
O chuchu é uma hortaliça com baixo teor de calorias e rico em água e fibras. Além disso tem alta quantidade de flavonoides, vitamina C e antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo.
Versátil e benéfico à saúde, o chuchu também é aliado na economia doméstica por ser barato em comparação a outros alimentos. Além disso, tem fácil cultivo, e você pode encontrá-lo em qualquer época do ano, sendo uma ótima escolha para alimentação. Nós podemos consumir todas as partes do chuchu, desde a polpa até as folhas. Confira uma lista com os melhores benefícios do chuchu para nossa saúde.
Benefícios do chuchu para a saúde
1. Regula a pressão arterial
O chuchu favorece o equilíbrio da pressão arterial por ser rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina.
2. Previne o envelhecimento precoce
A hortaliça é rica em minerais, como cálcio, fosforo, zinco, magnésio e ferro, essenciais para a saúde. Além disso, o chuchu é rico em flavonoides, vitamina C e antioxidantes, presentes principalmente na casca e em suas folhas. Dessa forma, ajuda no combater do excesso de radicais livres no organismo, protegendo a pele contra os raios ultravioletas do sol e prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, por ter alta quantidade de fibras, o chuchu também ajuda a diminuir a inflamação e preveni a flacidez da pele.
3. Auxilia na manutenção do peso
Por apresentar baixo teor de gorduras, carboidratos e calorias, o chuchu é muito consumido durante dietas. Isso porquê a hortaliça apresenta grandes quantidades de água e fibras, aumentando a sensação de saciedade.
[tdj-leia-tambem]
4. Chuchu é bom para os rins
A hortaliça apresenta uma boa porção de potássio, o que auxilia nas funções de filtragem de nutrientes dos rins e previne problemas como as pedras ou cálculos renais.
Sua alta quantidade de fibras auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose e insulina no sangue evitando, assim, a resistência à insulina.
5. Evita diabetes
O chuchu também ajuda no controle da diabetes em pessoas que já têm a doença. Entretanto, vale ressaltar que a hortaliça não deve substituir o uso de medicamentos prescritos pelo medico.
6. Diminui triglicerídeos e colesterol “ruim” (LDL)
Com sua ótima quantidade de fibras solúveis, um tipo de fibra que promove a absorção da gordura dos alimentos, o chuchu promove a estabilidade dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e evita doenças como infartos e aterosclerose.
Além disso, o alimento é rico em flavonoides, como a quercetina e o kaempferol, antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, diminuindo o colesterol total e triglicerídeos no sangue.
7. Combate a prisão de ventre
Suas fibras solúveis e seu alto teor de água também facilitam a formação do bolo fecal, combatendo a prisão de ventre. Além disso, o chuchu ainda tem efeito diurético e hidratante.
8. Comer chuchu melhora a imunidade
A hortaliça, devido a presença da vitamina C e do zinco, se torna uma aliada da imunidade, servindo, ainda, como anti-inflamatório.
9. Pode ajudar na formação do bebê
Por ser rico em ácido fólico, ou vitamina B9, o chuchu pode auxiliar na formação e desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do feto durante a gestação. Assim, a hortaliça evita problemas como a espinha bífida e anencefalia na criança.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		