da masculina.

A outra novidade é a escolha do embaixador Sebastião Luiz Lourenço, ex-goleiro que defendeu um pênalti cobrado por Pelé na década de 1970, como goleiro do São Bento, em jogo na Vila Belmiro.

Esportes

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Globo

Em um dia histórico para o futebol feminino, a FIFA oficializou na madrugada desta sexta-feira (17) a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio aconteceu durante o Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul, marcando um…

Continuar lendo

Esportes

Analisando a fantástica temporada de Phil Foden no Manchester City

Publicado

em

Por

A Premier League está se preparando para um dos finais mais emocionantes da história recente, com apenas um ponto separando os pesos pesados Arsenal e Manchester City na corrida pelo título no momento em que este artigo é escrito. Os Gunners estão em busca de sua primeira vitória na Premier League desde a notável temporada invencível sob a orientação de…

Continuar lendo

Esportes

Jundiaiense Murillo da Silva Cruz brilha e é campeão sul-americano de jiu-jitsu

Carinhosamente conhecido como “Caramelo”, atleta de apenas 16 anos compete na categoria juvenil

Publicado

em

Com 16 anos de idade e há apenas um ano e meio no esporte, jovem vem se destacando no cenário nacional. Foto: Rebeca Schumacker

No último sábado, dia 4, o atleta jundiaiense Murillo da Silva Cruz, carinhosamente conhecido como "Caramelo", alcançou uma vitória de peso no cenário do jiu-jitsu ao se consagrar Campeão Sul-Americano na categoria Juvenil, faixa branca, peso pluma. Com 16 anos de idade e apenas há um ano e meio no esporte, Caramelo demonstrou um desempenho impressionante que o levou ao…

Continuar lendo

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo
Publicidade