(Foto: perreten/Canva)
(Foto: perreten/Canva)

Conhecida como flor-do-amor, o agapanto é uma linda flor de pétalas brancas, azuis ou roxas. Muito utilizada na decoração de casamentos e igrejas, o agapanto floresce na primavera e verão. Originária da África do sul, essa flor pode chegar de 40 centímetros a um metro de altura.

Apesar de ser famosa em decorações, o agapanto tem chamado atenção dos amantes de jardins. Essa espécie é de muito fácil cultivo e precisa de pouca manutenção. Para quem deseja incrementar ainda mais o jardim cultivando essa linda flor, separamos um passo a passo de como plantar e dicas de como cuidar do agapanto.

Como plantar agapanto?

(Foto: mspoli/Canva)

A primeira coisa que deve saber antes de iniciar o plantio, é que existem duas formas de ser feito, a partir de sementes ou de mudas. Se escolher cultivar por sementes, o desenvolvimento é mais demorado. Se escolher mudas, é mais rápido, porém deve ser feito no inverno por conta da temperatura mais amena.

Outra coisa a decidir, é entre plantar em vasos ou diretamente no solo. Caso opte pelo vaso, deve garantir que tenha uma boa drenagem para não acumular água no solo e apodrecer as raízes. Você pode usar uma boa camada de pedras para ajudar. Do mesmo modo, caso prefira o solo, deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica

  • Clima: O agapanto é uma flor versátil, prefere temperaturas acimas dos 18º graus, mas também resiste ao clima mais frio.
  • Iluminação: Essa flor precisa de muita luz solar direta, ela até floresce em um ambiente meia sombra, mas quanto mais sol, mais rápido ela floresce.
  • Rega: Enquanto está em desenvolvimento, o solo do canteiro ou do vaso de agapanto deve ser mantido sempre úmido. Mas atenção, cuidado para não encharcar. Depois de adulto e bem desenvolvido, a quantidade de regas pode diminuir.

Colocando a mão na massa

(Foto: Thatpichai/Canva)

No solo escolhido faça buracos com 8 centímetros de profundidade e 15cm x 15cm de espaçamento e coloque as sementes ou os bulbos e cubra com delicadeza apenas colocando a terra por cima, sem apertar. Seguindo os passos listados acima, a germinação deve acontecer de 20 a 30 dias.

Cuidados com o agapanto

No fim do inverno ou início da primavera, é importante fazer a reaplicação do adubo no solo, para repor os nutrientes.

Como qualquer outra planta, o agapanto precisa ser podado de tempos em tempos. Assim, evitamos que as sementes se espalhem desordenadamente e retiramos as folhas murchas.

Se a região que você mora costuma ter geadas, é recomendado que cubra os agapantos com TNT ou plásticos para que ele resista até o clima esquentar. Com cuidado para não amassar as pétalas e impedir a entrada de oxigênio.

O que sempre recomendados é que se você começar a ter problema com pragas e insetos, que não use inseticidas. Da mesma forma que eles são tóxicos para os insetos, também são para as plantas. Opte por inseticidas orgânicos e caseiros.

(Foto: Bdspn)

E então, o que achou do agapanto? É uma linda flor, não é mesmo? Agora basta seguir esse passo a passo e deixar seu jardim ainda mais lindo com essa nova plantinha.

[tdj-leia-tambem]