Alpinistas em montanha carregando cachorro
Foto: Facebook/Layo Aguilar

Um clube de montanhistas voltou para o pico mais alto do México para resgatar um cachorro perdido que passou quase um mês preso no topo do vulcão no estado de Veracruz, enfrentando o clima frio.

De acordo com o jornal mexicano Milenio, Canelo estava preso em Pico de Orizaba desde outubro, depois de acompanhar um grupo de caminhantes pela trilha. No entanto, ao invés de seguir os alpinistas de volta, o cachorro de alguma forma conseguiu atravessar a neve e acabou ficando para trás.

Todo o país conheceu a história de Canelo, após o cão ter o rosto estampado nas manchetes dos jornais. Recentemente, caminhantes o fotografaram, mas não conseguiram fazê-lo deixar a montanha.

Resgate

Layo Aguilar, junto de outros 30 alpinistas experientes, chegou ao topo do vulcão neste domingo e encontrou Canelo. O cachorro rapidamente correu para seus novos amigos e os agradecia enquanto o alimentavam. “Eu o acariciei e senti que ele respondeu à linguagem de um humano”, escreveu Aguilar em um post no Facebook na segunda-feira.

Foto: Layo Aguillar

Assim, Aguilar colocou Canelo em uma grande mochila e alternou com dois outros caminhantes enquanto desciam pelo vulcão, que tinha neve solta em toda sua extensão. O cachorro, desnutrido, seguiu para a casa de Aguilar, e conheceu seus outros dois cães, Rocco e Pachito Botas.

“Nunca imaginei como um cachorro em três dias poderia me amar tanto, a ponto de não deixar Rocco chegar perto de mim”, escreveu Aguilar.

Ainda assim, o homem não podia dar um lar a um terceiro cachorro, e entregou Canelo à um abrigo chamado Del Angel. Assim, ele passou por cuidados de um veterinário local para que pudesse ir para adoção. “Me senti mal quando me despedi dele, quando o coloquei no caminhão ele ficou triste e zangado, mas é para o bem dele e eu não podia e não devia ficar com ele.”

Logo, o cachorro se tornou famoso no país, e recebeu muitas ofertas de adoção, o que significa que seus dias de frio tremendo e sozinho nas montanhas acabaram.

Com informações de Daily Mail.

[tdj-leia-tambem]