
Você sabia que as plantas falam? Elas emitem sinais quando estão fortes e saudáveis, da mesma forma que também pedem socorro quando estão morrendo. Existem muitos fatores que podem fazer sua plantinha morrer, desde condições inadequadas do local até pragas, bactérias e fungos.
Mas como identificar do que a planta precisa? É preciso ficar atento e observar bem suas características. Entre elas podem aparecer folhas amarelas e caindo, galhos pelados, hastes murchas, entre outros.
Nós te ajudamos a identificar os sinais que sua plantinha dá de que está morrendo, e resolver o problema antes que seja tarde demais, confira!
6 sinais de que sua planta está morrendo
1 – Crescimento estacionado e folhas deformadas

Se o crescimento está parado já a algum tempo, as folhas estão cada vez menores e deformadas, e com a borda enrolada, a culpa é dos ácaros. Eles surgem depois de períodos quentes e secos. Para ter certeza, verifique se no verso das folhas existem teias finas e esbranquiçadas. Caso houver, use soluções de enxofre ou calda de fumo para combater o problema. Além disso, podar as folhas que já estiverem muito contaminadas também pode ajudar.
2 – Folhas com as pontas necrosadas
Se as folhas então queimadas ou escurecidas , significa que a planta está com desidratação e queimada. Geralmente isso acontece por excesso de adubo, que prejudica as plantas em vez de ajudar. A solução é regar a planta abundantemente, até eliminar os resíduos de adubo.
3 – Planta pálida e murcha

Quando as plantas estão pálidas e sem folhas brilhantes, é um forte indício que está faltando água para que ela se desenvolva. Da mesma forma que acontece com os humanos quando ficam sem água por muito tempo e ficam fracos. Para resolver esse problema é simples. Aumente a quantidade de regas! Mas fique atento, aumentar a quantidade de regas não quer dizer afogar a planta com muita água toda vez que for rega-la. Você deve regar até o solo ficar úmido.
4 – Apodrecimento de folhas e raízes
Se as folhas e raízes ficam com um aspecto murcho, é sinal de que estão sofrendo com o excesso de regas. Sendo assim, para resgatar a vitalidade da planta, é necessário dosar a quantidade de água. Verifique a drenagem do vaso (furos no fundo) e sempre coloque o dedo no substrato para verificar se está úmido. Caso já estiver, não regue.
5 – Surgimento de excrementos

Outro sinal que pode aparecer: bolinhas verdes ou pretas sobre as plantas ou substratos. Nesse caso, é possível que lagartas estejam visitando suas plantas. Tome cuidado, pois muitas espécies de lagartas são revestidas por pelos venenosos que podem causar queimaduras e até provocar choque anafilático. Imediatamente, você deve eliminar as colônias e os ovos que normalmente ficam no verso das folhas. As lagartas adultas devem ser retiradas com a ajuda de uma vareta.
É importante não usar inseticidas industriai, pois pode prejudicar ainda mais a recuperação da sua planta por conta das substâncias tóxicas que ele possui, opte por inseticidas caseiros.
[tdj-leia-tambem]
6 – Troca do vaso
Vasos pequenos podem ser um problema, principalmente se você comprou uma planta ainda nova, e ela está em desenvolvimento. As plantas precisam de espaço tanto para que cresça as raízes, quanto o caule. Dessa forma, verifique se as raízes estão saindo pelos buracos de drenagem do vaso, se sim, faça o replante em um vaso maior.
Antes de tomar qualquer atitude, observe sua planta por alguns dias, repare bem nos sinais que ela está apresentando. Por fim, utilize nossas dicas com sabedoria e boa sorte na recuperação da sua verdinha.