
Este é Echo, um cachorro adorável que vive com sua melhor amiga, a sua tutora Jaime Simpson. Todos os dias, Echo traz um sorriso para o rosto de Simpson simplesmente por ser o companheiro adorável que é. “Ele é um cão pateta, que ama as pessoas e adora surpreender você de todas as maneiras certas”, disse Simpson ao The Dodo.
Mas o cachorro também faz mais do que isso. Entre as qualidades mais surpreendentes de Echo está seu talento extraordinário. Ele foi treinado para detectar quando Jaime está prestes a ter uma emergência médica e oferecer a ela o apoio e o conforto de que ela mais precisa.
A tutora sofre de epilepsia, uma condição que ela consegue controlar em parte graças à medicação – e graças ao seu cachorro. Muitas vezes, Echo é capaz de perceber em Jaime indicações sutis de que um episódio pode estar chegando, permitindo que ela seja medicada a tempo.
Outro dia, no entanto, quando a mulher inesperadamente teve uma convulsão enquanto estava em casa, no sofá, o cão entrou em ação. “Ele trouxe medicação preventiva, mas já era tarde demais”, escreveu a tutora. “Echo latiu para alertar que uma grande convulsão estava acontecendo. Ele se deitou sobre meu corpo para evitar deslocamentos.”
Jaime compartilhou um breve vídeo desse episódio para aumentar a conscientização sobre a epilepsia e para demonstrar o importante papel que o cachorro desempenha em sua vida como mais do que apenas um animal de estimação:
Cachorro salva-vidas
“Quando assisti ao vídeo depois da minha convulsão, pensei: ‘Que bom menino'”, disse Jaime. “Estou triste por ele ter ficado chateado. Eu estava tendo uma convulsão, mas orgulhosa dele por ter feito tudo o que foi treinado para fazer.”
Devido aos riscos físicos apresentados por episódios como esse, a capacidade de Echo de detectá-los e reagir quando necessário faz com que ele seja um verdadeiro cachorro salva-vidas. E, ao mesmo tempo, ele torna a vida muito mais agradável.
“Além do fato de que eu o amo como companheiro, ganhei muita independência com ele. Minha família não precisa se preocupar tanto comigo como antes. Eles sempre se certificam de que eu traga o Echo porque sabem que ele prevê convulsões de uma forma que eles não conseguem”, disse Jaime. “Ele também é meu melhor amigo. Eu realmente não sei o que faria sem ele. Minha vida seria muito diferente.”

[tdj-leia-tambem]