Berinjela
Foto: Foodphotographer.puglia/ Canva

A berinjela é muito conhecida pelos brasileiros, usada em muitas receitas, e também faz muito bem pra saúde. É um legume rico em antioxidantes, vitamina C e a nasumina, o principal antioxidante da berinjela. Além disso, o legume possui uma grande quantidade de água. Em conjunto, atuam no nosso organismo prevenindo o desenvolvimento de diversas doenças.

A berinjela é fruto de uma planta chamada de Solanum Molongena e no Brasil, introduzida pelos imigrantes árabes. Muito famosa por ser uma excelente opção para quem não come carne, já que tem bastante fibras, nutrientes e, para quem quer perder peso, tem pouca caloria.

(Foto: Timolina/ Canva)

Assim, ao incluir a berinjela na sua dieta você tem diversos resultados positivos para a sua saúde. Hoje, o Horta e Jardim trouxe alguns dos benefícios da berinjela para sua saúde.

Benefícios para a saúde

Ajuda no diabetes

Incluir a berinjela na sua alimentação pode controlar o açúcar, ajudando quem tem diabetes. Por ser um legume repleto de fibras, elas acabam ajudando na digestão e absorção de açúcar, que normalmente acontece de forma mais devagar no nosso corpo. Dessa forma, o organismo mantém os níveis de açúcar no sangue, evitando os picos glicêmicos.

[tdj-leia-tambem]

Colabora na perda de peso

Com sua alta quantidade de fibras, pouca caloria e muita água, a berinjela auxilia na perda de peso. De acordo com especialistas, as fibras movem lentamente pelo trato digestivo, aumentando o tempo de esvaziamento gástrico. Com isso, você garante uma melhor digestão e maior saciedade.

(Foto: DAPA Images/ Canva)

Diminui o Colesterol

Por ter a presença de polifenóis, saponinase glicoalcalóides eles agem na diminuição da taxa de colesterol ruim no nosso organismo. Além disso, por conter fibras solúveis, que aumentam a produção de graxos de cadeia curta no cólon, reduzem o colesterol no sangue.

Aumenta a imunidade

Por ter poderosos antioxidantes, niacina, vitamina C e fibras, conseguem manter o nosso sistema imunológico fortalecido. Já que cada uma contribui para a melhora de algo, por exemplo, as fibras ajudam a manter a microbiota intestinal saudável, o que torna nosso organismo mais forte para combater outras doenças. Dessa forma, os antioxidantes presentes na berinjela, por si só, já preservam e ajudam a imunidade, aumentando as defesas de nosso organismo.