lírio-5
Foto: Couleur/ Pixabay

Originárias do hemisfério norte, com ocorrências na Europa, Ásia e América do Norte, os lírios são plantas de porte pequeno e médio, e de cultivo relativamente fácil. Essas flores são resistentes e produzem flores de cores vibrantes, atrativas e bem cheirosas. Popularmente, essa flor está relacionada à pureza e ao amor puro.

Saiba como plantar lírios

Solo

Os lírios gostam de solos bem drenados, já que o acúmulo de água pode apodrecer as raízes e até o caule da flor. Assim, ao preparar o solo, inclua uma camada de drenagem, com o uso de argila expandida, ou de manta de drenagem em seus fundos.

Além disso, o solo necessita ser rico em matéria orgânica. Na fase jovem da planta, priorize fertilizantes nitrogenados, a base de ureia. Este elemento garante o bom desenvolvimento das raízes do bulbo.

Rega

Antes de aguar a flor, certifique-se de que o solo esteja seco ou úmido. A quantidade de água pode ser afetada de acordo com as variações de temperatura, o tamanho e local de plantio. Fora isso, de maneira geral, a flor precisa de rega diária em ambientes externos, e alternadamente em ambientes internos.

Ademais, ao regá-la, coloque a água no solo, próximo ao bulbo, ou pulverize sobre as folhas. Após a última floração, suspenda as regas, afinal, os lírios entram em um período de hibernação.

lírio-2
Foto: [email protected]/ Pixabay

Iluminação

Essas flores gostam de calor e luz moderada. Isso altera, apenas quando a planta está jovem, pois seus brotos necessitam de seis a oito horas de luz direta. Enquanto isso, as plantas na fase adulta preferem meia-sombra aceitando até seis horas sob o sol.

As folhas indicam se a iluminação para as flores está correta. Caso a folhagem apresente uma cor amarelada e fiquem retorcidas, diminua a quantidade de luz recebida. Agora, caso o caule fique retorcido e envergado, aumente a quantidade de iluminação.

Temperatura

Essas flores não suportam extremos frios ou quentes. Temperaturas acima de 32°C incomodam os lírios, podendo prejudicar seu desenvolvimento, já o frio se torna essencial durante o processo de hibernação da flor.

Em regiões quentes, é preferível deixá-las em um ambiente interno, regando com gelo em dias se alta temperatura, posicionando alguns cubos no solo, próximos às raízes. Durante o período de hibernação, em lugares quentes, recomenda-se guardá-las na geladeira, embrulhadas em papel toalha, para evitar o apodrecimento devida às altas temperaturas.

lírio-1
Foto: S. Hermann & F. Richter/ Pixabay

Floração do lírio

A inflorescência dos lírios acontecem, normalmente, entre a primavera e o verão, dependendo da espécie. A diversidade de cores é enorme, com flores brancas, laranjas, amarelas, vermelhas, rosas e entre outras. Além disso, muitas delas apresentam, no centro da pétala, tons distintos das bordas.

Sua floração não acontece simultaneamente nos botões, sendo sequencialmente sua floração, deixando o arranjo florido por semanas. Além de sua beleza visual, elas apresentam um odos muito agradável.

Manutenção

Após a floração, que normalmente ocorre nos meses mais quentes, a flor parece morrer. Porém, na realidade, ele apenas inicia seu período de hibernação e, após isso, volta a florescer normalmente.

Ademais, para garantir um bom desenvolvimento da planta, atenda as necessidades do solo, rega e iluminação durante seu crescimento. Já, no período de hibernação, mantenha o local seco e ligeiramente frio, para o recomeço de seu ciclo.

lírio-3-compressed
Foto: Amandad/ Pixabay

Pragas e doenças

O aspecto geral dos lírios mostram sua saúde. A rápida identificação de pragas aumenta a possibilidade de reverter os danos causados sem estressar muito o lírio. A praga mais comum, são os pulgões que se instalam nos caules e nas proximidades das flores.

Sabendo disso, lave a planta com sabão neutro, deixando-a secar na sombra. Outro inimigo comum desta flor, são os fungos, como a Podridão Cinzenta, que afeta as folhas, provocando manchas marrons, bem como sua fragilidade.

lírio-4-compressed
Foto: Susanne Jutzeler, Schweiz/ Pixabay

[tdj-leia-tambem]