Jundiaí perde o professor Hélio Maffia
Conecte-se conosco

Minuto de Silêncio

Jundiaí perde o professor Hélio Maffia

Maffia foi diretor da ESEF e preparador físico do Paulista entre 1966 e 1968, além de responsável por colocar Jundiaí como cenário esportivo nacional.

Publicado

em

Atualizado há

Hélio Maffia
Helio Maffia faleceu aos 89 anos, em Jundiaí (Foto: Reprodução/Facebook)

Nesta sexta-feira (24), Jundiaí acordou com a notícia da perda do professor Hélio Maffia, nome de peso na história do esporte da cidade. Em julho, Hélio completou 89 anos de idade, e com o “currículo” recheado de conquistas que viraram destaque em Jundiaí.

Referência em preparação física no Brasil, foi um dos fundadores e diretor da Escola Superior de Educação Física (ESEF) e trabalhou com o time do Paulista entre 1966 e 1968, quando a equipe conseguiu acesso à elite do futebol do Estado, junto de São Paulo, Corinthians e Guarani, gerando talentos da Seleção Brasileira, como Rivellino, Zico e Falcão.

Entre 1969 e 1971, atuou no time do São Paulo, momento em que o clube se tornou bicampeão paulista no futebol. Quando passou pelo Guarani, entre 1978 e 1980, o time conquistou o campeonato brasileiro. Maffia foi campeão em todos os times que passou.

Hélio ainda foi protagonista de um livro escrito por Gustavo Longhi de Carvalho, destacando o jundiaiense como destaque esportivo da cidade e do país.

Nas redes sociais, alunos e amigos de Maffia prestaram solidariedade. O gestor de Jundiaí, Cristiano Lopes, publicou no Facebook um texto em homenagem ao professor.

“Hoje todos nós do esporte jundiaiense estamos de luto e consternados com sua partida. Aprendi muito com o professor. Em 2016, fizemos uma homenagem a ele dando o seu nome nos troféus Sub-11 e Sub15 de futebol. Uma homenagem simples, mas mais do que justa a quem construiu a história do esporte em Jundiaí”, escreveu Lopes.

Foto: Facebook/Cristiano Lopes

“Meus sentimentos aos familiares, principalmente ao meu amigo João Guilherme Maffia e força neste dia tão triste. Ao professor meu muito obrigado e que sua história continue nos inspirando”, finalizou o gestor.

Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.

Minuto de Silêncio

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

O músico anunciou que estava curado de um câncer inguinal, mas em maio de 2023, recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.

Publicado

em

Por

A informação foi confirmada através do Instagram da banda (Foto: Reprodução/Instagram)

Na tarde desta sexta-feira (26), a banda Molejo confirmou a morte de Anderson Leonardo, vocalista do grupo. Anderson tinha 51 anos e lutava contra o câncer. Em outubro de 2022, o músico havia descoberto um câncer inguinal, e após três meses anunciou que estava curado. Mas, em maio de 2023, Anderson recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Rei, Renanzito, sonhador, do bem: amigos contam ‘quem foi Renan Miossi’

O Tribuna de Jundiaí reuniu amigos próximos de Renan para uma homenagem à sua vida!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Nesta semana, a região de Jundiaí se comoveu com o caso da trágica morte de Renan Sposito Miossi. Mas, em meio a dezenas de matérias e publicações falando sobre a morte de Renan, o Tribuna de Jundiaí decidiu homenageá-lo, falando sobre sua vida! Renan era um homem de enorme coração e muitos amigos. Por isso, pedimos para que eles, seus…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

Segundo informações da família, o desenhista morreu dormindo, em casa.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgacao/Instagram/MundoZira

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A família do desenhista confirmou a informação na tarde deste sábado (6). De acordo com os familiares, Ziraldo morreu dormindo, em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Além…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Caim, ícone da música caipira, morre aos 80 anos

Publicado

em

Por

Caim fazia dupla com Abel e morreu na madrugada desta sexta-feira em Marília, aos 80 anos (Foto: Reprodução TV Cultura)

Na madrugada desta sexta-feira (29), a música caipira brasileira perdeu um de seus maiores ícones: o cantor Sebastião da Silva, conhecido nacionalmente como Caim, faleceu aos 80 anos em Marília (SP). Nascido em 20 de janeiro de 1944 em Monte Azul Paulista, Caim se mudou para Marília ainda na infância. Desde cedo, demonstrava paixão pela música, cantando e interpretando as…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre o empresário Abilio Diniz, antigo dono do Pão de Açúcar, aos 87 anos

Publicado

em

Por

O empresário Abílio Diniz — Foto: Divulgação

O empresário Abilio Diniz, figura emblemática do varejo brasileiro e fundador do Grupo Pão de Açúcar, faleceu aos 87 anos em São Paulo, devido a complicações de uma pneumonite. Nascido em 28 de dezembro de 1936, Diniz era reconhecido por sua capacidade de transformar uma simples doceria em uma das maiores cadeias varejistas do país, acumulando uma fortuna estimada em…

Continuar lendo
Publicidade