Filho do casal Marquesim destaca legado e exemplo de luta dos pais
Connect with us

Minuto de Silêncio

Filho do casal Marquesim destaca legado e exemplo de luta dos pais

Evandro Aquilno Marquesim está internado com Covid e não pôde se despedir dos pais.

Published

on

Filho Evandro, com os pais Aristeu Marquesim e Sheila Maria Marquesim (Foto: Arquivo pessoal)

A Terra da Uva e do Vinho amanheceu mais triste na manhã desta segunda-feira (5), com o falecimento do casal Aristeu Marquesim e Sheila Maria Marquesim, fundadores da Adega Marquesim, localizada no bairro Caxambu, em Jundiaí. Ambos foram vítimas do coronavírus.

O filho do casal, Evandro Aquilno Marquesim, também contraiu o vírus e está desde o dia 28 de março internado, em um hospital particular de Jundiaí.

Por conta da doença, o filho não vai poder acompanhar o sepultamento dos pais – marcado para amanhã (6).

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, Evandro detalha o início da Adega Marquesim, além da paixão familiar pela uva e pela produção de vinho. Ele também conta que hoje foi o primeiro dia que deixou de usar aparelhos para respirar. “Foi o dia que mais me recuperei e, infelizmente, não tive boas notícias. A história dos meus pais não pode morrer assim, é uma história muito linda. Obrigado por tudo que estão fazendo, por relatar a trajetória da minha família”, agradeceu Evandro.

Evandro Aquilno Marquesim, na Adega (Foto: Arquivo pessoal)

Paixão

Segundo Evandro, o casal se conheceu por volta de 1971, durante uma visita de Sheila aos pais de Aristeu, em um sítio no Caxambu – lugar que a família reside até hoje. Ele conta que a paixão e produção de vinhos iniciaram por incentivo da avó materna. “Até então, meu avô, por parte de pai, também gostava de produzir, mas não ensinou meu pai tanto quanto minha avó”.

A partir das pequenas produções, eles começaram a comercializar o vinho para o público em 2000. Evandro conta que em 2014 viajava a trabalho com caminhão e que Aristeu estava sempre na “cantina”dele, como costumava chamar o sítio.

Legado

O local, porém, não estava se desenvolvendo muito bem. Por conta de preocupações, o pai sugeriu que o filho vendesse o caminhão para cuidar apenas da adega. “Foi o período que comecei a fazer eventos, capacitações, estudei novas técnicas e recomecei a adega. Até hoje vivo só daquele lugar”, relembra o filho, sobre o legado que o pai deixou.

Ele acredita que a contribuição que o casal deixa para a cidade é significativa. “Eles deixam um lugar que eles começaram, sonharam e se desenvolveram. Além de todo amor e cuidado com o sítio, sempre preservando a área rural. Foi um exemplo de luta”.

Aristeu Marquesim adorava passar os dias cuidando das uvas e do sítio. “Ele amava cuidar da uva, amava cada pézinho da fruta. Às vezes, quando quebrava um pé de uva, ele ia lá e consertava”, relata o filho, emocionado.

“Minha mãe era mais caseira, amava fazer artesanatos para vender”.

Família

Aristeu Marquesim, 69 anos, e Sheila Maria Marquesim, 64 anos, estavam internados desde o dia 21 de março, num hospital particular, e não resistiram à luta contra o coronavírus. O casal Marquesim deixa dois filhos, Evandro Aquilno Marquesim, 44 anos, e Érika Marquesim de Souza de 42 anos e três netos, Evandro Matheus Marquesim, 17 anos, Pedro Arthur Marquesim, 15 anos, e João Paulo, de 6 anos.

Aristeu Marquesime Sheila Maria Marquesim (Foto: Facebook/Adega Marquesim)

Adega Marquesim

A Adega Marquesim fica na avenida José Mezzalira, 588, no Caxambu, em Jundiaí. Ali sempre existirá o propósito de resgatar a história da fabricação do vinho colonial, mantendo a tradição e fazendo com que o vinho tenha uma característica original.

Adega Marquesim, no Caxambu (Foto: Facebook/Adega Marquesim)

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta quarta-feira (9)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, dez famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí no dia 9 de outubro Maria Bernada Sena, 83 anos, solteira, residente do bairro Jardim Celeste. Faleceu no dia 08 de outubro, sepultada no cemitério Parque dos Ipês, no dia 09 de outubro. Carlos Estevam de Godoy,…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta terça-feira (8)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, duas famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí registrados nesta terça-feira (8) Edivaldo Alves Costa, 66 anos, divorciado, residente do bairro Jardim São Camilo, em Jundiaí. Falecido no dia 07 de outubro, sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, no dia 08 de outubro. Quiteria…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta segunda-feira (7)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, seis famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí registrados nesta segunda-feira (7) Renato Humberto Ferreira, 84 anos, casado, residente do bairro Jardim Paris, em Jundiaí. Faleceu no dia 06 de outubro, cremado no Crematório O Portal Itatiba, no dia 07 de outubro. Abidoral Lins de…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta sexta-feira (4)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, três famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí registrados nesta sexta-feira (4) José Castro Ferrari, 73 anos, casado, residente do bairro Recanto IV Centenário, em Jundiaí. Faleceu no dia 03 de outubro, cremado no Crematório Bom Pastor, em Campinas, no dia 04 de outubro. Neusa…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta quinta-feira (3)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, cinco famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí registrados nesta quinta-feira (3) Santina Maria Regagnin Checchinato, 76 anos, viúva, residente do bairro Jardim Cidapel, em Jundiaí. Falecida no dia 02 de outubro, sepultada no Cemitério Parque dos Ipês, no dia 03 de outubro. Antonio Donizete…

Continue Reading
Advertisement