Connect with us

Fato ou Boato

É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Reportagem da Agência Lupa, por Catiane Pereira

Published

on

Atualizado há

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Circula pelas redes sociais um vídeo que afirma que corpos estão sendo congelados em frigoríficos no bairro Mathias Velho, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na gravação, uma mulher, não identificada, diz que haveria aproximadamente 2 mil corpos no local. É falso

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 

“TÃO CONGELANDO OS CORPOS NAS CÂMARAS FRIGORÍFICAS JÁ JUNTARAM MAIS 2 MIL CORPOS – Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais

Segundo o boletim emitido às 9h de sábado (18), o número de mortos pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul aumentou para 155, e 94 pessoas estão oficialmente desaparecidas no estado. Em Canoas, foram confirmados 22 óbitos e 18 desaparecimentos. Ou seja, é falso que ocorreram mais de 2 mil mortes no estado, tampouco no município gaúcho. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Canoas confirmou que o vídeo é falso.

Em nota enviada à Lupa, o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) — responsável pelas perícias médico-legais e criminalísticas no estado —, negou que estão armazenando corpos em frigoríficos e que receberam 2 mil corpos para necropsia. “O que foi veiculado neste vídeo não procede”, declarou o instituto.

A tenente Sabrina Ribas, da Defesa Civil Estadual, explicou que os números divulgados nos levantamentos diários da instituição são repassados pela Secretaria de Segurança Pública, o Instituto-Geral de Perícias e a Polícia Civil, e que também recebem minuciosa verificação da Defesa Civil. “Quando nos passam a informação nós verificamos e passa por mais de uma checagem. Se confirmados os números de óbitos e desaparecidos, a gente inclui na nossa lista. Esse é o protocolo”, informou a tenente.

No dia 5 de maio, a Lupa também desmentiu um áudio que alegava que 300 corpos foram encontrados no bairro Mathias Velho, em Canoas, e que a projeção era de mais de 2 mil mortos serem encontrados na localidade. 

Conteúdo semelhante foi verificado por Estadão Verifica.

Fato ou Boato

É FAKE! Receita Federal não cobra imposto sobre PIX acima de R$ 5 mil; cuidado com boletos falsos

As novas regras de monitoramento financeiro são de obrigação das instituições financeiras e não dos contribuintes.

Published

on

Mensagens falsas têm sido compartilhadas nas redes sociais, alegando a criação de um imposto sobre movimentações financeiras realizadas via PIX que superem R$ 5 mil por mês. Os golpistas enviam boletos fraudulentos e utilizam logotipos que imitam os da Receita Federal para dar credibilidade à fraude. A Receita esclareceu que não existe qualquer tipo de tributação sobre PIX, e que…

Continue Reading

Fato ou Boato

Eleições 2024: é mentira que o voto valerá como prova de vida, esclarece TSE

A Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando de que o voto servirá como prova de vida ao INSS nas eleições 2024.

Published

on

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou esclarecimentos importantes para as eleitoras e os eleitores em relação às eleições 2024. Abaixo, estão os principais pontos abordados pela instituição: O voto como exercício da cidadania Em primeiro lugar, o TSE destaca que o momento do voto representa o exercício do direito de escolha de cada eleitora e eleitor. O objetivo central é…

Continue Reading
Pular para o conteúdo