
O desejo de muita gente é ter um jardim em casa. Um cantinho para relaxar e deixar a natureza mais pertinho de casa e ainda ter um novo hobby. Começar um jardim do zero pode parecer trabalhoso, mas acredite, existem diversas formas simples e criativas de faze-lo, até nos menores ambientes.
Se bem cuidado, um jardim pode deixar qualquer lugar mais alegre e aconchegante. Ao passo que se usa a imaginação e com um pouquinho de originalidade, sua casa ou apartamento vai ganhar um novo espaço.
Separamos dicas incríveis para te ajudar na criação e manutenção do seu novo jardim, confira!
Como escolher o melhor ambiente?
A primeira coisa que deve decidir antes de começar o seu jardim, é qual será o ambiente para cultivo. Não precisa ser um espaço muito grande, vai depender do ambiente disponível em sua casa. O mais importante é que seja um lugar aberto e com boa iluminação, que receba uma boa quantidade de sol durante o dia, como varandas, quintais ou até mesmo na lavanderia.

Escolha as plantas certas
A escolha das plantas é um fator muito importante. Precisa escolhe-las pensando em algumas condições:
- 1º: Tamanho do seu jardim: Não adianta querer plantar uma costela-de-adão em um jardim pequeno. Pense em plantas que condizem com o tamanho do seu jardim, para que não fiquem apertadas e tenham espaço para crescer saudáveis.
- 2º: Clima da sua região: Em seguida, escolha plantas que se adaptem bem ao clima da região que você mora. Um lugar tropical precisa de flores de sol, e por aí vai.
- 3º: Escolha dos vasos: Da mesma forma, deve pensar na escolha correta dos vasos. Pode ser uma boa opção colocar vasos suspensos nos jardins menores, para utilizar melhor todo o ambiente. O vaso também deve ser condizente com o tamanho da planta, lembre-se de escolher o vaso pensando no tamanho adulto da sua planta.
Depois de pensar bem nas condições acima, é hora de escolher as plantas.
Para os jardins maiores:
- Samambaias;
- Espada de São Jorge;
- Moreias;
- Íris Azul;
- Cravo.
Para os jardins menores:
- Lírio da Paz;
- Suculentas;
- Onze-horas;
- Bromélia;
- Bambu da sorte.
Cuidados
Depois de decidir os principais itens do seu jardim, é hora de se atentar a manutenção, para que ele cresça e permaneça lindo e saudável.

Solo
Primeiramente, atenção ao solo. Deve ser rico em nutrientes, e bem drenado. Além disso, para as plantas que estiverem em vasos, você pode fazer uma camada de brita antes de colocar a terra, assim a drenagem acontece com mais facilidade e você não corre o risco de apodrecer as raízes por excesso de água.
Rega
Do mesmo modo, lembre-se de regar regularmente seu jardim, mas dando atenção especial para cada planta de forma individual, pois cada uma pode precisar de uma quantidade diferente de água.

Pragas e insetos
Por fim, muita atenção as pragas e insetos que podem atacar seu jardim. Não utilize inseticidas, opte por remédios caseiros ou inseticidas orgânicos.
Dica
Para finalizar, o toque final do seu jardim será dado pela decoração. Nesse sentido, abuse da criatividade com os vasos, inove nos recipientes, brinque com as cores, coloque acessórios e luzes. E finalmente, curta seu novo jardim!
[tdj-leia-tambem]