Filho do casal Marquesim destaca legado e exemplo de luta dos pais
Conecte-se conosco

Minuto de Silêncio

Filho do casal Marquesim destaca legado e exemplo de luta dos pais

Evandro Aquilno Marquesim está internado com Covid e não pôde se despedir dos pais.

Publicado

em

Filho Evandro, com os pais Aristeu Marquesim e Sheila Maria Marquesim (Foto: Arquivo pessoal)

A Terra da Uva e do Vinho amanheceu mais triste na manhã desta segunda-feira (5), com o falecimento do casal Aristeu Marquesim e Sheila Maria Marquesim, fundadores da Adega Marquesim, localizada no bairro Caxambu, em Jundiaí. Ambos foram vítimas do coronavírus.

O filho do casal, Evandro Aquilno Marquesim, também contraiu o vírus e está desde o dia 28 de março internado, em um hospital particular de Jundiaí.

Por conta da doença, o filho não vai poder acompanhar o sepultamento dos pais – marcado para amanhã (6).

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, Evandro detalha o início da Adega Marquesim, além da paixão familiar pela uva e pela produção de vinho. Ele também conta que hoje foi o primeiro dia que deixou de usar aparelhos para respirar. “Foi o dia que mais me recuperei e, infelizmente, não tive boas notícias. A história dos meus pais não pode morrer assim, é uma história muito linda. Obrigado por tudo que estão fazendo, por relatar a trajetória da minha família”, agradeceu Evandro.

Evandro Aquilno Marquesim, na Adega (Foto: Arquivo pessoal)

Paixão

Segundo Evandro, o casal se conheceu por volta de 1971, durante uma visita de Sheila aos pais de Aristeu, em um sítio no Caxambu – lugar que a família reside até hoje. Ele conta que a paixão e produção de vinhos iniciaram por incentivo da avó materna. “Até então, meu avô, por parte de pai, também gostava de produzir, mas não ensinou meu pai tanto quanto minha avó”.

A partir das pequenas produções, eles começaram a comercializar o vinho para o público em 2000. Evandro conta que em 2014 viajava a trabalho com caminhão e que Aristeu estava sempre na “cantina”dele, como costumava chamar o sítio.

Legado

O local, porém, não estava se desenvolvendo muito bem. Por conta de preocupações, o pai sugeriu que o filho vendesse o caminhão para cuidar apenas da adega. “Foi o período que comecei a fazer eventos, capacitações, estudei novas técnicas e recomecei a adega. Até hoje vivo só daquele lugar”, relembra o filho, sobre o legado que o pai deixou.

Ele acredita que a contribuição que o casal deixa para a cidade é significativa. “Eles deixam um lugar que eles começaram, sonharam e se desenvolveram. Além de todo amor e cuidado com o sítio, sempre preservando a área rural. Foi um exemplo de luta”.

Aristeu Marquesim adorava passar os dias cuidando das uvas e do sítio. “Ele amava cuidar da uva, amava cada pézinho da fruta. Às vezes, quando quebrava um pé de uva, ele ia lá e consertava”, relata o filho, emocionado.

“Minha mãe era mais caseira, amava fazer artesanatos para vender”.

Família

Aristeu Marquesim, 69 anos, e Sheila Maria Marquesim, 64 anos, estavam internados desde o dia 21 de março, num hospital particular, e não resistiram à luta contra o coronavírus. O casal Marquesim deixa dois filhos, Evandro Aquilno Marquesim, 44 anos, e Érika Marquesim de Souza de 42 anos e três netos, Evandro Matheus Marquesim, 17 anos, Pedro Arthur Marquesim, 15 anos, e João Paulo, de 6 anos.

Aristeu Marquesime Sheila Maria Marquesim (Foto: Facebook/Adega Marquesim)

Adega Marquesim

A Adega Marquesim fica na avenida José Mezzalira, 588, no Caxambu, em Jundiaí. Ali sempre existirá o propósito de resgatar a história da fabricação do vinho colonial, mantendo a tradição e fazendo com que o vinho tenha uma característica original.

Adega Marquesim, no Caxambu (Foto: Facebook/Adega Marquesim)

Minuto de Silêncio

Morre ator Paulo César Pereio, aos 83 anos

O ator e diretor tratava uma doença hepática em estágio avançado.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Instagram

Morreu neste domingo (12) o ator Paulo César Pereio, aos 83 anos. Um dos nomes históricos do cinema brasileiro, Pereio foi levado a um hospital do Rio de Janeiro nesta madrugada, em estado grave. O ator e diretor tratava uma doença hepática em estágio avançado. A informação da morte foi confirmada pelo também ator Stepan Nercessian, que administra o Retiro…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Jundiaí se despede do Papai Noel “Landão”

Publicado

em

Por

Papai Noel Landão
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A cidade de Jundiaí está em luto pela perda de Rolando Carlos Caron, o Papai Noel "Landão", como era carinhosamente conhecido. Landão faleceu neste sábado (04) aos 71 anos, deixando um legado de alegria e encantamento para milhares de crianças e adultos. Por muitos anos, Landão foi a figura icônica do Papai Noel na Associação Comercial e Empresarial (ACE), recebendo…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

O músico anunciou que estava curado de um câncer inguinal, mas em maio de 2023, recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.

Publicado

em

Por

A informação foi confirmada através do Instagram da banda (Foto: Reprodução/Instagram)

Na tarde desta sexta-feira (26), a banda Molejo confirmou a morte de Anderson Leonardo, vocalista do grupo. Anderson tinha 51 anos e lutava contra o câncer. Em outubro de 2022, o músico havia descoberto um câncer inguinal, e após três meses anunciou que estava curado. Mas, em maio de 2023, Anderson recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Rei, Renanzito, sonhador, do bem: amigos contam ‘quem foi Renan Miossi’

O Tribuna de Jundiaí reuniu amigos próximos de Renan para uma homenagem à sua vida!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Nesta semana, a região de Jundiaí se comoveu com o caso da trágica morte de Renan Sposito Miossi. Mas, em meio a dezenas de matérias e publicações falando sobre a morte de Renan, o Tribuna de Jundiaí decidiu homenageá-lo, falando sobre sua vida! Renan era um homem de enorme coração e muitos amigos. Por isso, pedimos para que eles, seus…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

Segundo informações da família, o desenhista morreu dormindo, em casa.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgacao/Instagram/MundoZira

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A família do desenhista confirmou a informação na tarde deste sábado (6). De acordo com os familiares, Ziraldo morreu dormindo, em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Além…

Continuar lendo
Publicidade