Pai é impedido por Justiça de Passo Fundo (RS) de visitar a filha, por não querer se vacinar contra a Covid19
Foto: PIXABAY

Nos grupos de mensagem viralizou uma notícia dizendo que, por meio de uma liminar, a Justiça de Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul (RS), impediu um homem de visitar a filha, de um ano de idade. O motivo seria a recusa dele em tomar a vacina contra Covid-19.

A notícia é real, mas é claro que tem alguns detalhes que devem ser considerados. A decisão, da Vara de Família de Passo Fundo, é de 13 de setembro. O processo foi movido pela Defensoria Pública em segredo de justiça, justamente por se tratar de uma criança. 

[tdj-leia-tambem]

A defensora pública Vivian Rigo, que atua no caso, afirmou que os pais da criança possuem acordo de guarda compartilhada. Porém, há dois meses, o homem contraiu coronavírus e foi internado em estado grave. Por esse motivo, ele é o principal suspeito de ter transmitido a doença para a menina. Ao se recuperar, o pai continuou a fazer visitas, mesmo frequentando lugares com aglomeração, sem o uso de máscara, de acordo com a mãe.

Pelo risco à saúde da criança, a mãe, já vacinada com a primeira dose, procurou a Defensoria Pública para suspender as visitas, até que o pai tome as duas doses da vacina.

Ainda segundo a defensora, o juiz Dalmir Franklin de Oliveira Júnior considerou “que os pais devem tomar todas as medidas necessárias para proteção dos infantes, que neste momento não estão sendo imunizados”. Sendo comprovada a conclusão da vacinação, o acordo da guarda compartilhada voltará a valer e o pai poderá voltar a conviver com a filha.

Fonte: R7