(Foto: Lightwriter1949/Canva)
(Foto: Lightwriter1949/Canva)

Para os amantes das plantas, não tem nada pior que perder uma por conta de pragas e infestações. Dentre as pragas que mais causam a morte das plantinhas estão os pulgões. Esse pequeno inseto se fixa no caule e folhas das plantas, para se alimentar da seiva, prejudicando seu desenvolvimento.

Os pulgões se multiplicam com muita facilidade. Se contaminarem um planta, e essa estiver perto de outras, podem até acabar com jardins inteiros. Além disso, esse inseto solta uma substância doce que atrai formigas e fungos, que acabam ajudando os pulgões e acabar ainda mais rápido com a sua verdinha.

Como saber se minha planta tem pulgões?

(Foto: Chris Mansfield/Canva)

O primeiro sinal de uma infestação de pulgões é a presença de manchas pretas nas folhas, caules e galhos ou com aspectos defeituosos e enfraquecidos.

Os pulgões são mais propensos a infestarem plantas com défice de nutrientes no solo e que vivem em situação de umidade. Esses aspectos podem ser causados por excesso de água na hora da rega ou condições climáticas.

[tdj-leia-tambem]

Como evitar infestações de pulgões?

A regra geral para evitar infestações de qualquer tipo de praga ou fungo é manter sua planta saudável. Deve manter os níveis adequados de nutrientes no solo, e a frequência de rega. Além disso, é muito importante que a planta fique em um lugar bem iluminado e arejado.

Se mesmo assim houver uma infestação, não use inseticidas. Eles são tóxicos não só para os insetos, mas para as plantas também, além de que também matam as joaninhas, predadoras naturais de pulgões, opte por remédios caseiros, orgânicos ou armadilhas. Algumas opções são:

  • Óleo de Neem;
  • Álcool isopropílico (apenas nas folhas);
  • Armadilhas adesivas;
  • Sabonete inseticida.

Como eliminar o pulgão?

(Foto: Welcomia/ Canva)

Um bom remédio para eliminar os pulgões é uma mistura a base de água, detergente e vinagre. Da mesma forma, ela pode ser usada para evita-los.

Outra forma de retirar os pulgões é com um jato porte de água nas folhas e uma boa poda para retirar a parte que já foi danificada.

Acima de tudo, faça sempre inspeções regulares para identificar o que pode estar causando a deficiência da sua plantinha, pois além dos pulgões, existem várias outras pragas. Mas não se preocupe, com atenção e seguindo nossas dicas, suas verdinhas ficarão bem.