Presidente da Samsung, Lee Kun-hee morre aos 78 anos
Connect with us

Minuto de Silêncio

Presidente da Samsung, Lee Kun-hee morre aos 78 anos

Sul-coreano fez com que a empresa de tecnologia fosse uma das maiores do mundo no ramo.

Published

on

Atualizado há

Presidente da Samsung, Lee Kun-hee
Foto: Governo da Coreia do Sul/Wikimedia Commons

A Samsung informou neste domingo (horário local), que o presidente da companhia, Lee Kun-hee, morreu aos 78 anos. Segundo o comunicado, o CEO já estava hospitalizado, em Seul, e passou os últimos momentos cercado da família.

“Todos nós na Samsung vamos celebrar sua memória e somos gratos pela jornada que compartilhamos com ele”, diz o texto.

Porém, a causa da morte ainda é desconhecida. Kun-hee foi hospitalizado em maio de 2014, por causa de um ataque cardíaco. A partir de então, começou um procedimento para evitar material tóxico nos vasos sanguíneos, para desacelerar o metabolismo. Lee se recuperou de um câncer pulmonar, ainda nos anos 1990.

Com a doença de Kun-hee, seu filho Lee Jae-yong lidera agora a multinacional.

Construção de um império

Lee Kun-hee nasceu em 1942, e colaborou com a pequena empresa de seu pai, Lee Byung-chull, até transformá-la no maior conglomerado sul-coreano. Assumindo a liderança em 1987, Lee acompanhou toda a transição da empresa que fabricava televisores até o império da maior produtora de chips de memória e smartphones.

Assim, ele se tornou o homem mais rico da Coreia do Sul. De acordo com o Bloomberg, o magnata tinha a fortuna estimada em US$ 20,7 bilhões.

Além disso, Lee também se envolveu em polêmicas com pagamento de propina a ex-presidentes. Como, por exemplo, Lee Myung-bak, governante da Coreia do Sul entre 2008 e 2013. Em 2018, Myung-bak foi condenado a 15 anos de prisão por ter aceito cerca de US$ 5,4 milhões em propinas da Samsung, pago para conceder perdão por sonegação de impostos do dono da empresa.

Até o filho do CEO acabou sendo condenado a 5 anos de prisão, em 2017, por pagamento de propinas a outro presidente, Park Geun-hye, que sofreu impeachment. Porém, deixou a prisão no outro ano.

Por causa das relações entre a Samsung e o poder sul-coreano, fizeram com que a empresa se tornasse um grande agente no desenvolvimento do país. Assim, a empresa sozinha é responsável por 20% do capital na maior bolsa de valores da Coreia do Sul.

Informações são do G1.

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta sexta-feira (8)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, cinco famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta sexta-feira (8) Perolina Ciriano dos Santos Dias, 64 anos, casada, residente do bairro Medeiros, em Jundiaí. Faleceu no dia 07 de novembro, sepultada no cemitério municipal Nossa Senhora do Montenegro, em 08 de novembro. Maria Apparecida…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Morre Dom Antônio Orleans e Bragança, 2º herdeiro imperial do Brasil, aos 74 anos

Ele era bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II.

Published

on

Dom Antônio Orleans e Bragança.
Dom Antônio será velado na na Igreja Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Na manhã desta sexta-feira (8), Dom Antônio Orleans e Bragança, segundo herdeiro da família Real Brasileira, morreu aos 74 anos. Ele estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro.  O herdeiro da família Real Brasileira foi levado à unidade por conta de problemas respiratórios e veio a óbito devido doença pulmonar…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta quinta-feira (7)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, duas famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta quinta-feira (7) Doroti Ferreira Demarchi, 76 anos, casada, residente do bairro Medeiros, em Jundiaí. Faleceu no dia 07 de novembro, cremada no Crematório Eternos, em Santa Bárbara d'Oeste, no dia 07 de novembro. Domingos Donizete Borsato,…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta quarta-feira (6)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, quatro famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta quarta-feira (6) Arlindo Bernardino dos Santos, 91 anos, viúvo, residente do bairro Vila Maringá, em Jundiaí. Faleceu no dia 05 de novembro, sepultado no cemitério de Paulínia, no dia 06 de novembro. Ascenção Corpas Metzker, 89…

Continue Reading

Minuto de Silêncio

Falecimentos em Jundiaí nesta terça-feira (5)

Published

on

Falecimentos em Jundiaí

A relação de falecimentos em Jundiaí são divulgadas pelo Velório Municipal, com autorização das famílias. Dos óbitos registrados, cinco famílias autorizaram a publicação. Falecimentos em Jundiaí nesta terça-feira (5) Samantha Ketelyn Silva Zorzi, 29 anos, casada, residente do bairro Vila Nova Jundianópolis, em Jundiaí. Faleceu no dia 04 de novembro, sepultada no cemitério Memorial Parque da Paz, no dia 05 de novembro. Claudio…

Continue Reading
Advertisement