Connect with us

Minuto de Silêncio

Jundiaí perde o professor Hélio Maffia

Maffia foi diretor da ESEF e preparador físico do Paulista entre 1966 e 1968, além de responsável por colocar Jundiaí como cenário esportivo nacional.

Published

on

Atualizado há

Hélio Maffia
Foto: Facebook/Cristiano Lopes

Nesta sexta-feira (24), Jundiaí acordou com a notícia da perda do professor Hélio Maffia, nome de peso na história do esporte da cidade. Em julho, Hélio completou 89 anos de idade, e com o “currículo” recheado de conquistas que viraram destaque em Jundiaí.

Referência em preparação física no Brasil, foi um dos fundadores e diretor da Escola Superior de Educação Física (ESEF) e trabalhou com o time do Paulista entre 1966 e 1968, quando a equipe conseguiu acesso à elite do futebol do Estado, junto de São Paulo, Corinthians e Guarani, gerando talentos da Seleção Brasileira, como Rivellino, Zico e Falcão.

Entre 1969 e 1971, atuou no time do São Paulo, momento em que o clube se tornou bicampeão paulista no futebol. Quando passou pelo Guarani, entre 1978 e 1980, o time conquistou o campeonato brasileiro. Maffia foi campeão em todos os times que passou.

Hélio ainda foi protagonista de um livro escrito por Gustavo Longhi de Carvalho, destacando o jundiaiense como destaque esportivo da cidade e do país.

Nas redes sociais, alunos e amigos de Maffia prestaram solidariedade. O gestor de Jundiaí, Cristiano Lopes, publicou no Facebook um texto em homenagem ao professor.

“Hoje todos nós do esporte jundiaiense estamos de luto e consternados com sua partida. Aprendi muito com o professor. Em 2016, fizemos uma homenagem a ele dando o seu nome nos troféus Sub-11 e Sub15 de futebol. Uma homenagem simples, mas mais do que justa a quem construiu a história do esporte em Jundiaí”, escreveu Lopes.

Foto: Facebook/Cristiano Lopes

“Meus sentimentos aos familiares, principalmente ao meu amigo João Guilherme Maffia e força neste dia tão triste. Ao professor meu muito obrigado e que sua história continue nos inspirando”, finalizou o gestor.

Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta segunda-feira (17)

Published

on

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, oito famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta segunda-feira (17) Maria Durvalina Palhares Koper, 83 anos, casada, residente do Centro, em Jundiaí. Faleceu no dia 16 de março, sepultada no cemitério municipal Nossa Senhora do Desterro, no dia 17 de março. Luiz Omizzolo, 97…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí neste domingo (16)

Published

on

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, uma família autorizou a publicação. Falecimentos em Jundiaí neste domingo (16) Paulo Minjoni, 86 anos, viúvo, residente do bairro Caxambu, em Jundiaí. Faleceu no dia 15 de março, sepultado no cemitério Parque dos Ipês, no dia 16 de março.

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo