Jaguatirica em barco
Foto: Reprodução/The Dodo

O piloteiro Jean Claude Mendes fazia sua rota normal, levando crianças para a escola de barco no Rio Boguaçu, em Ilha Comprida, litoral de São Paulo. No entanto, no dia 29 de junho, um encontro animal interrompeu a viagem.

As crianças e Jean Claude notaram um filhote de jaguatirica que, provavelmente, caiu na água, e nadava, tentando encontrar terra firme. De acordo com o piloteiro, o animal começou a mostrar cansaço e dificuldade em continuar nadando. Assim, sob os gritos de socorro das crianças, ele conseguiu ajudar o filhote.

Os alunos que estavam no barco registraram todo o momento do resgate. Jean deu a volta com o barco e usou um tipo de remo, para alcançar a jaguatirica, e trazê-la em segurança até o barco. Imediatamente, o bichinho se agarrou ao remo, aliviado, e Jean o “puxou” até a parte de fora do barco. A cena emocionou os alunos, que gritaram de alegria quanto o filhote de jaguatirica estava finalmente salvo.

Reprodução/The Dodo

Resgate emocionante

De acordo com Jean, em entrevista ao g1, o resgate não ofereceu risco para as crianças. Ele mudou o trajeto para soltar o filhote em terra firme, na direção em que o animal nadava antes do resgate.

“Ela estava nadando desesperada. Foi muito bom resgatá-la com a ajuda das crianças, que ajudaram a segurar o remo”, contou.

[tdj-leia-tambem]

A Polícia Ambiental da região aprovou o procedimento de resgate de Jean. Além disso, destacou que equipes irão monitorar as margens do rio para analisar movimentações diferentes por ali. Assim, devem evitar ocorrências como essa.