Vidro de ácool gel
Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu uma orientação sobre a eficácia da utilização de álcool gel como medida preventiva ao COVID -19 (Foto: Reprodução/Veja SP)

O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz, afirma o Conselho Federal de Química (CFQ). Em nota, o conselho criticou a disseminação de fake news por meio de um vídeo de um “químico autodidata”, que passa informações incorretas e equivocadas sobre o produto.

O texto assinado pelo presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, esclarece que o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele.

“Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo”, explica.

De acordo com a entidade, o etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e/ou até superior à lavagem de mãos com sabão.

O CFQ também recorda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de álcool gel nos serviços de saúde do país.

Além disso, recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu uma orientação sobre a eficácia da utilização de álcool gel como medida preventiva ao COVID -19.

O presidente da entidade ainda destaca que “tão importante quanto proteger a população no que diz respeito ao contágio do novo vírus é evitar o alarmismo e a viralização de conteúdos sem a devida verificação”.

[tdj-leia-tambem]

Com informações da revista ‘Veja SP’.